O que postar no blog? Dicas de produção de conteúdo

“Que conteúdo postar no blog? ” Está aí uma pergunta frequente para quem quer produzir textos para esse tipo de mídia. Seja um blog pessoal ou de negócios, chega uma hora em que você fica sem saber o que postar. E isso acontece, não se desespere.

O que você precisa ter em mente é que ter um bom conteúdo em seu blog tornou-se imprescindível para obter bons resultados. Ele pode (e deve) até ser bem estruturado, ter um nome bacana, mas, na boa, sem um bom conteúdo nada acontece.

Como já disse o pai do Marketing, Phipip Kotler, em seu livro Marketing 4.0, as pessoas necessitam se sentir atraídas para se aproximar cada vez mais das marcas e isso se faz justamente com essa palavrinha mágica no marketing digital: conteúdo.

Mas a gente sabe que ter boas ideias o tempo todo sobre o que postar não é a coisa mais simples do mundo, contudo, com uma boa prática, isso acaba se tornando cada vez mais fácil e prazeroso até.

Temos algumas dicas para você utilizar na sua produção de conteúdo para blogs!

  • Tutoriais

Ensine as pessoas a realizar algum tipo de atividade. Tutoriais sempre são bem-vindos e procurados. Para isso, analise bem quem é o seu público-alvo e veja quais são suas necessidades. Você pode, por exemplo, ensinar como usar uma ferramenta específica, como fazer determinada atividade da sua área, enfim. O importante é ter uma linguagem clara, objetiva e atrair com essa informação.

  • Dicas

Nada melhor do que dicas, não é mesmo? Exatamente como essas nesta postagem. Poste dicas variadas relacionadas ao seu nicho.

  • Curiosidade

Quem não é curioso nesse mundo? Muita gente se sente atraída por esse tipo de informação. Mas, se o contexto é esse, tem que procurar algo, de fato, peculiar e que tenha a ver com o seu contexto de publicações.

  • Perguntas frenquentes

Você deve saber quais são as principais dúvidas de quem utiliza ou acompanha a sua marca ou o seu segmento. Uma dica é elucidar os principais questionamentos dos seus clientes e, num texto interessante e bem desenvolvido, responder a essas perguntas.

  • Notícias

Notícias também são bastante procuradas, poste notícias que estão dentro da sua área de atuação, novidades que serão relevantes para o seu público.

  • Educativos

Publique posts que tenham o intuito de educar o seu público sobre algum assunto específico. Hoje em dia, a internet tornou-se grande fonte de informações e conhecimentos. É importante que as pessoas tenham essa interação com a sua empresa, assim se sentem mais confiantes em relação à sua marca.

  • Saia da casinha

Você também pode sair de vez em quando do seu universo de informações para passar algo que entenda ser relevante ao seu público e que não tem diretamente a ver com o seu produto ou serviço. Por exemplo,  se você trabalha em uma empresa contábil, supostamente publica informações da área de contabilidade, dicas sobre pagamentos de taxas etc., mas não lhe custa nada colocar um evento que viu em algum órgão renomado sobre como se tornar um bom líder ou republicar uma matéria interessante sobre o que você precisa saber para se tornar um bom empreendedor, quem sabe também publicar um texto motivacional sobre algo relacionado ao seu público. Isso também atrai.

Bom, o que deu para perceber é que assunto não falta em nenhum segmento. O importante é estar atento ao seu público, ao que está acontecendo em seu entorno e no mundo de um modo geral e saber dosar as suas publicações mesclando o que publicar, tendo como foco a necessidade de informação do seu público para atrai-lo cada vez mais à sua marca.

  • MKT
  • 26 de novembro de 2020

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