Veja algumas dicas para tornar sua empresa mais sustentável

postado em: Meio Ambiente | 0

 

Você não é o super-herói da sustentabilidade, mas dá pra ajudar a salvar um pouquinho o nosso meio ambiente com algumas dicas simples e que podem fazer a diferença em qualquer lugar, a começar no seu trabalho.

A sustentabilidade já faz parte da sociedade e cada vez mais as empresas são cobradas a viver num ambiente mais sustentável. Além da questão ambiental, o financeiro também agradece, entenda o motivo e se quiser colocar em prática essas ações, seja bem-vindo a um mundo muito melhor!

Veja algumas dicas:

. Troque os descartáveis por canecas ou garrafas: Que tal estimular seus colaboradores a utilizar garrafas, copos, xícaras ou canecas que não sejam descartáveis? Você pode, inclusive, usar a criatividade e distribuir produtos personalizados. Com certeza a turma vai aderir a essa campanha.

. Reaproveite folhas em branco: Nem tudo o que você usa para escrever ou até mesmo imprimir precisa ficar com o verso em branco, intacto. Se não for enviar para ninguém esse papel e puder reaproveitar o material, reaproveite, qual o problema? Nenhum! Miserável? Não! Sustentável! Separe um espaço no escritório para colocar folhas próprias para rascunho. Isso funciona, que é uma beleza!

. Deixe o sol entrar! Abra as cortinas. Dê vida ao ambiente com claridade natural. Não dependa somente das luzes artificiais. E em dias mais frescos, dê lugar à ventilação natural, dispensando o ventilador (se possível) e até mesmo o ar condicionado. Calma, que não tem nenhum carrasco aqui, se estiver um calor daqueles, esquece a dica, afinal, ninguém quer ver ninguém passando mal também!

. Use luzes fluorescentes: E já que o assunto ainda está iluminando nossas vidas, que tal trocar suas lâmpadas? As de LED possuem uma vida útil dez vezes maior do que as comuns e não têm o mesmo impacto no meio ambiente.

. Se não precisar imprimir, não imprima. Substitua a informação impressa pela digital. Se houver necessidade de distribuir informativos a todos, use a versão digital.

. Separe e descarte os lixos recicláveis e eletrônicos: Essa prática é estimulante! Na pontoZap comunicação, por exemplo, a conscientização de todos começou justamente a partir do momento em que a nossa equipe ganhou de um fornecedor uma lixeira com divisões para materiais recicláveis específicos. A partir daí, nossa forma de “cuidar” do lixo mudou, pra muito melhor! 

. Desligue os eletrônicos quando não estiver usando: Acabou o expediente? Então, tire das tomadas os eletrônicos. Por menos que se gaste energia, existe um consumo desnecessário e, de preferência, opte por equipamentos mais modernos, com menor gasto de energia.

. A natureza agradece: Essa última dica, mas não menos importante, deixa qualquer ambiente muito mais agradável  e bonito: Decorar o espaço com um, dois, três vasos com plantas. Aliás, pode haver até um “rodízio” para regá-las. Tenho certeza que vai ter gente querendo participar.

É isso, se cada um fizer a sua parte, teremos um presente e um futuro bem melhor!

 

 

Artigo da jornalista Claudia Rato, redatora na pontoZap e entusiasta pelo conceito de sustentabilidade

Deixe uma resposta