E-commerce cresce cada vez mais na pandemia; Veja dicas para vender mais na internet

A presença digital nunca foi tão importante como nos dias atuais, isso porque as empresas e os comércios locais precisaram se manter ativos e, dadas as circunstâncias, somente as negociações online tornaram-se acessíveis em muitos casos.

O que já era notório, agora se fortaleceu. Levantamento feito pela NZN Intelligence aponta que 74% dos consumidores preferem comprar online.

E nessa pandemia, essa preferência aumentou ainda mais. A cada dia que passa as empresas investem em peso em sites de lojas virtuais. Segundo o relatório Global Outlook 2021, da Mastercard, grande parte da participação que o e-commerce alcançou durante a pandemia veio para ficar.

Veja algumas dicas para vender mais na internet

Humanize seu e-commerce

Por se tratar de um ambiente virtual, pode ser difícil especificar onde inserir um toque mais humano para aperfeiçoar a experiência de seu cliente em sua loja virtual. O grande desafio é não deixar com que apenas a máquina se comunique com seu cliente. Sabemos que a tecnologia está aí, os robôs não param, mas humanizar seu e-commerce traz mais proximidade com os seus clientes e faz com que as pessoas se identifiquem com a marca e sejam seguidoras fiéis do seu negócio.

Prepare-se bem para entrar na internet

A primeira coisa para entender ao navegar no universo online é o que está por trás de um e-commerce: quais são os investimentos necessários, fornecedores, parceiros, clientes e concorrentes, como serão as estratégias de marketing e todas as ferramentas envolvidas, ou seja, não adianta somente desenvolver um site e pronto.

Deixe seu site funcional

O seu site deve funcionar da melhor forma, todos os recursos devem estar regulados. Na hora de acessar sua loja online, o cliente deve ter fácil acesso e não ter dificuldades na hora de comprar – é o chamado User Experience (UX), ou seja, causar uma boa experiência ao usuário, ao contrário, logo ele desistirá. Alguns dos problemas comuns que podem acontecer, mas não devem são: site lento/ travando, imagens pequenas ou de pouca qualidade, muitos anúncios, botões em locais de difícil visibilidade, cores e fontes inadequadas etc.

Seja transparente

Tenha comprometimento e honestidade com o seu cliente. Não o deixe confuso em relação à cobrança de frete ou o prazo de entrega. Esse relacionamento trará confiança ao site e consequentemente a sua marca, o que influenciará no poder decisivo de compra. E claro, seguindo sempre todas as normas regulamentares que devem ser cumpridas.

Possua uma logística fixa

Na compra online não existe contato físico, e isso acaba gerando uma grande expectativa no cliente em relação ao produto comprado. O prazo de entrega deve ser igual ou menor do informado no site e a mercadoria precisa chegar sempre perfeitamente embalada – isso também tem muito a ver com o item acima: transparência.

Faça um trabalho profissional

Nada melhor do que ter profissionais da área da Comunicação para cuidar do seu site desde o seu desenvolvimento, design, produção de conteúdo até o bom proveito e utilização de todas as ferramentas de marketing para alavancar o seu negócio. Para isso, a recomendação é contratar equipe especializada. Uma boa agência de comunicação e marketing digital certamente estará preparada para te ajudar.

Invista em SEO (Search Engine Optimization) em seu site

Mecanismos de buscas hoje em dia tornaram-se uma das principais fontes de pesquisa de informações dos internautas.  Aparecer no Google tem extrema importância comercialmente falando e faz toda a diferença para uma empresa.  Para quem não sabe, o SEO é um conjunto de técnicas que têm como objetivo otimizar sites, trabalhando o conteúdo com palavras-chave para que ele alcance bons rankings e fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

Enfim, seja qual for o seu negócio, é preciso entender as necessidades do seu cliente e oferecer a melhor experiência a ele numa venda e-commerce. E não se esqueça, essa é uma viagem sem volta. O mundo digital veio para ficar, ele está e estará cada vez mais forte. Se você ainda não tem um site e/ou e-commerce, está na hora de pensar nisso para não ficara para trás.

(Imagem: Freepik)

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