Como otimizar o site para ser encontrado no Google?

Quando você precisa encontrar algo e está no carro, em casa, na rua, como você faz para realizar essa busca? Se a sua resposta é pesquisar no Google, saiba que você faz parte da maioria dos brasileiros.

E agora pensando no lado das marcas, como elas devem fazer para serem vistas na primeira página desse buscador? Por meio de estratégias de marketing digital e nesse caso com a utilização do que chamamos SEO, que é a otimização de mecanismos de buscas por meio de uma série de técnicas para se chegar a esse tão desejado destaque.

Esse é o nosso tema de hoje, SEO, que é uma ferramenta que utiliza, além dos recursos da tecnologia, um bom trabalho de conteúdo e autoridade na internet para esse reconhecimento no Google, de modo a alcançar o posicionamento esperado por meio de um trabalho orgânico, ou seja, sem a necessidade de pagar para ter essa evidência. Nesse caso, o investimento deve ser no profissional que atua nessa área.

Então, vamos lá:

Já vimos que para fazer uma boa otimização de sites é necessário inserir determinadas ações estratégicas e métodos de marketing usados para melhorar o posicionamento da sua marca em buscadores como o Google de forma orgânica, levando o seu potencial cliente aonde ele precisa estar para iniciar uma relação com você e isso geralmente acontece quando se tem um site.

Sabemos que o site é como um cartão de visita de qualquer empresa. Além disso, é um meio muito importante para atrair mais leads qualificados. Por isso, um site otimizado se torna fundamental e isso faz parte de um bom trabalho de SEO.

Veja a seguir as principais dicas de técnicas de SEO para você utilizar no seu site e alavancar os resultados.

Tenha um site próprio

Embora algumas empresas ainda se aproveitam do uso das mídias sociais, ter um site próprio torna-se essencial para a indexação do Google.

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Além de produzir conteúdos de qualidade é imprescindível fazer um bom trabalho de escolhas de palavras-chave, entendendo como o seu potencial cliente buscaria pelo seu produto ou serviço em um site buscador, esse é o primeiro passo para ser encontrado no Google. Ele ajuda a identificar como seu público-alvo pode pesquisar e encontrar sua empresa nos mecanismos de pesquisa. As palavras-chave podem estar presentes em todo conteúdo, como títulos, nos textos etc.

Divulgue o seu site nas mídias sociais

Utilize também outros meios de divulgação para ajudar o seu site a ter mais relevância. Assim, o seu site pode alcançar um público maior e receber visitas de outros canais.

Tenha um site rápido e que não trave

Um site lento e travando pode tornar uma experiência muito ruim para o usuário. Por isso, é essencial que o seu site esteja carregando rápido, avalie como está o seu, pois não é todo mundo que vai ficar esperando 10 segundos até carregar. Tudo isso conta para uma boa indexação no Google, isso porque os algoritmos do Google penalizam páginas morosas para carregar.

Seu site precisa ser responsivo

A maioria dos usuários acessa a internet por meio de dispositivos móveis, por isso a importância de ter um site otimizado e responsivo. Ele melhora a navegação e a experiência do visitante., aliás, hoje em dia isso tornou-se “regra”, não é possível ter um site que não atenda todos os aparelhos. O site responsivo se adapta a todos os dispositivos como computador, smartphones e tablets e isso não tem mais volta.

Mantenha seu site atualizado

Além de tudo o que você já aprendeu por aqui, vale lembrar que se a sua dúvida é como fazer o Google encontrar o seu site, um dos principais segredos é mantê-lo atualizado. Aqui entra uma informação essencial para uma boa otimização, que é ter um blog atualizado, com conteúdo relevante e palavras-chave relacionadas ao que o seu cliente procura.

Seja original

Fuja do copiar e colar. O Google não é bobo, ele sabe muito bem quando você está meramente repostando uma publicação e quando o seu conteúdo traz algo novo, diferente e interessante. Isso traz relevância e o que o buscador entende como autoridade, levando o seu conteúdo para o topo da página.

Utilize o recurso de link building

Outra forma de trazer relevância e autoridade da sua marca perante o Google é que se tenha a publicação de links da sua marca, do seu site em webs de outras empresas, de mídias jornalísticas, preferencialmente as de grande visibilidade que levem o internauta até a sua página, esse recurso é o chamado link building. Isso ajuda a aumentar o tráfego e faz com que o buscador entenda que o que você produz é conteúdo de valor e que vale a pena estar entre os primeiros links na primeira página do Google. Isso pode ocorrer inclusive em links de menções internas do seu próprio site.

Invista em agência de marketing digital

Para planejar e realizar as estratégias de comunicação, saber lidar com as ferramentas de otimização de mecanismos de buscas, entender as palavras-chaves, a concorrência, ganhar autoridade perante o Google e estar no topo da página buscadora vale a pena investir em uma agência de comunicação que esteja preparada para atender a essa demanda, que hoje se tornou peça-chave para a excelência em resultados.

(Imagem: Freepik)

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