Como identificar os concorrentes e se diferenciar no marketing digital?

Conhecer os fatores externos também é muito importante quando se tem uma empresa, como identificar os concorrentes e a disputa de mercado. Esse é um ótimo jeito para entender o que precisa ser melhorado e principalmente se atualizar das tendências.

E conhecer e analisar essa concorrência é o primeiro passo. Existem dois tipos de concorrência, a indireta e a direta.

A indireta são as empresas que vendem produtos ou serviços paralelos aos seus, mas que não são os mesmos. Porém, podem atingir o público-alvo de ambos.

Já em relação à concorrência direta, essa refere-se às marcas que oferecem exatamente os mesmos produtos/serviços que você, possuindo o mesmo público-alvo e podendo até mesmo ter pontos de venda perto dos seus.

Fazendo essa análise dos tipos de concorrentes, você poderá fazer filtros, para não perder tempo estudando empresas que não afetam o seu negócio.

Veja como você pode analisar a concorrência:

Serviços/produtos oferecidos: Antes de tudo é importante verificar quais os serviços/produtos que a empresa oferece e procurar saber qual é carro-chefe.

Atendimento ao cliente: Identifique como é experiência que o cliente tem com colaboradores, isso poderá determinar se você vai ser recomendado para terceiros.

Localização e ambiente: Este é um outro fator importante para sua análise, pois em alguns tipos de negócio a estrutura física pode ser fundamental para a venda final.

Mídias Sociais: As mídias sociais são meios de conhecimento da empresa, de avaliações. É possível fazer uma boa análise de como atuam as marcas do seu segmento, quais são as mídias que ela trabalha, frequência, o feedback dos seguidores, enfim, é uma excelente forma de saber um pouco mais sobre a sua concorrência.

Preço: Qual faixa de preços está sendo praticada? Pesquisa é muito importante para identificar o público que o concorrente está atingindo.

Confira a seguir algumas dicas fundamentais para se destacar nesse mercado competitivo:

Destaque-se no meio digital

Ter presença digital não é somente postar nas mídias sociais. É muito mais do que isso. É fazer bom uso desses recursos, de forma que o negócio gere a relevância necessária para atingir o seu público.

Algumas empresas ainda acreditam que criar um site ou estar presente em redes sociais não traz resultados satisfatórios para o seu negócio, sem entender o poder existente na internet – mal sabem o quando perdem em oportunidades!!! Estar no meio digital tornou-se necessário como parte da estratégia de empresas que desejam destaque e crescimento no mercado, pois é nele que os clientes estão – e os concorrentes também!

Se a sua empresa ainda não tem presença no meio digital, você já está um passo atrás da concorrência. 

Fixe a sua marca na mente do cliente

Muitas pessoas acham que uma marca só é lembrada quando é de uma empresa grande. Porém, estão enganados! Mesmo que você tenha um negócio pequeno ou local, sua marca pode (e deve) sim ser fixada na mente do seu público.

Vale lembrar que toda marca, independente do seu porte, deve estar alinhada ao posicionamento, a sua razão de existir e ao propósito do que se quer oferecer, pense nisso, esse é o primeiro passo.

O próximo é definir seu público-alvo. É muito importante saber quem são seus clientes potenciais, quem a sua marca quer alcançar. Quando este é definido, fica muito mais fácil pensar em estratégias para fixar sua marca na mente dos clientes, pois você saberá exatamente para quem e como falar.


Tenha uma identidade visual marcante

Ter uma identidade visual marcante, bem desenvolvida, diferenciada e impactante é fundamental para construir e representar uma marca de valor.

Destaque-se com ideias inovadoras

Inovação e criatividade são fundamentais em qualquer empresa que queira se destacar neste mundo competitivo em que vivemos. Confira algumas dicas que separamos para despertar a capacidade criativa da sua equipe:

Escute mais: Tudo começa com o diálogo. A opinião dos colaboradores a respeito das metodologias, problemas e decisões da empresa pode ser uma ótima fonte de ideias criativas. O feedback não deve ser focado em criticar o colega, e sim em ajudá-lo a desenvolver suas capacidades e entender os fatores de melhoria.
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Aplique o brainstorming: Brainstorming – também conhecido como “chuva de ideias”, essa é uma técnica bastante usada nas agências de comunicação para estimular o pensamento dos colaboradores, sem julgamento prévio.
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Invista no espaço físico: Um ambiente diferenciado, confortável, colorido, e que permita a interação entre grupos, o descanso e a diversão, tudo isso pode contribuir com a criatividade. ⠀

Contrate uma agência de marketing digital

O universo online tornou-se hoje o maior aliado na divulgação e fortalecimento de marcas. Nesse meio é possível fazer um bom trabalho orgânico e pago.

Você já reparou que quando precisa adquirir algo, fazer uma pesquisa de busca de serviço ou produto, o primeiro recurso é a internet, mais precisamente o Google? Esse é um trabalho muito utilizado nas empresas, por meio do SEO, que é a otimização de mecanismos de buscas.

Se você fez uma boa pesquisa da sua concorrência, viabilizará bastante esse serviço oferecido. E nesse caso, profissionais especializados nessa otimização fazem a toda a diferença, razão pela qual tornou-se bastante viável a contratação de uma agência de marketing digital.

O mesmo ocorre em todo o processo de planejamento, divulgação e análise das mídias sociais – uma equipe apta para executar essas atividades geram maior resultado às empresas.

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(Imagens: Freepik)

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