Principais tendências de marketing digital em 2022

Já está mais do que na hora de começar 2022 com tudo! Este é um ano com eventos que prometem agitar ainda mais as redes sociais, como por exemplo a Copa do Mundo e que você pode explorar o tema em adaptações à sua marca. Quem trabalha com marketing digital sabe da importância de estar por dentro de todos os acontecimentos que movimentam o universo digital.

Junto com o novo ano, vem novas formas de pensar, desejos e metas. Então, sem mais delongas, confira algumas ações e tendências de marketing que não podem faltar nas suas estratégias.

Vídeos mais curtos

Um grande desafio será passar a sua mensagem em vídeos com menos tempo no Reels do Instagram, TikTok e Shorts do Youtube. Esse tipo de conteúdo tem engajado cada vez mais os seguidores nas plataformas, mas o tempo também define o interesse em consumi-lo ou não. Sabe aquela frase do “menos é mais”? Pois bem, ela cabe muito bem nesse contexto.

Produza um material criativo, atrativo, mas curtinho, combinado?

Site E-commerce

Essa “tendência” já não é novidade, mas cabe aqui como um reforço para quem pode aproveitar essa ferramenta da internet e vender muito mais.

Ter um site próprio com a finalidade de loja virtual viabiliza a sua negociação, sem contar que é possível iniciar um ótimo negócio sem a necessidade de um espaço físico – isso, sim, virou tendência –  e obter bons resultados por meio de um site e-commerce.

Mas vale deixar bem claro que este deve proporcionar uma boa experiência de compra ao usuário e nesse contexto deve estar otimizado, ser ágil, responsivo e atender às reais necessidades do cliente internauta, senão, já sabe, a visita será única, sem volta.

Capriche no conteúdo, no design, na acessibilidade, agilidade…

Novo feed no Instagram

Neste ano, a rede social promete voltar o feed na ordem cronológica. Ou seja, ações em tempo real terão mais engajamento. Um dos tipos de conteúdo que mais engajam é no formato carrossel e isso também deve continuar. Lembrando que é possível colocar até 10 imagens em uma mesma publicação no Instagram. Com criatividade e um bom design dá para dar o recado e atrair novos seguidores e reter cada vez mais quem já segue a sua conta.

Metaverso

Quem deixou essa palavra em alta foi Mark Zuckerberg, dono das principais redes sociais Face, Insta e WhatsApp. No ano passado, o milionário anunciou que sua empresa mudaria o nome para Meta, em alusão ao metaverso, que é a nova realidade que ele deseja construir. Oi? Calma, que a gente explica!

O metaverso é um universo virtual, uma realidade em que o digital vai ser mais importante que o físico. Em algumas situações isso já acontece. E é nesse mercado que as marcas vão querer estar. E 2022 promete ser o ano da exploração digital.  Então, não fique de fora!

Inbound marketing

Essa ainda é uma das mais eficazes estratégias para captação de leads, segundo as pesquisas. Por isso, se você ainda não investe, comece a repensar.

Anúncios

Segundo estudo da Conversion, 69% das pessoas compraram através de anúncios nas redes. E esse investimento deve crescer cada vez mais em 2022. Então, não pense que basta fazer um bom trabalho de conteúdo nas mídias sociais. Sem investimento de mídia seu público não será alcançado. Para isso há diversas técnicas e ferramentas que otimizam esse trabalho.

Invista em Google Ads e faça um bom trabalho de gestão de redes. O resultado é muito significativo, vale a pena.

Consolidação do TikTok

Essa é a rede social que mais cresce na atualidade. O que antes atraía um público predominantemente jovem, hoje atende a uma gama muito maior de personas. O algoritmo do aplicativo favorece a criação de conteúdos divertidos e deve crescer muito como canal de aquisição no Marketing Digital. E engana-se quem pensa que TikTok é só dancinha. Dá pra fazer ótimos storytellings, apresentar sua marca de diversas maneiras, enfim, se conectar de modo atrativo, agradável e objetivo com os seguidores. Enfim, o TikTok tornou-se um ótimo espaço para você falar de várias maneiras sobre as questões básicas da sua área, já que existe uma carência de conteúdo primário.

Por hoje é isso. Embora algumas das citações acima não sejam exatamente tendências porque já existem, vale fortalecer suas ações em torno delas. Quer saber mais sobre como fortalecer sua marca no universo online? Fale agora mesmo com a equipe pontoZap, agência de comunicação e marketing digital que atua há mais de 16 anos no mercado. Estamos conectadíssimos com as novidades e queremos compartilhá-las com você.

(Imagem: Freepik)

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