Como utilizar as hashtags no Instagram?

Vamos começar com o que é uma hashtag

Hashtag é um termo utilizado para denominar uma palavra ou frase, escrita sem espaços e que antecede com o conhecido símbolo de “jogo-da-velha” (#). Ao pé da letra, ela é formada pela junção das palavras hash (jogo da velha) e tag (etiqueta).

Porém, sua função prática e operacional tem muito mais valia do que a própria explicação sobre seu significado. Então, vamos ao que interessa…

Como funcionam as hashtags no Instagram?

No Instagram, as hashtags viraram o principal meio de organizar e classificar os conteúdos que tratam sobre o mesmo assunto.

Quando você insere hashtags em uma publicação, mais pessoas conseguem visualizá-la e isso aumenta suas chances de engajamento.

E para que uma postagem com hashtag apareça na busca de qualquer usuário, é fundamental que o perfil de quem postou esteja público, sem limitações.

Como usar hashtags para aumentar o engajamento?

Além de aproveitar as hashtags já existentes para o seu conteúdo, crie uma específica para a sua marca. Pode ser o nome dela ou algum termo relacionado a uma campanha de marketing. Assim, você fortalece a sua marca. Aqui na pontoZap, por exemplo, sempre utilizamos hashtags com a nossa marca #pontozap e também #pontozapcomunicacao, além de outras relacionadas aos contextos das publicações. Mas não é só isso, você pode explorar bem mais esse uso.

Quer um exemplo prático? Além de inserir o nome da sua empresa, você pode trabalhar outras hashtags. Vamos supor que você tenha uma escola infantil no Morumbi, em São Paulo, e alguém que more ou trabalhe nessa região procure por uma instituição de ensino particular, usando como referência as hashtags. Ela pode buscar por #escolainfantilmorumbi ou #escolanomorumbi e assim por diante. Ou seja, você precisa entender como seu público buscaria pela sua instituição em uma pesquisa utilizando hashtags. Mas não exagere nos termos, o ideal é que não passe de 20. Seja prático e objetivo nessa inserção.

Outra dica é incentivar as pessoas a utilizar hashtags relacionadas a sua marca ao participar de um determinado evento ou algo similar, solicitando que usem suas hashtags principais. Assim, quando alguém buscar pelo termo, ele encontrará a sua imagem, sua empresa, enfim, um usuário pode ver as suas fotos e começar a te seguir.

Você também pode marcar em uma publicação algo que queira vender ou criar promoções. Interessante, não?

Mas, veja bem, fique atento ao ditado popular “nem 8, nem oitenta”: não adianta criar uma hashtag que ninguém buscará, mas também é difícil ser encontrado no meio das mais populares. Ou seja, use a criatividade e, claro, pesquise em seu meio como as hashtags têm sido utilizadas.

Outro dado interessante:

Uma hashtag bem trabalhada pode elevar o engajamento em até 12,6%.

Deu para perceber o quanto vale a pena utilizar hashtags em suas publicações, não é mesmo? Então, se ainda não as utiliza, bora lá começar a usar.

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