Como melhorar o desempenho do seu colégio nas redes sociais?

Divulgar a instituição de ensino nas redes sociais tornou-se um dos principais meios como forma de consolidar um bom relacionamento com o público potencial. Essa é mais uma ferramenta do marketing digital, que pode oferecer diversas ações e possibilidades para isso.

Sabemos que hoje em dia a maioria das famílias antes mesmo decidir ir a um colégio para conhecer a estrutura já realizou uma pesquisa sobre a instituição na internet, o que é natural, já que o celular está na mão e basta uma palavra-chave no Google ou uma visita a uma conta ou perfil das mídias sociais para saber como uma escola trabalha, o que ela oferece, qual o feedback dos pais, alunos etc.

Pois bem, o meio digital chegou para facilitar a nossa vida. Ele é o passo inicial para esse contato e, como diz o antigo ditado que “a primeira impressão é a que fica” e no caso das redes sociais, essa visita virtual pode fazer toda a diferença.

Através das redes sociais é possível planejar, criar e analisar se as estratégias estão dando certo ou não. Dessa maneira, os colégios captam novos alunos e se relacionam com aqueles que já fazem parte do seu universo acadêmico.

Importância de uma boa gestão de redes sociais

Apesar de parecer simples, gerar conteúdo para redes sociais demanda um alinhamento com a estratégia e o acompanhamento do perfil do seu público para a produção de materiais que possam criar o interesse nos seus seguidores.

Mas lembre-se, não adianta postar em uma mídia social sem estratégia, sem um investimento e sem saber qual é o público que você quer atingir. Podemos dizer que trabalhar dessa forma seria perder tempo e não obter resultados esperados.

Qual o melhor horário para postar nas redes sociais?

No digital tudo muda muito rápido e não há nada definitivo. Quando você pensa em uma estratégia online, tudo depende do público que você quer atingir – e com o horário, isso não seria diferente.

Poste suas fotos em horários estratégicos e faça uma análise: qual teve mais comentários, alcance, compartilhamentos, curtidas em determinada hora, e faça esses testes por algumas semanas para ter respostas – quem gerencia a rede sabe lidar com isso também.

Vale a pena investir em mídia paga?

Hoje a demanda cresceu e não há espaço suficiente para todas as postagens aparecerem nas linhas do tempo dos seguidores. Então, sim, vale a pena investir em mídia paga. Essa ferramenta é uma estratégia importante que busca atrair o público-alvo, gerar tráfego e aumentar a exposição da sua escola por meio de anúncios pagos.

A escolha de onde anunciar e quanto pagar é fundamental, por isso, não adianta sair investindo de qualquer jeito, sem saber para quem você quer aparecer. E isso tudo exige um bom trabalho de marketing.

Veja a seguir algumas dicas de como divulgar o seu Colégio nas mídias sociais:

1. Entenda o seu público-alvo

Imprescindível saber quem é o seu público e quais mídias ele acessa. Nesse caso, os pais tornam-se os principais alvos dos colégios – isso não quer dizer que não se deva trabalhar com publicações voltadas aos alunos quando se tratar de Ensino Médio e superior.  O próximo passo é criar bons conteúdos para as postagens.

2. O que postar?

Boa pergunta. Nada de temas polêmicos que possam gerar conflitos, já tem muita polarização nas redes, não é mesmo? Mas isso não significa que a escola não deva se manifestar em alguns assuntos que apontem seus valores e posicionamento. Mantenha sua página com informações relevantes aos pais, mescle assuntos da escola com temas gerais sobre educação, comportamento, meio ambiente, curiosidades, cultura etc.

3. Cuidado com a escrita

Conteúdos com erros, principalmente de português, podem comprometer a credibilidade da escola, por isso importante ter sempre alguém que tenha uma boa noção de escrita. Vale ressaltar aqui que as agências de comunicação prezam muito por textos de qualidade de conteúdo e boa linguagem. Contratar uma agência de comunicação que tenha jornalistas ou profissionais formados em letras viabiliza bastante esse processo.

4. Cuidado com a exposição dos alunos

O ideal é que o colégio crie um termo de autorização do uso de imagem e, ainda assim, tenha muita cautela em relação às publicações.

5. Utilize imagens de qualidade

Não use fotos ou vídeos ruins, afinal, as redes sociais são uma vitrine para a sua escola. Pense num cenário bacana, numa boa luz, em imagens atrativas e interessantes, isso vale para fotos e vídeos.

6. Postagens frequentes

É importante ter regularidade nas inserções para um melhor engajamento com os seguidores, estabelecendo dias e até mesmo horários para as divulgações – mas sem exageros.

7. Mantenha-se conectado com seu seguidor

Qualquer comentário, reação ou mensagens enviadas para a sua página/conta precisam de retorno da escola. Se alguém escreveu algo, merece atenção. Responda sempre e, claro, com muita cordialidade e simpatia!

8. Divulgue os trabalhos bem-sucedidos

Mostrar ações que geraram bons frutos, uma prova entre escolas em que o aluno se saiu bem, por exemplo, se o estudante venceu alguma olímpiada, um concurso, alguma feira importante da escola, tudo isso gera um olhar positivo a quem visita a página. Dessa forma, você mostra o diferencial do seu colégio.

9. Invista em agência de Marketing Digital para o seu colégio

Por último, mas não mesmo importante, deixamos essa dica. Não, não estamos puxando a sardinha para o nosso lado, apenas deixando bem claro que se o colégio quer resultado eficiente esse só ocorrerá com uma dedicação, empenho e conhecimento de causa, no caso das ferramentas certeiras para que se obtenha o objetivo esperado.

Uma agência de Marketing Digital para colégios sabe quais são as principais estratégias tanto de campanhas de matrículas, que devem ser trabalhadas durante o ano inteiro, como as demais ações que corroboram para a obtenção daquilo que se espera, que é a retenção de alunos e a busca de novas matrículas.

Diante de todo esse contexto, o melhor investimento nesse caso é ter como parceiro nesse trabalho uma agência que atue com expertise em marketing digital para colégios.

A pontozap atua na gestão de redes sociais, google Ads, conteúdo para blogs e mídias digitais para colégios, construção de sites para instituições de ensino dentre outros serviços de estratégias de comunicação e marketing digital para escolas. Quer saber mais sobre como melhorar as suas redes sociais? Fale agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.

(Imagem: Freepik)

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