Como fortalecer seu marketing digital em 2021?

A presença digital nunca foi tão marcante como nos últimos meses. Quem sequer pensava em adentrar ou expandir os negócios no universo online teve que se adaptar. Aos que já estavam à frente desse uso se deu bem e obteve excelentes resultados.

Para você ter uma ideia, 72% dos consumidores passaram a utilizar ou aumentaram a utilização dos recursos de aplicativos de entrega desde o início da pandemia, segundo o relatório sobre e-commerce publicado na 42ª edição do Webshoppres. Também foi apontado neste levantamento crescimento de 47% de compras online.

Sabe-se que as estratégias de publicações nas redes sociais, aliadas a uma boa experiência proporcionada no acesso aos sites e aplicativos impulsionaram o mercado digital em diversos segmentos e esse impulsionamento tende a crescer neste ano.

Veja algumas dicas de como fortalecer seu marketing digital para este ano:

Lojas virtuais nas mídias sociais

Em 2020, teve quem se virou vendendo roupas, acessórios e outros itens pelo celular e isso ganhou força, graças a uma nova ferramenta de pagamento do WhatsApp e o destaque que o Instagram deu ao Insta Shopping, tudo indica que esse serviço será fortalecido neste ano.

Transmissões ao vivo (live)

Nunca se ouviu tanto falar em lives (transmissões ao vivo) como nos últimos meses. Teve quem falasse que isso era “modinha” em tempos de pandemia. Fato é que marcas e influenciadores digitais fortaleceram suas imagens e obtiveram excelentes resultados com o aumento de seguidores e de vendas efetivas, seja com a promoção de eventos, shows, webinars, dentre outros conteúdos e, dado o sucesso, essa é mais uma tendência de crescimento para este ano.

Sites E-commerces

Como já foi citado no início deste texto, o aumento de pessoas que passaram a consumir por meio da internet foi bastante significativo. Ter um site próprio com a finalidade de loja virtual viabiliza a sua negociação, sem contar que é possível iniciar um negócio sem a necessidade de um espaço físico e obter bons resultados por meio de um site e-commerce. Mas vale deixar bem claro que este deve proporcionar uma boa experiência de compra ao usuário e nesse contexto deve estar otimizado, ser ágil, responsivo e atender as reais necessidades do cliente internauta.

SEO (Search Engine Optimization)

Uma das formas mais importantes de direcionar o tráfego para o seu site é por meio das pesquisas do Google e isso se faz de duas formas, ou paga (você investe no Google para conseguir esse espaço) ou organicamente, por meio de um bom trabalho de SEO – o que pode ser traduzido como “Otimização de Sites para Ferramentas de Busca”.

É imprescindível manter palavras-chave otimizadas no site para ter certeza de que você está bem posicionado nas buscas, e é isso que todo mundo quer, estar bem ranqueado nas primeiras páginas buscadoras. Aplicar as técnicas de SEO é outra estratégia que vem crescendo a cada ano e que não pode deixar de ser colocada em pauta no seu planejamento para 2021.

E-mail marketing

O E-mail marketing também mantém-se firme nas ações de marketing, gerando ótimos resultados, sendo utilizado para estreitar cada vez mais o relacionamento com o público, afinal de contas, todo mundo tem um e-mail para enviar e receber mensagens.

O mais interessante é que existem plataformas específicas que viabilizam esse recurso de forma automatizada e eficiente. O envio de e-mail marketing por meio desse sistema possibilita uma interação com um número grande de pessoas. Também é possível criar campanhas estratégicas para um público segmentado. Ou seja, você pode segmentar o seu lead com base em diversas informações de interesses distintos. E ao contrário do que muitos pensam, esse não é um serviço de alto custo.

Presença Digital por meio das mídias sociais

Deixamos esse item para falar por último não por acaso. Tudo deve estar alinhado, um bom site, uma loja virtual bem estruturada, um trabalho de SEO bem fortalecido e, claro, manter suas redes sociais ativas, com conteúdo atrativo e que converse com o seu público. É importante esclarecer que você não precisa estar em todas as mídias, mas é necessário saber em quais delas o seu potencial consumidor está. Fato é que estar nas mídias sociais impulsiona vendas, sejam elas diretas ou indiretas, além de fortalecer a sua imagem/ marca.

(Imagem: Freepik)

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