O que é posicionamento de marca e como defini-lo

Apesar de ser muito comentado, nem todo mundo sabe o que realmente é posicionamento de marca e qual a sua importância. Essa estratégia é fundamental para criar uma presença tão marcante para o seu negócio, que chama a atenção das pessoas naturalmente.

O posicionamento de marca é como você quer que seus clientes enxerguem e reconheçam sua marca.

Como definir o eu posicionamento de marca? Vamos listar a seguir os três principais fatores do seu negócio que você precisa levar em consideração para defini-lo. Mas antes de qualquer coisa, você precisa ter mente que é imprescindível sua marca ter um propósito, uma razão de existência, sem isso, nada adianta. A partir daí, trabalha-se todo o resto. Bora lá para as definições:

1 – Quem são os clientes ideais da sua marca

Esse é um passo muito importante para que a sua marca seja reconhecida. É necessário saber a quem o seu produto se destina. Você precisa conhecer o seu público-alvo, saber qual é o gênero, faixa etária, classe social, localização, hábitos de consumo, dores e objetivos desses potenciais clientes.

2 – Quais as dificuldades que seu produto ajuda a resolver

É preciso saber qual a dor ou o prazer que seu produto satisfaz, pois o comportamento do consumidor é motivado por essas duas necessidades.

Saber os diferenciais do seu produto vai te ajudar na hora de posicionar a sua marca. Lembre-se que as pessoas não compram produtos ou serviços, e sim a solução que eles entregam. Lembra do que postamos um tempo atrás: O que as pessoas querem de fato, o quadro na parede ou a furadeira?

3 – O que você tem que a sua concorrência não tem

Neste tópico você precisa definir seus valores e diferenciais. Por que comprar da sua marca e não do concorrente? Ele tem melhor custo benefício? As pessoas se reconhecem na sua marca? Sua marca é transparente em seus posicionamentos/ ideais? 

Seja expert no que acontece no seu nicho de mercado. Para poder se diferenciar positivamente de seus concorrentes, é necessário conhecê-los e fazer com que eles te conheçam em sua essência. Se a maioria entrega a mesma coisa para o cliente e sua empresa fizer igual, ela não vai se destacar.

Exemplo de posicionamento de marca: Starbucks

Essa rede de cafeterias mais famosa do mundo tem como posicionamento de marca o foco na experiência do consumidor.

Por que um café simples pode ser cobrado bem mais caro se é apenas um café? Ah, não é apenas um café. É “o café”. Por trás daquele copo com a logomarca verde está todo o posicionamento da empresa, bem como seu propósito e valores. O despertar das sensações ao tomar o café tem um valor único – valor esse que foi muito bem investido. A Starbucks não oferece somente um café e sim o seu significado, sua identidade, sua marca, sua essência.

E um de seus grandes diferenciais é escrever o nome do cliente no copo e chamá-lo na hora de entregar a bebida, o que cria certa familiaridade. Mas não é só isso, por trás de todo esse trabalho visível aos nossos olhos existe um esforço em fazer com que todos se apaixonem pela marca, inclusive seus colaboradores.

Pra fechar aqui, vamos deixar uma dica de leitura apaixonante: “Dedique-se de coração”, da editora Buzz, que conta nada mais, nada menos de como a Starbucks se tornou uma grande marca de café.

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