Qual a importância de um briefing bem elaborado para um trabalho de marketing?

Para construir uma casa, você precisa de dados técnicos, informações de como vai querer essa construção, elementos gerais para compor a estrutura, enfim, de uma base geral, correto? O mesmo ocorre no processo de comunicação da sua empresa e que denominamos de briefing.

Ele é um documento que reúne um conjunto de informações úteis e importantes sobre o cliente/ marca e que são imprescindíveis para que uma agência possa atuar na boa elaboração de um projeto, seja um site, uma campanha, uma identidade visual, entre outras ações de comunicação e marketing.

Quando uma agência presta serviços a uma empresa, espera-se ter uma comunicação clara para atingir os objetivos. Por isso, o briefing é uma ferramenta indispensável para que se alcance resultados satisfatórios.

Briefing bem elaborado depende de perguntas claras e respostas assertivas

Com base em todas as informações necessárias para o desenvolvimento de um projeto de comunicação ou uma estratégia de marketing de uma marca, é necessário que o briefing seja elaborado com questões pertinentes acerca daquilo que se necessita obter como resposta e que, em contrapartida, esse retorno seja também bastante claro, de modo a não deixar nenhuma dúvida aos que farão uso dessas preciosas informações.

Com isso, fica muito mais fácil entender todo o trabalho do cliente e como propor ações com base na suas reais necessidades. Em resumo, o briefing, bem elaborado é um ótimo guia para que uma agência de marketing e comunicação desenvolva o melhor trabalho para o seu cliente e isso depende tanto da boa elaboração das questões quanto de respostas assertivas – e esse é o sonho de toda agência, mandar um briefing e receber todo o conteúdo esperado! Portanto, se você precisar entregar esse conteúdo a alguém, entregue-o completinho, esse é um ótimo início de relacionamento entre a agência e o cliente.

(Imagem: Freepik)

    Deixe um comentário

    Open chat