Por que devo contratar uma Assessoria de Comunicação para o meu colégio?

Já parou para pensar que hoje em dia, antes mesmo de uma família decidir ir a um colégio para conhecer a estrutura, ela já pesquisou um bocadinho da instituição nas redes sociais, em seu site e outros meios digitais?

Pois bem, a internet chegou para facilitar a nossa vida. Ela deu o passo inicial para esse contato e, como diz o antigo ditado, “a primeira impressão é aquela que fica”, essa visita virtual pode fazer toda a diferença.

Nesse contexto, podemos dizer que tanto o site quanto as demais redes sociais são como uma vitrine de uma loja: se essa estiver atrativa, interessante, a pessoa entra. Ao contrário, ela vai só dar uma olhadinha – e vai embora.

E por essa razão se faz imprescindível a necessidade de uma boa assessoria de comunicação para o seu colégio. E é exatamente aí que entra a atuação de uma agência de comunicação e marketing digital.

Ações fundamentais para a instituição de ensino se destacar:

1 – Promova eventos
Os eventos são uma grande oportunidade para se aproximar dos alunos – eles podem ser virtuais, híbridos ou presenciais. Permita, inclusive, que se convidem amigos. Com isso, você abrirá portas para que outras pessoas conheçam o trabalho da sua escola, considerando a possibilidade de novas captações de alunos. 

2 – Tenha uma estrutura de comunicação interna
Sem ela, informações são perdidas, recados são esquecidos, agendas ficam bagunçadas. Invista em um esquema eficiente de comunicação interna. Essa dica também vale para a comunicação digital. 

3 – Divulgue seu colégio na internet
As mídias sociais são essenciais não só para a divulgação, mas também para a relação com os pais, isso é muito importante. Elas são também uma “vitrine” para potenciais novos alunos. É necessário ser conhecido nas redes – e o que a Assessoria de Comunicação faz é exatamente abrir espaços para você nas principais mídias.

4 – Faça informativos

Divulgue informações importantes em peças específicas: faça informativos, boletins, comunicação interna e externa. Muitos colégios exploram a sua comunicação por meio de jornais eletrônicos, sem contar a importância de manter em seu site um espaço para essa finalidade, que pode ser trabalhado no campo de blog.

Aqui fica uma dica: uma boa comunicação em seu blog, com palavras-chaves adequadas e conteúdo relevante e atrativo pode fazer com que o site do seu colégio seja mais facilmente encontrado no Google, para isso existem algumas estratégias e ferramentas importantes a serem utilizadas.

5 – Tenha um site responsivo, limpo e objetivo

Manter um canal próprio de comunicação é de total relevância. Isso se faz por meio do site do colégio, que pode inclusive ser otimizado para ser encontrado no Google.

Mas para oferecer uma boa experiência ao pai/ mãe/ aluno, o site precisa estar adequado tecnicamente e com um design de qualidade, afinal de contas essa é a vitrine do seu colégio.

Embora estejamos na era digital em que a maioria dos acessos é feita com o dispositivo celular, ainda vemos muitos sites não adaptados para essa realidade, tornando frustrada a visita do internauta, que muitas vezes desiste de prosseguir na consulta às demais páginas.

A clareza das informações aliada ao bom design de modo a facilitar a busca faz toda a diferença.

6 – Invista nas mídias digitais

Ao contrário do que muitos pensam, disponibilizar uma verba para anúncios pagos no Google e redes sociais são investimentos e não gastos.

Hoje em dia é possível começar um investimento em mídia paga com baixo valor, o orçamento varia de acordo com o faturamento e as condições do seu negócio, o importante é não deixar de investir. Se precisar iniciar com uma verba mínima possível, ok, mas comece.

Vale destacar que todo esse trabalho digital somente terá êxito se tiver um bom acompanhamento de equipe de comunicação. Nesse caso, o interessante é ter como aliado uma agência de comunicação para escolas.

Veja algumas vantagens de contratar uma agência:

Menos custos

Pode até parecer contraditório, mas essa é uma das vantagens. A agência tem expertise para entender as necessidades, criando campanhas otimizadas direcionadas ao seu público-alvo.

Foco na sua atividade

Ao contratar uma agência, você e os seus funcionários focarão nas atividades principais do colégio, trazendo um maior retorno financeiro.

Criação de identidade para o colégio

A criação vai desde a concepção de um de um nome e logotipo que transmitam os seus valores, de um site moderno e funcional, até a criação de papelaria.

Mensuração dos seus resultados

Outra vantagem de contar com uma agência especializada é a possibilidade de mensurar os resultados de marketing. A agência entrega relatórios sobre o desempenho das ações realizadas. E com esses resultados, você tem a relevância do investimento em comunicação.

Quer saber mais? Fale com a pontoZap, somos especialistas em conteúdo para escolas. Atuamos há 16 anos com Comunicação para Colégios. Entre em contato com a nossa equipe. Atendemos escolas de São Paulo, ABC, Campinas e região.

(Imagem: Freepik)

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