A importância do Marketing Digital para pequenas e médias empresas

Algumas empresas, geralmente as pequenas e médias que iniciam suas atividades, não dão a devida importância para a comunicação e identidade da marca do seu negócio. O empreendedor se preocupa em deixar o local bonito, criar seus produtos e se esquece de algo tão fundamental, que é o marketing digital.

Entender e perceber a necessidade de obter ajuda nessa área, principalmente de uma assessoria de comunicação que realmente tem expertise no assunto é fundamental

Se o consumidor não conhece a sua marca, ele não será seu cliente. E vale destacar que quando se fala em marketing digital, não é apenas estar nas redes sociais e ponto. Esse trabalho vai muito além de fazer as publicações.

É imprescindível criar estratégias eficazes de divulgação do seu serviço em publicações, buscando maior visibilidade e engajamento do público em potencial. Ou seja, postar por postar não faz mais sentido. Também imprescindível ter uma mídia própria, um site, uma loja virtual…

Como muito bem traçou o autor Philip Kotler em seu livro Marketing 4.0, é necessário que o seguidor passe por caminhos nesse percurso digital. Para isso ele desenvolver o que chama de 5 A´s percorridos pelo consumidor. São eles: Assimilação, Atração, Arguição, Ação e Apologia.

Essa primeira etapa é a que um potencial cliente passa a assimilar as marcas dentro daquilo que ele necessita, que ele procura, ou seja, a sua empresa precisa estar presente para ser encontrada nesse primeiro momento.

A atração passa a ser a segunda fase, quando esse consumidor, já ciente das marcas, passa a filtrar aquelas de sua preferência. Por isso, importante entender as estratégias que possam atrair essa pessoa para o seu negócio.

A partir do momento em que você atraiu essa pessoa, há de se fazer o convencimento para que essa opte pela sua marca. É a chamada etapa de Arguição.

A ação é um dos momentos mais esperados pela empresa, que é a hora em que de fato o consumidor decide pela efetivação do negócio. Chegar até aqui demanda muita estratégia e existem várias formas de fazer com que o cliente faça esse percurso.

A última etapa é aquela em que além de conquistar a venda, o negócio, você consegue fidelizar esse cliente e, melhor ainda, fazendo com que esse se torne um divulgador espontâneo do seu serviço/ produto, o que Kotler denominou de Apologia dentro da sua estratégia dos 5 A´s.

Deu para notar aqui que presença online é muito mais que marcar território nas redes sociais, não é mesmo?

É fazer bom uso dessas ferramentas online, é o modo como a sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para conquistar a relevância necessária para se tornar confiável para o seu público para que ele dê prosseguimento nessa caminhada, até chegar à ação e depois tornar seu propagador.

Destacar-se no mercado é fundamental para estra à frente do seu concorrente

Mas e a concorrência? Como driblar?

Sabemos que no mercado digital há espaço para todos. Que bom, e que assim seja. No entanto, se o seu concorrente ganha mais notoriedade que você, tem alguma falha no meio do caminho.

Isso pode estar associado à forma como você vem divulgando a sua marca sem dar a merecida atenção a um trabalho profissional de marketing digital, enquanto seu concorrente pode estar à sua frente, justamente por entender a relevância desse fato e atuar com as estratégias que funcionam, como as mencionadas acima.

Vale lembrar que a primeira etapa citada, a da Assimilação, já destaca que o consumidor faz uma pesquisa pelo que ele necessita e se você não estiver inserido nessa busca, já perdeu para os demais e aí, não tem como sequer passar pelas demais fases.

Então, como vender mais na internet?

A resposta complementa tudo o que foi mencionado. Trabalhe as estratégias de marketing digital e conheça muito bem todas as ferramentas e mídias online, até para entender onde investir.

É importante também saber quem é o seu público, como engajá-lo e oferecer a ele o melhor conteúdo. Fazer anúncios certos nas mídias certas para as pessoas certas também é essencial.

Estar na primeira página do Google demanda muita estratégia digital

E se o tema agora é anúncio, fica aqui a pergunta: já ouviu falar em tráfego orgânico e pago?

O primeiro não possui um custo direto. As pessoas encontram o site da sua empresa por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. Já no tráfego pago é necessário um investimento direto, ou seja, o anúncio é pago e o resultado garantido (se bem executado, claro).

Você deve estar pensando: ah, então vou optar pelo tráfego orgânico, já que eu não tenho nenhum custo. Não é bem assim. Ambos devem ser trabalhados, pois cada uma dessas duas ações tem suas especificidades.

No tráfego orgânico há de se entender muito bem como funciona essa ferramenta de otimização, fazendo bom uso da técnica de SEO, de modo a te levar nas primeiras posições de sites buscadores, sendo o Google o maior deles. E para que isso aconteça, se faz necessário um trabalho com bastante conhecimento, nesse caso, vale contratar uma agência de marketing digital, com profissionais específicos para esse fim.

O mesmo ocorre no tráfego pago. Ambos têm a mesma função, que é colocar a sua marca no topo dos buscadores, e para isso imprescindível expertise no assunto.

O importante é entender os mecanismos disponíveis e analisar o que é mais adequado para seu negócio, e isso depende do seu objetivo. Se você quer resultados a longo prazo, o tráfego orgânico é o melhor. Já se o intuito é uma campanha específica para vender um produto/ serviço de forma mais rápida, o tráfego pago seria o mais indicado. O ideal mesmo é mesclar as duas estratégias.

Procure saber quais são as principais redes que o seu potencial cliente está

E em se tratando das mídias sociais…

Confira a seguir algumas dicas para melhorar seu desempenho nas redes sociais

1) Faça uma análise do desempenho através de todos os canais de mídias sociais, veja os picos altos e baixos no gráfico de engajamento para entender as preferências do seu público.

2) Use as redes sociais como um canal de marketing e relacionamento. Capriche na foto, na legenda e nas hashtags, mas não coloque qualquer hashtag, pesquise o que seu mercado está escrevendo e o que você quer descrever.

3) Faça testes de diferentes tipos de conteúdos. Preste atenção em como o seu público reage. Marketing nas redes é experimentar, analisar e inovar.

4) Aproveite esse espaço e interaja constantemente com seu público, faça sua audiência engajar com você. Responda as perguntas, tire dúvidas e agradeça, do mesmo jeito que você se comunicaria com os clientes da “vida real”. 

5) Tenha um calendário de planejamento das postagens. Isso faz toda a diferença. Uma dica: planeje o ano e não deixe de fazer esse planejamento mensal com boa antecedência, isso te dá tempo para pensar estrategicamente nas melhores ações, sem deixar nada que seja importante de fora.

6) Contrate uma agência especializada em Marketing Digital. Profissionais especialistas em diversas ações darão a visibilidade que a sua marca precisa ter no universo online.

(Imagens: Freepik)

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