O que é identidade visual e o quanto ela é importante para a minha empresa?

Sabe aquela coisa de você bater o olho em uma peça/arte/cartão e, logo de cara, já saber de quem se trata? É mais ou menos essa a função da identidade visual de uma marca/ empresa.

Ela é parte essencial na comunicação de uma empresa e no fortalecimento da marca. É um conjunto de símbolos que a representa. E por ser tão importante, deve estar alinhada em todas as áreas da organização.

Ter uma identidade visual marcante, bem desenvolvida, diferenciada e impactante é fundamental para construir e representar uma marca de valor. Pois é através dela que os consumidores entenderão os principais valores de uma marca, como a mensagem que ela passa e seu posicionamento.

O elemento-chave da identidade visual é o logo. Ele permite que uma marca seja lembrada e reconhecida. Sua criação deve ser feita com base em uma série de informações técnicas e por ter tamanha relevância, o ideal é contar com designers profissionais.

As tipografias, cores, formatos e frases/ palavras têm como objetivo gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva de quem se trata aquele elemento.

Quando se fala em identidade visual geralmente a palavra branding acaba sendo inserido também, então vamos entender um pouco a especificidade de cada um desses dois termos bastante usados no marketing.

Quais as diferenças entre identidade visual e branding?

Identidade visual é o conjunto de todos os aspectos visuais que formam uma marca. Geralmente contém as cores, fontes da marca e outros conteúdos de comunicação como ícones, formas, frases, mascote e o logo.

O branding tem como objetivo registrar, de modo consciente ou não, sua marca na lembrança das pessoas e, cá entre nós, é isso que todos queremos: ser lembrado e escolhido num momento de decisão, não é mesmo? Então, vamos lá para um exemplo.

Cada marca tem um posicionamento no mercado. Vamos citar a Starbucks e uma cafeteria da esquina. Por que um café simples pode ser cobrado bem mais caro se é apenas um café? Ah, não é apenas um café. É “o” café. É aí que entra o branding. Antes de vender seu cafezinho, o que a Starbucks vende é branding! Por trás daquele copo com a logomarca verde está todo o posicionamento da empresa, bem como seu propósito e valores, entende? O despertar das sensações ao tomar o café tem um valor único – valor esse que foi muito bem investido. Não é só um café que você vai oferecer, é o seu significado, sua identidade, sua marca. 

E claro, juntamente a isso vem todo um trabalho de identidade visual. De cara você nota que aquele traço esverdeado é único, é da Starbucks, entende?

Como fixar a marca na mente dos clientes?

Muitas pessoas acham que uma marca só é lembrada quando é de uma empresa grande. Enganam-se! Mesmo que você tenha um negócio pequeno ou local, sua marca pode (e deve) sim ser fixada na mente do seu público.

Vale lembrar que toda marca, independente do seu porte, deve estar alinhada ao posicionamento, a sua razão de existir e ao propósito do que se quer oferecer, pense nisso, esse é o primeiro passo.

O próximo, e que trabalha num paralelo, é definir seu público-alvo. É muito importante saber quem são seus clientes potenciais, quem a sua marca quer alcançar. Quando este é definido, fica muito mais fácil pensar em estratégias para fixar sua marca na mente dos clientes, pois você saberá exatamente para quem e como falar.

E você está satisfeito com sua apresentação visual? Mostrar um trabalho bem feito, com design moderno, informações objetivas, claras e limpas sobre a sua proposta é imprescindível. Lembre-se: tudo deve estar alinhado: branding e identidade visuais caminham num mesmo passo.

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(Imagens: Freepik)

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