Foto ou legenda: o que é mais importante no Instagram?

Apesar de as imagens serem o principal destaque no Instagram, que é extremamente visual, o breve texto que colocamos (legenda) para acompanhar a foto pode fazer toda a diferença e engajar muito mais o público.

E as buscar no google por “legendas para o Instagram” ou “frases para legenda” mostram o seu poder. Se você atua na área profissionalmente, como um influenciador ou cuida da marca/ conta da sua empresa nas redes sociais, sabe que a legenda é algo essencial numa publicação, principalmente para atrair os seguidores para interagir com a postagem e estabelecer uma conexão com eles.

Elas são colocadas exatamente para complementar todo o contexto publicado, dão o tom da postagem, estimulam um engajamento a partir dela. Você pode, inclusive, fazer uma pergunta que estimule o seguidor a comentar, engajar, enfim.

E o que colocar como legenda para o meu feed do Instagram?

Aí entra a criatividade. Olhar bem para a foto, imagem, vídeo que vai publicar pode te levar exatamente na frase que quer chegar. Outra questão é entender o motivo pelo qual fará essa postagem, o que você quer passar com ela. Nesse caso, imagine o que poderia servir de complemento para a sua imagem e como esse poderia ser tão atrativo quanto a sua  arte, foto ou vídeo. Importante se atentar também ao tamanho dessa legenda. Nada muito longo, não é um espaço para blog e sim um pequeno conteúdo de valor.

Vale até um breve brainstorming para chegar à frase exata, certeira. Que tal trabalhar com essa proposta? Importante também estar bastante atento à linguagem dessa legenda, se essa “fala” com o seu público. Também importante estar atento à escrita, se está tudo ok quanto à gramática, concordância…

E nos stories do Instagram, vale a pena legendar?

Você já percebeu que às vezes acaba recebendo um feedback muito maior nos stories do Instagram do que nos próprios feeds de publicações? Isso não quer dizer que os feeds não tenham a mesma importância que os stories, cada um tem o seu valor e ambos devem ser utilizados e bem explorados.

Essa é uma ferramenta que vem cada vez crescendo mais e criando um relacionamento maior entre influenciador/empresa e os usuários seguidores. Pois é através dos Stories que é compartilhado parte do que está acontecendo em sua vida, opiniões, comentários sobre algo interessante sobre determinado assunto, interações de perguntas e respostas e por aí vai.

E se adaptar à realidade é sempre muito importante nesse meio, tanto para suas estratégias de marketing, quanto para criar relevância e atrair públicos para assistir seus stories. Muitas pessoas acabam assistindo vídeos na plataforma sem som, as vezes até por conta da correria do dia a dia.

Com isso, se você quer conquistar mais públicos, ter um alcance maior e principalmente mantê-los retidos em seus stories, torna-se fundamental aplicar legenda. Além disso, as legendas nos stories e vídeos ajudam na inclusão da acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva, já parou para pensar nisso?

Para legendar os stories, é possível fazê-lo na própria plataforma do Instagram ou utilizar aplicativos que façam isso de forma mais rápida, um exemplo disso é o CapCut (para Android e iPhone)

Resumir todo o contexto do que você está falando em uma frase pode ser uma opção muito interessante também. Isso ajuda na compreensão, mesmo até para quem está ouvindo o áudio.

Então, respondendo à nossa pergunta inicial que deu título a esse texto, tanto a foto quanto a legenda são importantes para agregar valor à sua postagem, vale caprichar nos dois.

Não sabe como trabalhar legendas interessantes para compor e complementar a sua publicação? Busca uma linguagem adequada ao seu público e uma arte criativa e certeira para as suas postagens nas redes sociais? Fale com a pontoZap, agência de marketing digital, e deixe isso nas mãos de quem entende bem do assunto.

(Imagem: Freepik)

    Deixe um comentário

    Open chat
    19999362575