Como aumentar o engajamento no Instagram?

O Instagram é uma ferramenta essencial para estabelecer uma boa presença digital quando o assunto é rede social. E sabe-se que para essa mídia ser melhor aproveitada, precisa de ações otimizadas que estimulem  a interação. Ou seja, para obter um bom resultado, você precisa agir estrategicamente e não apenas publicar fotos ou vídeos.
Um bom engajamento vai ajudar a tornar a sua marca mais próxima do seu público, estabelecer um relacionamento duradouro e, claro, viabilizar o seu negócio.

Engajamento no Instagram: o que é?

Engajamento nada mais é do que a interação do seu público com os seus conteúdos. Muitas pessoas acham que engajamento é sinônimo de grande número de seguidores, mas ele vai muito além disso. Trata-se do grau de envolvimento e interesse que as pessoas demonstram em relação às suas publicações, seja de imagem, vídeo, stories etc. E através desses fatores, o sistema irá mensurar a sua popularidade.

Existem várias formas de interação que o algoritmo do Instagram considera como um interesse em seu conteúdo, por exemplo: curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamento no direct ou stories, mensagens no direct, reações e respostas dos stories. E para movimentar essas interações todas é preciso estimular, agir, perguntar, enfim, se comunicar com o seu público e principalmente mostrar que a opinião do seguidor é muito importante.

Confira 7 dicas de como aumentar o engajamento no Instagram

1. Use hashtags que façam sentido

Quando usadas estrategicamente, as hashtags podem ser grandes aliadas para a sua publicação alcançar ainda mais pessoas, assim como aquelas que não seguem seu perfil.

Descubra quais são as que mais dão certo para o seu público-alvo, seja mais específico para atingir a audiência que tenha potencial para engajar com seus posts. As melhores palavras para serem utilizadas são as que identificam: dor, desejo e a solução. Use essa ferramenta com cuidado e, no máximo, seis hashtags por publicação.

Vale destacar que existem ferramentas específicas para busca de hashtags para cada situação. Vale a pena conferir e, claro, medir o resultado.

2. Publique no melhor horário

No digital tudo muda muito rápido e não há nada definitivo. Quando você pensa em uma estratégia online, tudo depende do público que você quer atingir — e com o horário não seria diferente. Quanto mais estudar e entender sobre as pessoas que utilizam o seu produto/ serviço, como utilizam, e como o buscam, mais eficientes serão seus resultados.

Outra forma é testando diferentes momentos de publicação. Poste suas fotos em horários estratégicos e analise: qual teve mais comentários, alcance, curtidas em determinada hora, e faça esses testes por algumas semanas para ter resultados. Sim, é necessário testar, porque nem sempre o que funciona para uma situação  serve para outra.

3. Tenha frequência nas postagens

Você acabou de criar uma página para sua empresa em uma rede social. O objetivo é conectar sua marca ao seu público. Mas se não houver frequência de publicações, a marca logo é esquecida.

Um conteúdo antigo não gera engajamento e pode fazer com que seu público deixe de seguir a página por entender que não há novidades, que está tudo parado – e você há de concordar que o que não pode acontecer nas redes sociais é estagnação. Então, a recomendação é manter ativo o seu feed, seus stories e sempre estar atento aos comentários e interações para não causar uma impressão ruim.

Para detalhar melhor esse fato, é muito comum ver páginas em que o intervalo entre as publicações chega a ser de mais de um mês. Em alguns casos, há marcas que ficam vários meses sem postar. E isso pode acontecer por diversos motivos, como falta de tempo ou de ideias. Por mais interessante que seja uma postagem, vai ser difícil alcançar seu público-alvo se não houver frequência de publicações. Afinal, o engajamento das pessoas com a marca é algo que vai se construindo.

4. Não exagere no número de publicações

Citamos acima sobre a frequência e a importância de manter viva a sua conta, mas vá com calma com as postagens, nem oito, nem oitenta, não exagere no número de publicações diárias para não cansar o seu seguidor e fazê-lo desistir de te acompanhar.

