4 Ps do marketing: entenda o que é e quais suas funções

Se você tem um negócio e quer conquistar seu espaço no mercado, sabe que deve investir em marketing, certo? Um dos cruciais conceitos quando estudamos essa área é o Mix de Marketing (4 Ps), criado por Jerome McCarthy. Mas o responsável pelo maior alcance desse conceito, apontando sua importância e utilização pelas empresas, foi Philip Kotler, considerado o pai do marketing.
Os 4 Ps, cujos nomes iniciam com a letra ‘P’ em inglês: Product, Price, Placement, Promotion, o que traduzimos para produto, preço, praça e promoção, apresentam um conjunto de ferramentas que tem como objetivo ajudar a alcançar uma ou mais estratégias de uma empresa, como parte do planejamento de marketing. De acordo com essa conceituação, o equilíbrio desses elementos é o que torna possível o sucesso de uma marca.

1) Produto
Esse é um elemento fundamental dos 4 Ps do marketing, onde se encaixam os produtos e serviços.
Esse pilar aborda aquilo que é comercializado por determinado negócio, ou seja, o que é oferecido ao cliente.

Algumas perguntas podem ajudar nessa definição:
-É um produto físico ou digital?
-Qual é o design do seu produto (formato, estilo, tamanho e cor)?
-Qual é o diferencial do produto em relação aos concorrentes?
-Qual o objetivo do produto? Que desejo/ necessidade do cliente esse produto satisfaz?
-Qual é o público do produto?
-Como e quando o cliente poderá usá-lo?
-Qual o nome do produto?
-Qual é o ciclo de vida do seu produto?

2) Preço
Há muitos fatores que precisam ser considerados nessa etapa. O preço é o valor monetário que o cliente pagará para adquirir o produto.
Para definir o seu preço, é necessário entender sobre estratégias. Por exemplo, o valor está diretamente relacionado à qualidade e ao custo-benefício do produto. O cliente estará disposto a pagar esse preço? Afinal, a empresa precisa lucrar.

Alguns fatores importantes para a definição do preço:
-Modelo de cobrança
-Estratégias
-Descontos
-Período de pagamento
-Política de crédito
-Condições e formas de pagamento
-Fatores como imposto, taxas etc.
-Concorrência

3) Praça
A praça não se encaixa apenas em lugar, e sim em distribuição também. E isso vale também para o marketing digital. Ou seja, aborda onde que o produto é comercializado e o modo como ele é distribuído no mercado. Por exemplo, se distribui produtos tanto nas lojas físicas quanto em um e-commerce.

Pontos a serem analisados:
-Canais de distribuição;
-Pontos de venda;
-Estoque/armazenamento
-Frete e logística
-Regiões de venda
-Processamento de pedidos

4) Promoção
Para finalizar os 4 Ps do marketing, o último é promoção. Que nada mais é do que o ato de promover o produto, ou seja, a promoção não está ligada a ofertas e descontos, e sim na maneira de divulgação.
Trata-se também da comunicação e da linguagem utilizada para alcançar o objetivo de persuadir o consumidor a realizar uma compra. Aqui entra um bom trabalho estratégico de marketing.

Os principais fatores de mix de promoção são:
-Relações públicas
-Publicidade e propaganda
-Outbound e inbound marketing
-Promoção de vendas
-Mídias sociais

Deu para notar que todas essas ações devem e podem ser aplicadas também no marketing digital, com estratégias voltadas ao público de várias formas, seja num bom desenvolvimento de site/ e-commerce, na atuação certeira de inbound marketing, na boa gestão de mídias sociais, Google Ads, enfim, é possível colocar em prática os 4Ps no mundo virtual também.

Agora que já sabe sobre esse composto de marketing, fica aqui a pergunta: como você tem trabalhado seus 4 Ps? Fale agora mesmo com a pontoZap e veja como podemos te ajudar.

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