5 dicas para produzir conteúdos relevantes nas mídias sociais
O que você prefere ver em uma rede social? Produtos e serviços ou consumir conteúdos relevantes e que possam te levar a esses produtos ou serviços? Se a sua opção foi a segunda, os maiores especialistas em comunicação e marketing também concordam.
É preciso entender que hoje o consumidor passa por um processo de conhecimento das marcas até chegar na decisão de compra. E isso se faz por meio de conteúdo, principalmente em se tratando de mídia digital que se tornou o melhor e mais rápido caminho para aproximar o público-alvo.
Dicas para produzir conteúdos relevantes
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você incluir em sua estratégia de produção de mídias digitais e, assim, alavancar seus resultados. Confira:
1. Defina sua persona
A primeira dica é saber para quem está escrevendo, qual é o público/ persona que você deseja atingir. Para isso, é importante considerar características como idade, profissão e identificar quais são as necessidades, objetivos e interesses do seu público-alvo para que você possa produzir um conteúdo que seja realmente atraente.
2. Organize-se
Tenha organização na hora de planejar suas postagens, estabeleça uma rotina e separe temas importantes para as publicações. Uma ótima opção é buscar referências em blogs, lives e acompanhar sempre o que o seu mercado tem feito.
3. Desprenda-se do “compre agora”
O principal destaque agora é o conteúdo e não mais aquele formato antigo de vender a qualquer custo, você deve produzir seu conteúdo com qualidade e relevância. Crie um relacionamento com seu público de modo a se tornar uma referência para ele, sem forçá-lo a consumir um produto ou serviço seu de qualquer forma. Lembre-se: o destaque agora é o conteúdo e não o “compre agora”.
Claro que em períodos sazonais, principalmente campanhas diretas de venda o objetivo da compra torna-se destaque, como é o caso da Black Friday, um dos principais eventos globais de compra de produtos e serviços, mas para chegar a essa etapa, há de se fazer antes um bom trabalho de conteúdo, sem a forçar a barra com anúncios apelativos.
4. Fale a língua do seu seguidor
Cuidado com os termos que são muitos técnicos nas redes sociais. Muitas vezes a simplicidade comunica melhor. Escreva textos, legendas e blogs pensando em estabelecer uma conexão direta com o seu público. Somente assim ele se identificará com sua marca. Ainda nessa temática, seja transparente e claro com a mensagem que quer passar.
5. Experimente novos formatos
É importante saber quais são as mídias do seu público. A partir dessa informação você pode trabalhar com vários formatos: vídeos, podcasts, e-books, infográficos… Deseja obter os melhores resultados de mídia digital? Faça esse experimento. Teste as possibilidades. O que pode valer para um pode não servir muito bem para você e vice-versa, mas é apenas tentando para entender qual a melhor forma de se comunicar.
Conclusão
Vale lembrar que antigamente o marketing tinha como foco a funcionalidade dos produtos. Agora, os valores é que fazem a diferença e isso se faz com um bom trabalho de conteúdo. De nada adianta uma excelente campanha se ela não possui engajamento do público. Invista em conteúdo de qualidade e mostre seu trabalho – apareça!
Para finalizar, veja o que diz Philip Kotler, renomado professor de marketing, em seu livro “Marketing 4.0 – do tradicional ao digital”, escrito em parceria com os consultores de marketing Hermanwan Kartajaya e Iwan Setiawan sobre o que torna uma marca atraente na era digital: marcas humanizadas. De acordo com os autores, marcas capazes de interagir com seus clientes como se esses fossem seus “amigos” sobressaem no mercado. Ainda nesse quesito, os especialistas defendem que empresas que oferecem experiências e representam certos movimentos de estilo de vida podem ser tornar mais atrativas. Ou seja, o público precisa se reconhecer nessa marca, se identificar com ela para, assim, consumir o que ela oferece, para isso torna-se imprescindível um bom trabalho de conteúdo.
Agora que você já sabe que as mídias sociais não são uma vitrine de compra e venda de produtos e serviços e sim de relacionamento com o público, bora colocar em prática uma nova forma de se relacionar com as pessoas no universo digital?
Importante destacar que o sucesso desse trabalho de conteúdo digital se faz por meio de uma boa análise e planejamento, que engloba inúmeras ações de marketing e comunicação. Nesse caso, a participação de especialistas na área torna-se fundamental e, por essa razão, muitas empresas optam pela contratação de uma agência especializada em marketing digital na realização dessa tarefa dada a assertividade e uso correto das ferramentas necessárias e amplo conhecimento de causa.
(Imagem: Freepik)
- MKT, Redes sociais
- Agência de marketing digital, Público-alvo para as redes sociais
- 11 de novembro de 2021