Dicas de planejamento de comunicação para 2023

Final do ano chegou e a questão agora é: como fazer um bom planejamento de comunicação estratégico da minha empresa para 2023? Essa estruturação é fundamental para se preparar para o ano que vem antecipadamente, definindo quais serão os próximos passos e objetivos em relação ao desempenho de 2022.

Para atingir suas metas, a empresa precisa primeiramente definir quais serão seus objetivos e pensando, claro, na possibilidade de execução, pois quando não consegue cumpri-las, há grandes chances de o negócio falhar. Ou seja, no momento de se planejar, deve-se estar ciente da viabilidade das ações. Planejar por planejar não resolve nada.

Lembre-se de não deixar para fazer tudo de última hora e de qualquer jeito, planeje-se o quanto antes.

Separamos algumas dicas importantes para planejar o ano com uma comunicação de sucesso. Confira:

Analise a situação do seu negócio

Nada de “achismos”. Fazer uma boa pesquisa para entender como está a empresa é essencial. Analise o que deu certo, o que não funcionou, o que pode ser feito para melhorar, os diferenciais e onde você deve aumentar ou rever o seu investimento. Uma dica é fazer uma análise SWOT para identificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado, que são as palavras respectivamente que dão menção a essa sigla que, em inglês significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.

Posicionamento de marca

Esse passo é importante para qualquer segmento, pois aborda a forma como a marca se relaciona e se comunica. Colete todas as informações necessárias que possam ser relevantes. E para isso, incentive a equipe a fazer um brainstorming, o que traduzimos como “tempestade de ideias”. Trata-se de uma atividade que pode ser realizada individualmente, mas preferencialmente rende mais em conjunto na qual as pessoas exploram suas capacidades criativas.

Vale destacar que o posicionamento de uma marca pode mudar na medida do tempo e das circunstâncias, por isso, sempre é bom entender se esse está de acordo com a realidade atual da marca.

Faça um estudo do mercado atual

Avalie como anda a sua concorrência e a aceitação do público no seu segmento. Estudar bem o cenário atual é fundamental para entender mais o comportamento do consumidor e as tendências que podem ser utilizadas na área que sua empresa atua.

Público-alvo

Quem sua marca deseja alcançar? Segmentar seu público-alvo ajuda nesse processo. Direcione sua comunicação para quem pretende vender.

Defina seus objetivos e metas

Depois de coletar e estudar todas as informações é hora de definir os objetivos. Estabeleça onde você quer chegar em 2023 e quais metas quer atingir, porém, como já mencionado, seja realista na medida do possível, veja as reais possibilidades a serem alcançadas, sem ilusão e, claro, sem comodismo.

Mídias digitais

Ao fim de um plano de marketing digital, imprescindível nos dias atuais, um dos objetivos é ter um posicionamento mais consolidado. Vale ressaltar que a construção de uma marca na rede exige um trabalho contínuo e persistente. Garantir sua presença online é fortalecer a sua marca e se fazer lembrado constantemente. Construa uma boa relação com o seu público e este fará propaganda espontânea de você.

Crie um cronograma

Depois de definir as ações, é preciso criar um cronograma. Defina quais serão as etapas e prazos para acompanhar os resultados e quem executará o quê.

Contrate uma agência de marketing digital

Sabe-se que nem toda empresa, principalmente as pequenas e médias, não têm um setor específico de marketing. Nesse caso, o ideal é contratar uma agência de comunicação e marketing digital para planejar e executar todas as ações de marketing da empresa. Também é comum mesmo as que têm essa área, a terceirização dos serviços de marketing, principalmente de marketing digital para empresas.

(Imagem Freepik)

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