Por que sua escola ou indústria precisa pensar em marketing de voz agora

O marketing de voz já chegou. Mas e aí, sua empresa está preparada?

Ao fazer uma busca no Google sobre um produto, uma escola, um lugar ou qualquer outro assunto, você digita ou fala a informação que quer saber? Se a resposta for a segunda opção, saiba que você está seguindo a tendência da maioria das pessoas hoje em dia. E essa pergunta tem tudo a ver com o tema abordado aqui.

Quando o Google lançou o assistente de voz em português, em 2017, parecia uma tecnologia distante. No entanto, hoje sete em cada dez brasileiros usam assistentes de voz no celular ou em dispositivos como Alexa e Google Nest. E a tendência só cresce.

O que isso significa para sua indústria, serviço ou escola?

✅ 1. Seu site precisa estar otimizado para buscas por voz

As pessoas falam diferente de como escrevem. Por exemplo, agora em época de campanha de matrículas para escolas, no Google, as famílias elas digitam “colégio infantil São Paulo”, mas na voz perguntam: “Qual é o melhor colégio infantil perto de mim?”. Portanto, se seu site não estiver preparado para essa estrutura de pergunta, você perde relevância e, pior, seu concorrente entre em cena.

✅ 2. Seus conteúdos precisam ser conversacionais

Redações diretas, linguagem clara, perguntas e respostas bem estruturadas tornam seu conteúdo mais fácil de ser encontrado por assistentes de voz. Além disso, pense no que o usuário perguntaria em voz alta sobre seu serviço.

✅ 3. Ter um bom trabalho de marketing de voz aproxima marcas de pessoas

Indústrias estão usando assistentes de voz para treinar operadores e agilizar processos internos. Da mesma forma, escolas e empresas estão utilizando para atendimento automatizado humanizado. O impacto vai além do marketing externo.

✅ 4. Até 2026, 50% das buscas no Brasil devem ser por voz

Em outras palavras, se sua marca não estiver pronta, o concorrente estará.

O que fazer agora?

Revise seu site e conteúdo pensando em perguntas reais.
Adapte seus textos para linguagem natural e fluida.
Estude soluções de assistentes de voz internos para otimizar processos.

Não é só tendência. É mudança de comportamento.

Uma coisa é clara: o marketing de voz já está transformando como pessoas consomem informação e compram. Por isso, preparar sua marca agora é garantir competitividade hoje, até porque amanhã pode ser tarde demais.

Quer deixar sua empresa pronta para a era do marketing de voz?
A pontoZap é uma agência de Marketing Digital e entende muito bem sobre as tendências do mercado. O trabalho de otimização de site para busca de voz é uma das estratégias digitais, entre outras ações que podem fazer toda a diferença no bom resultado da sua escola, serviço ou indústria.

Fale com a gente agora mesmo e descubra como aplicamos o marketing de voz de forma estratégica no seu negócio.

(Imagem: Freepik)

    Deixe um comentário