Como criar uma persona para a minha empresa?

Passar a mensagem direcionada ao público certo é extremamente importante para alcançar resultados eficientes em suas estratégias de marketing. Por isso se deve criar e desenvolver personas, que nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal.

Para chegar até este perfil, você pode se basear em dados reais das características dos seus clientes, como informações de localização, idade, comportamento, objetivos, hábitos de compras, profissão, entre outros.

Veja algumas dicas para desenvolver uma persona:

1 – Conheça seus clientes

O primeiro passo é conhecer seus clientes e reunir algumas informações para entender quais são as características de seus clientes ideais. Defina perguntas relevantes e converse com as pessoas, seus clientes atuais, para ajudar na elaboração dessa persona. Quanto mais observações você conseguir obter, melhor. Para isso, use as ferramentas disponíveis, como o e-mail, redes sociais e formulários de pesquisas.

2 – Analise os dados obtidos

Essa etapa é muito importante para começar a estruturar sua representação e criar sua persona. É preciso analisar e comparar as respostas, vendo quais são as características mais comuns entre os entrevistados, principalmente seus hábitos de compras e costumes.

3 – Hora de formar sua persona

Comece estruturando sua persona conforme a média de idade de seus resultados, a atuação profissional, comportamentos semelhantes entre essas pessoas, os problemas que mais se assemelham e assim por diante.

Dar um nome para a sua persona é fundamental para que ela se torne um ser humano real que vai usufruir de seus conteúdos e principalmente comprar seus produtos ou serviços. Crie uma história de vida, descreva o dia a dia dela, conte sobre seus interesses, sobre o que ela faz em sua profissão, resumindo quem ela é.

Com isso você saberá exatamente quem é o seu público e como atrai-lo.

(Imagem: Freepik)

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