A exemplo disso, imagine você, enquanto seguidor de uma conta, vai dar uma olhadinha no insta e só o que aparece são postagens de uma única conta, o que você faz? Certamente pensa em deixar de seguir. Então fica aqui a dica: não poste uma publicação atrás da outra no feed de modo descontrolado.

5. Utilize os recursos do Stories

Você já percebeu que às vezes acaba recebendo um feedback muito maior nos stories do Instagram do que nos próprios feeds de publicações? Isso não quer dizer que os feeds não tenham a mesma importância que os stories, cada um tem o seu valor e ambos devem ser utilizados e bem explorados.

Veja a seguir algumas dicas que irão te ajudar a melhorar o desempenho no seu stories, assim o seu engajamento aumentará com o público.

Poste sobre os bastidores. O que seria isso? Cotidiano do seu trabalho, algum produto fresquinho que chegou, uma visitinha no seu estabelecimento…

Use todas as ferramentas que o stories te proporciona, faça enquetes, quizz para testar conhecimentos, lembretes com contagem regressiva caso tenha algum evento virtual, isso faz com que a interação com seu público aumente.

-Use os stories para chamar as pessoas para o seu feed, de modo a interagir de forma mais ampla na sua conta.

Faça tutoriais rápidos, está aí uma coisa que as pessoas adoram: dicas. Então, mostre suas habilidades nessa arte.

Poste textos em etapas, isso faz com que chame a pessoa para ver os stories seguintes. Exemplo: você pode pegar umas quatro, cinco imagens e criar uma “historinha” com palavras-chave, uma em cada foto. Isso vai gerar a curiosidade da pessoa continuar visualizando as demais.

Seja mais descontraído (a), postagens descontraídas são bem aceitas. Deixe a “formalidade” para as postagens no feed – e até mesmo lá, busque informar sem ser tão sério. Dá para passar seriedade de forma mais leve.

Mencione pessoas nos seus stories, use hashtags e coloque sua localização. Mas vá com calma, não fique toda hora também mencionando a turma. Nem sempre as pessoas mencionadas gostam disso, mas se for algo bacana e que, claro, fale bem dessa pessoa, certamente ela vai gostar. Mesmo assim, vale a moderação.

6. Poste vídeos

Conteúdos no formato de vídeo são abrangentes e podem envolver mais os usuários. Use e abuse dos vídeos, principalmente do Reels, já que passou a ganhar mais relevância no feed. Crie conteúdos estratégicos que chame a atenção público. Lembrando que para vídeos de maior duração o Instagram disponibiliza o IGTV.

7. Reels como estratégia de engajamento

Essa ferramenta ganhou notoriedade depois da vinda do famoso aplicativo chinês Tik Tok, concorrente do Instagram e que virou um sucesso entre os seguidores.

O Reels funciona basicamente igual ao Tik Tok. Ele permite gravar e editar vídeos de forma bastante simples, dinâmica e fácil. É possível aproveitar áudios e imagens de publicações de outras contas que estão impactando nas redes e adaptar para em sua publicação da forma como você quiser.

Hoje o Rells tem se tornado peça fundamental para engajar seus seguidores alcançar um público que você ainda não tem, já que ele permite chegar aos que ainda não seguem a sua conta.

Essa é uma grande vantagem do Reels já que além de suas postagens no feed, ele também pode aparecer no campo ‘Explorar’ do Instagram, fazendo com que aumente significativamente o alcance do post, impactando uma audiência que ainda não conhecia sua marca.

Faça um teste agora mesmo. Faça um vídeo interessante no formato vertical e publique em sua conta usando o recurso do Rells. Claro, capriche na produção, no áudio, enfim, deixe bem bacana e depois veja como foi esse alcance. Você vai se surpreender! Por conta da popularidade e efeito instantâneo de visualizações, é muito provável que suas publicações gerem bons engajamentos e quem sabe mais seguidores.

Agora está na hora de usar e aproveitar todos os recursos disponíveis na plataforma e entregar ótimos conteúdos para o seu público e potenciais clientes. Precisa de ajuda para dar o start? Podemos te ajudar, entre em contato agora mesmo com a pontoZap comunicação. Somos experts em estratégias de marketing digital para impactar marcas.

(Imagens: Freepik)

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