Gatilhos mentais: o que são e como utilizar em sua estratégia de marketing
Você já ouvir falar em gatilhos mentais? Essa é uma expressão que faz parte da psicologia e é muito utilizada no campo do marketing para gerar leads e consequentemente ter sucesso nas vendas de uma marca.
Primeiramente, é importante conhecer e entender seus clientes para descobrir como persuadi-los, isso porque existem sinais em nosso subconsciente que influenciam na decisão de determinadas escolhas. Para isso, trabalhamos os gatilhos mentais.
Mas, afinal, o que são gatilhos mentais e como funcionam?
Gatilhos mentais são decisões e respostas inconscientes que o cérebro toma a um estímulo externo, provocando emoções e sentimentos, podendo ser negativos ou positivos (alegria, tristeza, ansiedade, motivação, medo, entre outros).
Quando um gatilho é ativado, é possível reviver um momento do passado por alguns segundos, lembrando de sua primeira experiência. E isso acontece através dos sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
Nosso cérebro é quem decide quando e o que vamos comprar. Exatamente por isso é muito utilizado nas estratégias de marketing. A partir do momento em que você compreende a mente do cliente, é mais fácil influenciar as suas decisões de compra.
Quais são os gatilhos mentais utilizados no Marketing Digital?
Vamos listar a seguir quais os gatilhos mentais que podem ser ativados durante uma estratégia e como o emocional pode ser estimulado.
Urgência
Esse é um dos gatilhos mais importantes para uma estratégia de sucesso, pois ele ativa um sentimento em que a pessoa percebe que pode perder uma ótima oportunidade naquele momento.
Já teve alguma vez em que você sentiu a necessidade de comprar logo determinado produto que nem precisava tanto assim? Se isso aconteceu, significa que o gatilho mental da urgência foi ativado.
Neste caso, o que limita é o tempo para a tomada de decisão, podendo utilizar frases como “promoção por tempo limitado” ou “apenas hoje”.
Novidade
Quem não ama uma novidade, não é mesmo? Estudos mostram que diante novidades, nosso cérebro emite sentimentos de recompensa, despertando o interesse e a sensação de necessidade.
É possível usar esse gatilho nas estratégias de marketing para anunciar lançamento de produtos novos e manter sempre o público interessado em sua marca.
Escassez
Muitas vezes damos valor somente quando perdemos. E é exatamente sobre isso que se trata o gatilho da escassez. Para isso, é possível sugerir que os produtos ou serviços possuem quantidade limitada, assim, o interesse do consumidor aumenta. É a famosa tática “aproveite, últimas unidades” ou “edição única”.
Reciprocidade
Esse gatilho pode ser ativado quando recebemos algo sem pedir nada em troca, o que faz espertar o sentimento de querer retribuir o favor.
Uma boa estratégia é mandar um brinde em sua primeira compra, assim, o cliente pode querer comprar mais vezes.
Prova Social
A prova social é um poderoso gatilho mental, através dele é possível influenciar um cliente a realizar uma compra.
As pessoas estão sempre em busca de opiniões de outras pessoas antes de comprar algo. Por isso, é natural gostar de certas coisas apenas porque outras pessoas gostam.
Destaque em seu site a popularidade de certos produtos, aqueles que são mais vendidos e não se esqueça de postar feedback disso. Isso significa mostrar resultados.
E aí, qual ou quais desses gatilhos mentais você vai colocar em prática no seu negócio? Quer saber mais sobre como utilizar técnicas e estratégias de marketing eficazes para a sua marca? Fale com a pontoZap, agência de comunicação com foco no atendimento e no melhor resultado.
(Imagem: Freepik)
- MKT
- 20 de janeiro de 2023