10 motivos para você ter uma página no Facebook e não um perfil

postado em: Mídia Digital | 0

Facebook - Fan page

Não é raro perguntar para um empresário, comerciante, empreendedor se o seu estabelecimento já tem conta no Facebook e ele responder que tem, sim, e que é ele mesmo quem posta suas publicações. Orgulhoso de sua criação, logo acessa e mostra a tal conta, que não passa de um perfil!

_Ah, mas é melhor, assim a gente tem amigos! Eu, por exemplo, já tenho vários no Face da minha empresa – esse é um dos argumentos que escuto por aí.

Se fosse um jogo de futebol, diria que esse “jogador” estaria cometendo uma falta grave, com fortes riscos de tomar um cartão vermelho e ver seu adversário aumentar suas vantagens em campo.

Mas como eu não sou juiz e torço para que seu time ganhe, assumiria o papel de treinador, chamaria esse titular de canto e daria algumas instruções – aliás, faço isso, independente de este “jogador” vir a ser meu cliente ou não.

Então, seguindo ainda o exemplo da partida futebolística, se você é atacante, foca no gol, deixe que os zagueiros façam suas partes. O mesmo cabe fora do gramado, mais precisamente dentro das redes sociais.

Um empresário precisa entender que ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo e a sua atuação pode – e deve – ser muito mais produtiva quando esse aproveita seu tempo pensando nas estratégias de um modo geral, conquistando novos caminhos, novos negócios, aumentando seu networking, deixando com que cada área e função sejam trabalhadas por especialistas em cada setor. Usando uma frase popular, é o famoso “cada um no seu quadrado”.

Voltando então às redes sociais, de um modo geral, e não somente o Face, como tantas outras (Instagram, Twiter etc), essas ferramentas hoje se tornaram imprescindíveis para qualquer estabelecimento, seja para o fortalecimento da marca, para estar nas mídias e, porque não dizer, para iniciar um processo de vendas. Mas para isso ocorrer é necessário que esse trabalho seja feito de modo profissional, a fim de que tudo seja explorado da melhor maneira possível, afinal de contas, não é só colocar uma imagem, uma frase ou alguma informação qualquer e esperar um milhão de curtidas…

E para finalizar, como hoje o assunto é o Facebook, vou deixar aqui, de modo bem prático, as principais vantagens em ter uma Fan Page e não um perfil de sua empresa:

  • Impulsionar publicações: é possível, a um valor que nem é tão alto em relação a outros recursos de propaganda, patrocinar, ou seja, pagar para que suas publicações tenham alcance muito maior. E o melhor, para o público certo (idade, sexo, posição socioeconômica, área de atuação…)
  • Número ilimitado de curtidas: ao contrário do perfil, que limita sua conta ao número de cinco mil amigos, a Fan Page não tem essa limitação – e você também pode impulsionar sua página para ter mais curtidas. Você já viu aquelas contas com 10, 20, 100 mil curtidas? Pode ter certeza de que não são perfis.
  • Mensurar resultados: é possível analisar as postagens feitas e, assim, mensurar os resultados, melhorando o que precisa melhorar e aprimorando o que deu certo.
  • Avaliação da página: existe um campo opcional na Fan Page que você pode abrir para que os usuários avaliem sua empresa de uma a cinco estrelas. Digamos que seja uma espécie de depoimento espontâneo.
  • Mais interação: você pode criar um evento, publicar um anúncio de emprego, postar ofertas, enquete, dentre outras vantagens e assim fazer com que sua página interaja cada vez mais com os seus fãs.
  • Destaque da sua empresa em outras contas: a Fan Page permite que um usuário marque a sua página, ao contrário do perfil, que só permite marcação entre amigos.
  • Contatos: existe um espaço para você deixar seu e-mail, site, telefone, enfim, outros meios de comunicação.
  • Administradores/Editores da sua página: essa ferramenta permite que mais pessoas cuidem de sua página. E você pode estabelecer o limite dessa administração. Pode ser somente um editor, que tem limitação nessa administração, um administrador com liberdade total para atuar ou até um meio termo.
  • Programar postagens: olha que maravilha! Você não precisa acordar às 4h da manhã para postar algo naquele exato momento. Existe uma ferramenta própria para programar suas publicações.
  • Facebook Business: essa vai para quem tem mais de uma conta. Esse recurso permite um gerenciamento de acesso às páginas de modo bastante organizado.

Acho que já deu para te convencer a sair do perfil e migrar para a Fan Page, ou melhor: contratar quem faça isso por você, não é mesmo?

Ainda assim, você pode estar pensando:

_E agora que eu já tenho vários “amigos” no Face, vou perder tudo?

Calma! Você não perde! Até nisso o Facebook pensou. Existe uma forma de converter seu perfil para página.

Mas, como eu já disse, seu tempo é muito precioso para você se preocupar com isso. Essa é mais uma tarefa que agências de mídias digitais estão habituadas a executar. Na pontoZap comunicação, por exemplo, são várias as contas convertidas.

Então, fica aqui o meu recado: amigos nas redes, somente em sua conta particular. Na sua empresa as boas-vindas serão aos fãs e seguidores.

 

*Ediceu de Carvalho é jornalista, fotógrafo e diretor de projetos da pontoZap comunicação

Deixe uma resposta