Ter um mascote em sua escola ou empresa é um diferencial
Se você olhar o significado da palavra “mascote” já vai ver que ter um em sua empresa, no mínimo, lhe trará bons fluidos, já que ele significa “pessoa, animal ou coisa que se considera como capaz de proporcionar sorte, felicidade”. E quem não quer isso, não é mesmo?
Pois bem, aí entra essa palavrinha mágica nas ações de marketing, aliás, diga-se se passagem, defensores assíduos dessa implementação ressaltam que os mascotes surgiram antes mesmo do branding se popularizar.
De fato, se você parar para observar algumas marcas vai perceber que muitas já caminhavam com esse tipo de ação, justamente por se tratar de uma estratégia eficiente para atrair diversas faixas etárias, servindo como interação e até mesmo fortalecimento da marca.
Marcas de grandes empresas utilizam mascotes como estratégia de marketing
Um dos mascotes mais lembrados e que fizeram parte de várias ações de marketing foram os bichinhos da Parmalat. Lembra? Quem não se encantava com eles! Tem também o famoso frango da Sadia e outros tantos que ainda chamam, e muito, a atenção do público.
A revista Exame, por exemplo destaca, em texto publicado em seu portal, dez mascotes que ajudaram a popularizar a marca e que vale a pena dar uma olhada, um deles é o Ronald McDonald e que certamente você conhece.
Essas figuras, em sua maioria carismáticas, conectam marcas e pessoas, criando empatia com o consumidor nessa associação ao personagem, que vai além da comercialização dos seus produtos, desenvolvendo também afetividade e aproximação, tornando os mascotes parte das ações de marketing da empresa/ marca.
Aqui, citamos algumas marcas de grandes empresas, no entanto, pequenas e médias, inclusive colégios, também entenderam a necessidade de ter como fortalecimento de marketing a utilização de mascotes. A exemplo disso, recentemente a pontoZap comunicação criou o design de um lindo mascote para a escola Semear, produzido em fibra pela empresa de cenografia lúdica Mix Gigante e que encantou a todos.
Para a criação deste mascote, o colégio passou um briefing à equipe de desenvolvimento da pontoZap, de modo a chegar no entendimento da real necessidade do cliente. E o resultado foi excelente.
Quais os benefícios de ter um mascote para a sua escola ou empresa?
Falamos muito em outros textos da importância de humanizar a marca – está aí mais uma forma de trabalhar esse tema, já que ter um mascote, além de ótimo meio de propagação e divulgação, também gera vínculo afetivo e de proximidade com o seu público.
Quando um mascote é desenvolvido e utilizado de forma correta, ele pode melhorar o desempenho de uma marca no mercado, além de se destacar da concorrência atraindo, inclusive, novos clientes.
Quer deixar a sua marca mais humanizada com um mascote desenvolvido pela pontoZap? Fale agora mesmo com a gente, será um prazer ajudar a proporcionar sorte e felicidade para o seu colégio ou empresa.
(Na imagem, mascote criado pela pontoZap para a Escola Semear, produzido pela empresa parceira Mix Gigante/ Foto enviada pela cliente)
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- 4 de junho de 2021