Como agregar valor à minha marca no meio digital?

Você já parou para pensar qual a real necessidade do seu cliente? É preciso saber essa necessidade ou desejo para de fato satisfazê-lo e consequentemente fazer a sua marca crescer no meio digital.

As marcas devem antes de qualquer coisa criar uma conexão com o público que ela quer se conectar, para isso deve saber quem é esse público e qual a linguagem para uma comunicação certeira. Para isso é necessário traçar o perfil desse público e criar uma persona, uma personagem fictícia a partir do seu cliente ideal.

A partir dessa análise e entendimento, tanto do seu cliente como da construção dessa persona, fica mais fácil desenvolver uma boa relação digital e uma boa prospecção de negócios.

Daí entra a questão, o que o seu cliente quer, o furo ou a furadeira? Calma, que você vai entender.

Você quer vender o produto, o serviço, mas o que de fato o seu cliente quer comprar é o resultado, então, agora que a sua comunicação está direcionada ao público certo e você sabe o que ele quer fica muito mais fácil se relacionar e mostrar o quão útil você, sua marca pode ser a ele.

E como passar essa informação a esse potencial cliente sem oferecer de cara meu produto?

Ai entra o tema central da nossa conversa aqui: agregar valor, mostrar que você está pronto e apto para oferecer o que ele precisa, demonstrar claramente que você atende aos seus anseios e desejos sem empurrar um produto para ele comprar e sim gerando valor a sua marca, atraindo seu cliente de forma natural.

Nesse caso você pode e deve se preocupar em transmitir quais os benefícios concedidos pelo produto/serviço a ser vendido/ oferecido; mostrar como é rápido e prático por exemplo fazer “furos” certeiros e não apenas vender uma furadeira, entende? Em outras palavras, o que a pessoa quer é o resultado, atender às suas necessidades, aos seus anseios.

Então, fica aqui a pergunta: o seu cliente precisa de uma furadeira ou de um furo na parede? As pessoas querem saber a diferença que o seu produto vai fazer na vida delas.

Isso é gerar valor, atrair seu potencial cliente com aquilo que de fato tenha a ver com ele, com o que ele precisa. Para isso, torna-se imprescindível uma boa comunicação, aquela que fala a língua do seu público, que traga uma conexão clara de identificação entre a sua empresa/ marca e esse público.

Veja aqui algumas maneiras de buscar essa conexão e gerar mais valor à sua marca trabalhando o marketing digital:

Invista nas redes sociais

A presença digital de uma marca é excepcionalmente importante para alavancar os resultados em todos os sentidos, desde a divulgação dos seus produtos/serviços até o relacionamento com seus clientes. Lembrando que essa divulgação surte muito mais efeito se desenvolvida de modo planejado, entendendo sempre as necessidades do cliente, como já citado acima – mas que vale sempre relembrar.
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Ter muitas empresas/ marcas nas redes sociais significa que a competição pela atenção dos usuários é enorme, e por isso você precisa se destacar, mensurar seus resultados e entender como andam de fato suas estratégias de comunicação nessas mídias.

Por essa razão, não adianta apenas estar nas redes, fazer publicações e ponto. Lembra da tal conexão? Pois bem, você não precisa focar a todo instante no seu produto e sim mostrar o quão útil pode ser para esse cliente.

Uma dica é aproveitar o espaço nas mídias sociais para dar sugestões, passar informações relevantes, enfim, gerar um conteúdo que atraia seguidores. Dessa forma você ganha relevância e traz para a sua redes um público certeiro, aquele que de fato se identifica com você.

Bom atendimento é um grande diferencial

O atendimento ao cliente sempre foi um componente muito importante para as relações comerciais, ele é a porta de entrada de qualquer empresa – e pode ser a de saída também, afinal, uma pessoa satisfeita se torna cliente fiel e até um indicador aos amigos. Já uma insatisfação pode gerar repúdio à marca/ estabelecimento e isso vale também para o ambiente digital.

O cliente é o principal gerador de lucros, tratá-lo bem é fundamental para o sucesso do negócio e isso serve para qualquer situação, seja ela presencial ou online.

Engana-se quem pensa que no universo online esse atendimento não faz diferença. Faz, e muita. Deixar de responder a um comentário, a uma mensagem ou demorar para dar um feedback pode não apenas gerar o tal “cancelamento” digital como fazer com que esse potencial cliente busque por uma concorrência que de fato atenda às suas necessidades e saiba se conectar e se relacionar da forma como deve ser.

Utilize o campo de blog para gerar bons conteúdos

Da mesma forma que trabalhar as redes sociais com informações interessantes e que tenham a ver com o perfil do seu potencial cliente, o campo de blog torna-se também um grande aliado para atrair mais pessoas. Se o seu site ainda não tem esse espaço, providencie.

Essa é uma forma de levar esse público para conhecer mais a fundo o seu trabalho. Interessante nesse caso é que você pode trabalhar palavras-chave por meio de técnicas de SEO, tornando possível uma aproximação de pessoas que ainda desconhecem a sua marca, empresa, produto ou serviço e ganhar cada vez mais relevância no seu mercado.

Contrate uma agência de comunicação

As três dicas acima são imprescindíveis para um negócio de sucesso no meio digital como agregador de valor para a sua marca. Mas vale destacar que para desenvolver esse trabalho é preciso tempo e conhecimento de causa, ter um entendimento das ferramentas a serem trabalhadas e saber como lidar em cada situação, senão entra o famoso “dar murro em ponta de faca”, perder tempo, desgastar a sua marca e até mesmo o seu colaborador, que poderia se desempenhar muito mais em outra atividade da sua real função.

Diante desse contexto, fica aqui uma pergunta: por que contratar uma agência de comunicação, sendo que você mesmo “pode cuidar do marketing do seu negócio”?

A resposta já foi dada, mas vamos detalhar um pouco mais:

Para planejar e realizar as estratégias de comunicação, é importante contar com profissionais especializados que enxerguem totalmente a personalidade de sua marca. Por mais que a sua equipe conte com colaboradores que possam conhecer bem sua empresa, muitas vezes, a análise de alguém de fora poderá ser mais técnica para ver as dores e virtudes relacionadas ao seu negócio. Desta maneira, a contratação de uma agência de comunicação torna-se imprescindível para ajudar no crescimento de sua empresa, na conquista de novos públicos ou, até mesmo, no reposicionamento de sua marca.

Uma agência de comunicação trabalhará para que a sua comunicação seja a mais assertiva possível no que se refere aos seus objetivos. Quer gerar valor à sua marca, ter tempo para fazer o que você faz muito bem e conquistar cada vez mais novos clientes, tornando-se referência em seu mercado de trabalho? Contrate uma agência de comunicação, fale agora mesmo com a pontoZap e cresça cada vez mais.

(Imagens: Freepik)

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