Black Friday: dicas para vender mais e se destacar no digital

Você está preparado para a Black Friday? Esse é o momento em que as vendas tendem a aumentar ainda mais, já que essa é uma das ações que mais movimentam o mercado brasileiro e fazem não apenas os varejistas, mas vários prestadores de serviços faturar.

Vale lembrar que essa campanha veio originalmente dos Estados Unidos e ganhou forma aqui no Brasil. Ela acontece oficialmente na última sexta-feira de novembro, mas muitas marcas acabaram se aproveitando do mês inteiro para lançar descontos, promoções, combos imperdíveis etc, sendo que o dia mais forte é uma data específica.

O evento neste ano acontece no dia 25 e se você ainda não se preparou, corre aproveitar para conquistar novos clientes, seja no universo online ou nas lojas físicas.

Só pra você ter uma ideia do sucesso que é a Black Friday, no ano passado, em 2021, o período (entre quinta e sexta) faturou por exemplo no mercado online 5,4 bilhões de reais, ou seja, teve um aumento de 5,8% comparado ao ano anterior, segundo dados levantados pela Neotrust, empresa de tecnologia que monitora mais de 85% do e-commerce brasileiro.

Ainda que possa parecer algo inviável para empresas menores, as ações das grandes marcas podem servir como inspiração na boa exploração da Black Friday. Enquanto essas entram com força total e com grande investimento na contratação de artistas renomados para transmissão ao vivo, de modo a atrair ainda mais sei público para as ofertas, pequenas e médias também podem fazer uso desses mesmos recursos que a internet oferece, como por exemplo as próprias lives, com menor duração e influenciadores digitais que tenha a ver com o seu público.

Confira a seguir 6 dicas que separamos para a Black Friday:

1. Tenha um site bem estruturado

Fique atento a estrutura do seu site, pois ele pode receber um volume maior de visitas e acabar caindo, apresentando problemas, ficar lento e essa se tornar uma péssima experiência ao usuário – muitos se frustram e não voltam mais.

Confira se possui links quebrados, se as imagens estão com qualidades, se as descrições estão corretas, e o mais importante, se o site está adaptado para smartphones.

2. Ofereça descontos imperdíveis

E claro, que faça sentido para a sua empresa. Muitos “espertinhos” aproveitam para maquiar os preços e enganar os consumidores. Não faça isso. As pessoas estão cada vez mais atentas em relação aos preços. Por isso, ofereça de fato ótimos descontos para suas vendas bombarem!

3. Crie um cronômetro de contagem regressiva

Muitas pessoas acabam abandonando o carrinho de compras justamente por achar que aquele produto não irá esgotar tão rápido ou até mesmo por indecisão.

Na maioria das vezes, eles gostam de comparar o preço com os concorrentes. Portanto, incluir um cronômetro de contagem regressiva nas ofertas pode motivar os clientes a decidir mais rápido pois estará ciente que determinado produto está acabando.

4. Avalie os resultados anteriores

Essa é uma ótica dica para ficar por dentro do que acontece de fato em suas vendas na Black Friday. Faça uma análise do seu histórico. Assim você saberá quais expectativas e objetivos criar, o que certo, o que não deu e como melhorar suas ações e estratégias.

5. Comunique-se com seus clientes

É hora se comunicar, engajar e converter leads! Envie mensagens e e-mails com as ofertas de Black Friday, lembrando de sempre demonstrar a urgência para comprar determinado produto.

6. Não economize em campanhas digitais

Uma boa forma de levar o seu cliente para o seu site no caso de um e-commerce é estar onde ele está, buscar as redes sociais que ele utiliza com anúncios pagos e estratégias de Call to Action de modo a visitarem o seu site e não deixar de fazer campanhas de Google Ads com foco na Black Friday.

(Imagem: Freepik)

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