Jornada de compra: o que é e quais as etapas?

Se você deseja otimizar suas estratégias de marketing, entender o que é e como funciona a jornada de compra do cliente é fundamental.

Jornada de compra é nada mais que o caminho que o consumidor percorre até a compra final, ou seja, um modelo para entender em qual etapa ele se encontra. Assim, será mais fácil compreender o que se passa para planejar as melhores estratégias de marketing de conteúdo e saber inclusive se o seu potencial cliente está passando por essas etapas ou não.

Quais são as etapas da jornada de compra?

A jornada do consumidor/ jornada de compra possui 4 etapas. Através delas é possível planejar de forma objetiva suas ações de atração para converter os novos clientes.

1. Aprendizado e descoberta

Neste primeiro estágio, o consumidor ainda não se deu conta que possui alguma necessidade ou problema que precisa ser resolvido de algum jeito. Por isso, é importante despertar o seu interesse com conteúdos relevantes e informativos. Quer um exemplo? Posts em blog e nas redes sociais podem gerar um impacto com assuntos relacionados ao seu negócio, isso vai ajudar o consumidor a identificar que tem uma necessidade a ser sanada.

2. Reconhecimento do problema
Nesta etapa, o cliente começa a perceber que tem um “problema” ou uma oportunidade e procura entender mais sobre o tema que lhe chamou a atenção, passando a ir atrás de soluções. E o objetivo é justamente criar essa necessidade.

Materiais ricos como e-books e conteúdo em vídeo são ótimos meios para responder os questionamentos do consumidor, pois além de aprofundar mais os conhecimentos, você receberá em troca os seus dados de contato, como o e-mail, que é o caminho pelo qual você pode chegar até esse possível futuro cliente.

3. Consideração da solução

Nessa terceira fase, o usuário já conseguiu identificar seu problema e está preparado para solucioná-lo, fazendo pesquisas, análises e comparações. Porém, ainda falta o desejo de realizar uma compra e é por este motivo que você deve oferecer conteúdos de nutrição.

Sua estratégia consiste em guiar o cliente nessa busca, apresentando possíveis soluções e escolhas mais adequadas destacando, claro, o seu produto ou serviço.

4. Decisão de compra

Por final, o consumidor analisa as opções que possui e enfim uma decisão de compra. Este é o momento de mostrar os diferenciais da sua marca comparada aos concorrentes e então convencê-lo de que ele deve optar pelo seu produto.

Para isso, você pode aplicar técnicas de persuasão, como enviar depoimentos de clientes, cases de sucesso e oferecer amostras grátis para expor que o seu negócio é a melhor escolha.

Com essas 4 etapas bem alinhadas, não tem como a sua marca, produto ou serviço passar despercebido pelo potencial consumidor. O importante é seguir essa ordem, manter a pessoa bem informada com conteúdos relevantes para atrair esse lead ao seu alcance.

(Imagem: Freepik)

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