Dicas simples e imprescindíveis para fazer uma live de sucesso

As transmissões ao vivo nas redes sociais estão cada vez mais em alta e tem muitas pessoas e empresas se dando bem com essa comunicação. Mas será que é tão simples aparecer do outro lado da tela e dar o recado? Hoje estamos aqui para te ajudar a criar coragem e começar a pensar nessa possibilidade. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Veja a seguir:

1. Crie expectativa avisando seu público com antecedência sobre a live

Embora os seguidores recebam notificação de quando você entra ao vivo, é muito importante avisá-los antes. Desperte no seu público a curiosidade e o sentimento de que ele não poderá perder a sua live.

2. Faça um roteiro 

Mesmo que a live seja um vídeo mais informal, pode ser interessante que você crie um roteiro antes de iniciá-la, principalmente se for apresentar algum produto ou até mesmo sobre um assunto específico, para sair com todas as informações corretas. Até porque, não há nada melhor do que ter tudo muito bem organizadinho e planejado sobre o que vai falar, não é mesmo? Isso não quer dizer que você deva seguir uma decoreba de frases e palavras, mas saber em que momento tratar de tal assunto, mudar de prosa ou dar mais ênfase ao que quer efetivamente destacar. O roteiro te dá esse norte.

3. Cuidado com a qualidade de áudio e vídeo 

Não é uma necessidade ter equipamentos profissionais, mas garanta que seu celular, por exemplo, tenha uma boa qualidade de áudio e vídeo para oferecer uma live bem-feita. Se for gravar no celular, você pode usar o fone de ouvido, ele capta melhor o áudio. E, claro, evite lugares agitados, com falas ao seu redor, cachorro latindo etc.

4. Prepare o cenário para a gravação

O cenário é muito importante para o sucesso de uma transmissão. Da mesma maneira que um cenário sem nada não gera atração, um lugar muito decorado pode desviar a atenção dos espectadores.Esteja em um local com uma boa iluminação e uma decoração que esteja de acordo com o assunto. Se você estiver sozinho, uma dica importante é ter um suporte para o celular, assim irá apresentar um bom enquadramento. Mas, na real, sempre é bom ter alguém por perto para te dar uma retaguarda.

5. Peça ao seu público para te seguir para receber notificações

Aproveite durante a live para informar ao seu público que é possível “seguir” a sua página e receber notificações para a próxima vez que você entrar ao vivo. Assim, quem gostou do seu conteúdo terá chances de te assistir novamente.

6. Engaje com a audiência

Aproveite ao máximo a sua transmissão para interagire assim ficar mais próximo de quem está assistindo. Responda às perguntas feitas na hora e cite o nome de quem perguntou (com certeza seu público gostará e  se engajará muito mais).

7. Explique aos que chegaram depois o que está acontecendo

É importante sempre lembrar dos espectadores que não começaram a assistir a transmissão desde o início. Por isso, constantemente (mas não tanto) vale a pena lembrar o motivo e o assunto da sua live e dar boas-vindas aos que estão chegando.

Uma dica extra:

Comece. Pare de deixar para amanhã. Acredite em você, no seu potencial, no seu projeto e faça acontecer. Faça valer, porque se você não fizer, alguém o fará – bem ou mal. Então, aproveite que agora você já sabe por onde começar e bora iniciar esse trabalho.

(Imagem: Freepik)

    Deixe um comentário

    Open chat