8 dicas para aumentar a sua criatividade

Inovação e criatividade são fundamentais em qualquer empresa que queira se destacar neste mundo competitivo em que vivemos. E dentro desse “novo normal” que se aproxima, algumas práticas trabalhadas em casa durante o trabalho remoto passarão a fazer parte da realidade na retomada presencial.

E sabemos que para quem trabalha com criação, seja de texto ou conteúdo, existem momentos em que temos o famoso bloqueio criativo e as ideias desaparecem. Claro, isso é normal, afinal não somos máquinas de produção, e existem dias que tudo trava, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para despertar a sua capacidade criativa e da sua equipe:

1. Escute mais

Tudo começa com o diálogo. A opinião dos colaboradores a respeito das metodologias, problemas e decisões da empresa pode ser uma ótima fonte de ideias criativas. O feedback não deve ser focado em criticar o colega, e sim em ajudá-lo a desenvolver suas capacidades e entender os fatores de melhoria – e isso pode acontecer de várias formas, seja num ambiente próximo ou distante, afinal, os encontros online ganharam vez e voz nos últimos meses. O que vale é ouvir, conversar e trocar ideias.

2. Ouça música

Além de ter a capacidade de acalmar os nervos, a música pode te ajudar a melhorar o foco e o seu humor, fatores que podem influenciar no bloqueio criativo. Som ambiente pode ajudar, mas nesse caso, há de se entender que os gostos são os mais variáveis possíveis e que deve haver um consenso nesse sentido. Ao contrário o bom e velho fone de ouvido faz a sua vez e cada um escuta o que mais lhe agrada. Essa é uma excelente forma de colocar as ideias em movimento.

3. Pesquise sobre um determinado tema

Essa é uma dica muito boa para potencializar a criatividade, foque no que você precisa criar. Busque ideias e referências na internet que possam enriquecer a sua mente e ajudar na produção.

4. Pets bem-vindos

Trabalhar em casa trouxe uma nova realidade, que é a de estar mais perto do seu animal de estimação. Pesquisas comprovam que conviver com cães e gatos durante o expediente ajuda a diminuir o estresse e a aumentar o bem-estar. Sem o estresse, o processo de criação torna-se muito mais produtivo, portanto, pets também podem ajudar a melhorar a criatividade no trabalho. Aqui cabe destacar que algumas empresas também começaram a aceitar animais de estimação no ambiente laboral. Essa é mais uma tendência que tem ganhado força e que pode ser grande aliada no processo de criação.

5. Descubra o melhor lugar…

Nem sempre a criatividade vem quando se está sentado frente ao computador ou numa sala de reunião. Há quem explore seu lado criativo ao fazer uma caminhada, andar de bicicleta, após um cochilo, uma atividade física ou até mesmo no banho. Descobrir como a sua imaginação fui melhor é um ótimo caminho para despertar a sua criatividade. Perceba como ou onde você pode explorar mais o seu lado criativo. Se uma volta ao quarteirão pode ajudar, não hesite em sair e retomar com a cabeça cheia ideias. Se seu chefe/ sua chefe tiver a mente aberta ele vai entender – e se você é o/a chefe, pense nisso também.

6. Veja filmes e leia bastante

A inspiração pode surgir com uma cena, uma história de filme ou um personagem. Essa é mais uma fonte para se encontrar uma boa ideia. O mesmo ocorre com os livros, já que a leitura permite viajar e soltar a imaginação. Uma dica é debater com o grupo de trabalho sobre uma série interessante ou um bom livro que tenha alguma correlação com a sua atividade, com algum cliente seu etc.

7. Invista no espaço físico

Um ambiente diferenciado, confortável, colorido, e que permita a interação entre grupos ou até mesmo um bom descanso, tudo isso pode contribuir com a criatividade. Aliás, várias empresas têm adotado como retomada das atividades presenciais espaços destinados à pratica de entretenimento. Para algumas pessoas, a ideia de parar no meio do trabalho para jogar um pebolim, um videogame ou até mesmo descansar em um puff confortável, pode parecer estranho e até mesmo “improdutivo”, mas essa prática é positiva e traz vários benefícios, entre eles pode resultar em excelentes ideias.

8. Aplique o brainstorming

Por último, mas não menos importante, destacamos como imprescindível a prática do  brainstorming para uma busca conjunta de bons starts. Também conhecido como “chuva de ideias”, essa é uma técnica bastante usada nas agências de comunicação para estimular o pensamento dos colaboradores.

Trata-se de uma reunião em grupo para gerar novas ideias e encontrar a solução para um problema. O conceito desse processo é “duas cabeças pensam melhor do que uma” – imagine isso multiplicado por outros seres pensantes. A proposta é um trabalho em conjunto em que cada um, sem julgamento prévio, diz frases ou palavras variadas, buscando, por meio da diversidade de pensamentos, extrair as melhores ideias para, depois, encontrar a melhor solução para um problema ou uma dor, seja da empresa ou do cliente, no caso de uma agência de marketing e comunicação – essa é uma ótima forma de explorar a capacidade criativa do seu time.

Sendo assim, é fundamental que o brainstorming envolva um número maior de participantes, de preferência reunindo pessoas na empresa que tragam perspectivas diferentes. E não pense que não dá para fazer isso nesse tempo de trabalho remoto – basta juntar a galera numa videoconferência e colocar a cabeça pra funcionar. Mas, é claro que para obter um resultado profissional é interessante utilizar algumas técnicas especiais, bastante usadas nas agências – e é assim que a pontoZap trabalha para os nossos parceiros.

(Imagem: Freepik)

    Deixe um comentário

    Open chat