Marketing digital para escolas vai além de postar nas redes sociais

Dicas de marketing digital para escolas? Veja os principais erros cometidos no Instagram

Divulgar a instituição de ensino nas redes sociais tornou-se um dos principais meios de consolidar um bom relacionamento com o público potencial. Essa é mais uma ferramenta do marketing digital, que pode oferecer diversas ações.

Através das redes sociais, é possível planejar, criar e analisar se as estratégias estão dando certo ou não. Dessa maneira, os colégios captam novos alunos e se relacionam com aqueles que já fazem parte do seu universo acadêmico.

Alguns gestores ainda não perceberam a importância do Marketing Digital e muitas vezes reduzem ou cortam verbas nas principais ferramentas online. É fundamental entender que as estratégias de marketing não devem ser vistas como gastos, e sim investimento.

Entenda: investir no Marketing Digital é trabalhar todas as ferramentas possíveis desse universo, o que inclui ter um bom desempenho de gerenciamento das redes sociais e conteúdos atrativos que leve o internauta ao seu site.

Agora que você sabe da importância de estar nas mídias, vem a dúvida sobre como se destacar em meio à concorrência. Elencamos aqui algumas dicas de como produzir conteúdo relevante:

Invista em blog

A grande vantagem de ter um blog em suas estratégias de marketing digital é que ele, enquanto instrumento de conteúdo, em conjunto com técnicas de SEO, tem a capacidade de ajudar sua escola a ser bem ranqueada organicamente nos sites buscadores atraindo um público mais certeiro. Esse conteúdo por ser estendido em várias outras mídias, com chamada direta para o site, conhecido como Call to Action.

Defina sua persona

A dica é saber para quem está escrevendo, qual é o público/ persona que você deseja atingir. Para isso, é importante considerar características como idade, profissão e identificar quais são as necessidades, objetivos e interesses do seu público-alvo.

Organize-se

Tenha organização na hora de planejar suas postagens, estabeleça uma rotina e separe temas importantes para as publicações.

Fale a língua do seu seguidor

Cuidado com os termos que são muitos técnicos nas redes sociais. Muitas vezes a simplicidade comunica melhor. Escreva textos, legendas e blogs pensando em estabelecer uma conexão direta com o seu público, sua persona. Textos muito longos também não funcionam. Se quiser se estender em um determinado assunto, use o seu espaço de blog para essa finalidade e leve o seguidor para ver a íntegra na sua página da web.

Experimente novos formatos

É importante saber quais são as mídias do seu público. A partir dessa informação, você pode trabalhar com vários formatos: vídeos, podcasts, e-books, infográficos etc. Outra dica nesse mesmo subtema é saber em quais redes o seu potencial público está. Nem sempre é preciso estar em todas as mídias sociais.

Atente-se às mudanças digitais

As redes sociais bem como outras mídias mudam a todo instante e para trabalhar de forma assertiva o seu marketing também é necessário estar atento a esses fatores. Tem muita coisa boa acontecendo nas redes e que facilitam e muito o engajamento com o seguidor.

Contrate uma agência de Comunicação e Marketing Digital

Para que todos os itens acima sejam feitos de modo certeiro, invista em profissionais da área da Comunicação. Dessa forma você delega o que for preciso e cuida da gestão do seu colégio com mais tempo e tranquilidade.

Frequência nas redes sociais

A produção de um bom conteúdo é extremamente importante para qualquer marca. Mas outro fator fundamental é a frequência nas postagens. Conteúdo antigo não gera engajamento e pode fazer com que seu público deixe de segui-lo.

É comum ver páginas em que o intervalo entre as publicações chega a ser quinzenal e até mensal, o que dificulta a relação com o seu seguidor.

O ideal é ter, no mínimo três publicações por semana para atingir bons resultados.

Para isso, importante fazer um bom planejamento, ter ideias criativas e contar com quem tem expertise em gerenciamento de redes. Nossa sugestão é contratar uma agência de comunicação marketing digital.

Erros cometidos pelas escolas no Instagram:

Se atente para não cometer esses erros a seguir.

  1. Postar fotos não autorizadas
    2. Não ter um link na bio do seu perfil
    3. Não planejar o conteúdo
    4. Comprar seguidores
    5. Publicar muitas imagens na mesma hora
    6. Não ter identidade visual
    7. Não se atentar à escrita – publicar conteúdo com erros de Português é uma falha grave
    8. Não se preocupar com a produção/ edição de um vídeo – por mais simples que ele seja, um vídeo precisa estar bem apresentado para obter bom resultado.

(Imagem: Freepik)

  • MKT
  • 3 de fevereiro de 2023

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