3 dicas fundamentais para captar mais alunos

Planejar é algo que deve ser feito com antecedência, esse é o significado real dessa palavra: organizar e elaborar um plano. Somente dessa forma o resultado esperado chega.

E nesse caso, estabelecer metas e ações de marketing e comunicação faz toda a diferença no momento de captação de alunos – isso faz parte do processo de planejamento de campanhas de matrículas.

Esse planejamento deve conter as principais ações digitais, entre elas o trabalho bem executado nas mídias sociais, anúncios pagos no Google, técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO), dentre outros recursos online, além de dispor de todo o material impresso, imprescindível no momento de visita dos pais no colégio – para isso, se faz necessário uma apresentação com design moderno e informações objetivas sobre a proposta da instituição.

Confira a seguir três dicas fundamentais para captar mais alunos para o seu colégio:

1. Utilize o marketing digital

Investindo em um bom trabalho de comunicação, sua escola pode se tornar referência no universo online e fora dele. E é através do marketing digital que isso é possível.

Com produção de conteúdo de qualidade, planejamento estratégico, gerenciamento certeiro de contas, trabalho intenso de SEO e sabendo em quais mídias investir seus anúncios, seu colégio passa a ter visibilidade no mercado educacional, aumentando o alcance e atraindo novos alunos.

– Disponibilizar um conteúdo de valor nas redes para seus seguidores e para atrair novos é um ótimo meio para trabalhar relacionamento e gerar confiança dos pais e alunos no colégio.

– Trabalhar com links patrocinados também é uma ótima ferramenta para abranger um público maior, pois com eles é possível ter objetividade em cada campanha lançada, podendo fazer uma segmentação mais específica do público que vai ser atingido.

– Realizar um bom trabalho de SEO com palavras-chave que te levem a um maior alcance nas primeiras páginas de sites de busca, por exemplo o Google, também se tornou imprescindível para uma campanha de sucesso para escolas.

2. Faça um vídeo institucional

Se você quer traçar uma boa estratégia de marketing, com certeza o vídeo institucional deve ser incluído, pois esse é um meio de comunicação interessante, dinâmico e eficiente, seja para apresentar o colégio, captar alunos, divulgar ou até mesmo ampliar a visibilidade.

Vantagens que um vídeo institucional proporciona:

– Conta a história da instituição de ensino

Essa é uma excelente oportunidade de contar como ela foi fundada, seu crescimento e fatos curiosos, num conteúdo elaborado por roteirista, uma boa narrativa e equipe de produção especializada.

Isso pode ser feito com a técnica do storytelling. Essa estratégia, bastante trabalhada hoje em dia, consiste em transmitir, de forma inspiradora e envolvente, a história do colégio. E aí entra a criatividade!

 – Agrega valor

Nada mais impactante do que mostrar o potencial e o posicionamento da escola com boas imagens, depoimentos e outros recursos que um vídeo proporciona. Importante nesse caso que esse trabalho tenha boa qualidade técnica, lembrando que a primeira impressão é a que fica, e um vídeo bem estruturado também tem essa finalidade de causar um ótimo impacto.

– Lançamento

O vídeo institucional também pode ser um meio muito eficiente para apresentar uma nova atividade extracurricular para o seu público-alvo, principalmente para divulgação nas mídias sociais.

3. Proposta pedagógica e planejamento

A sua proposta pedagógica deve ser realmente boa e eficiente. De nada adianta um excelente trabalho de marketing digital se o que a sua instituição de ensino está oferecendo não tem sido relevante. Se a taxa de evasão é alta, os riscos de a metodologia ter falhas são grandes.

Se você acredita no potencial da sua proposta, isso deve ser evidenciado aos potenciais alunos.

Essas e outras ações podem ser centralizadas em uma agência de comunicação e marketing digital, com profissionais experientes e capacitados para exercer as inúmeras funções necessárias para obter o alcance esperado, no caso de uma instituição de ensino, a captação de alunos em campanhas de matrículas e a retenção dos estudantes durante todo o ano letivo.

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