Como melhorar o marketing da sua escola?

Você já parou para pensar que hoje em dia, antes mesmo de uma família decidir ir a um colégio para conhecer a estrutura, ela já pesquisou um bocadinho da instituição?

Pois bem, a internet chegou para facilitar a nossa vida. Ela deu o passo inicial para esse contato e, como diz o antigo ditado que “a primeira impressão é a que fica”, essa visita virtual pode fazer toda a diferença.

Nesse contexto, podemos dizer que tanto o site quanto as demais redes sociais são como uma vitrine de uma loja: se estiver atrativa, interessante, a pessoa entra. Ao contrário, ela vai só dar uma olhadinha – e vai embora. Então, sem mais delongas, veja algumas dicas para você melhorar seu marketing digital:

  • Análise de forças e fraquezas

Faça uma análise detalhada para entender o que falta e o que pode melhorar na sua escola com base nas informações internas (da própria instituição) e externas (mercado/ concorrência). Existe uma ferramenta de análise apropriada para esse fim, bastante utilizada em agência de Marketing e Comunicação, denominada SWOT – sigla em inglês das palavras Strengts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidade) e Threats (Ameaças). Como as próprias palavras explicam, é possível trabalhar todas essas características para traçar um bom plano estratégico do seu colégio – mas isso não é tudo…

  • Público-Alvo

Para que suas informações cheguem até as pessoas que se familiarizariam com a proposta educacional da sua escola, importante primeiro é identificar, entender e estudar esse público. Ou seja, o colégio precisa saber com quem pretende se comunicar. Pesquisa de mercado é a palavra-chave nesse caso.

  • Atração

Achou o seu público? Ótimo, agora, próximo passo: produza conteúdos relevantes que ajudem a atrair seu alvo.  O que seria isso? Informações sobre educação, cultura, ações interessantes do colégio, curiosidades etc. E pelo amor de Deus: nas redes sociais não publique de hora em hora fotos e mais fotos, vídeos e postagens ao vivo de atividades comuns da escola. Produza aquilo que é de fato importante e que gere interesse para quem está do lado de fora, só observando.

  • Interação

Sempre interaja com os pais dos seus alunos por meio das redes sociais, isso dá para visibilidade em sua página. Claro que devem existir outros meios de comunicação, mas em se tratando de exposição e engajamento, as essa dica torna-se fundamental.

  • Divulgação

Promova e divulgue nas redes e site trabalhos bem-sucedidos da escola, como por exemplo se um aluno venceu alguma olímpiada, um concurso, alguma feira importante da escola. Deixe isso bem claro para o público. Dessa forma, você mostra o diferencial do seu colégio.

  • Qualidade

Preocupe-se em inserir publicações com boas imagens, não precisa exagerar na quantidade e sim em apresentar um trabalho de qualidade. O mesmo vale para o conteúdo que acompanha essa publicação, ok?

  • Promoção

Impulsione publicações interessantes como campanhas de matrículas, eventos do colégio, premiações. Vale destacar que hoje em dia a concorrência nas redes também é grande, sendo assim, esse investimento tornou-se imprescindível. Mas nesse caso, tudo também tem que ser bem planejado, não adianta apenas dar o ok automático para o Facebook, Instagram etc. Determinar o público e ter um bom gerenciamento para esse fim é essencial para não jogar dinheiro fora. D á um pouco de trabalho fazer uma boa campanha de anúncios pagos nas mídias, mas o resultado é muito bom.

  • Planejamento

Deixar para publicar na última hora as atividades não é uma boa saída. Ideal é manter uma periodicidade de publicações e, principalmente, planejar essas ações. Com isso você pode determinar o que será impulsionado, qual a melhor data para cada postagem etc. Quer uma dica? Planeje com antecedência o que será inserido nas redes. Você pode fazer um planejamento macro (anual) e micro (mensal).

  • Stories

Aproveite todas as ferramentas que as redes oferecem. Uma delas são os stories, que são posts que ficam por 24 horas na página/perfil. Vale informar que neles, inclusive, você pode ser mais informal, usar gifs, deixar a localização da sua escola, fazer enquetes, perguntas, ou seja, interagir de forma mais natural com o público.

  • Blog

Ter um campo de blog em seu site faz roda a diferença na hora de produzir um conteúdo que gere visibilidade e posicionamento no Google. Nesse caso, vale ressaltar a importância de publicar textos informativos, criativos e, principalmente por se tratar de escola, bem escritos.

Viu que com um pouquinho de informação já deu para falar de bastante coisa que pode melhorar seu marketing digital? Mas tem muito mais informações que podem ser bastante úteis no seu trabalho. Quer saber mais? Fale com a gente, somos especialistas em conteúdo para escolas. Atuamos há 15 anos com Comunicação para Colégios. Entre em contato com a nossa equipe. Atendemos escolas de São Paulo, ABC, Campinas e região.

  • MKT
  • 16 de setembro de 2020

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