Funil de vendas: o que é e quais as etapas nesse processo?

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Em outras palavras, ele mostra do caminho que o cliente faz até fechar a compra. O ideal é que tenha também a fase de pós-venda e fidelização.

Normalmente, um funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.
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A compra não é um processo totalmente igual, ela ocorre por etapas. Isso porque, durante a sua trajetória, o cliente passa por vários momentos que indicam a proximidade que ele está de comprar. Então, para designar qual é esse nível do cliente em relação à decisão de compra, dividimos esses momentos entre aprendizado e descoberta (topo), reconhecimento do problema e consideração da solução (meio) e decisão de compra (fundo). Assim, temos as etapas do funil de vendas.

Qual a importância do funil de vendas?

O funil de vendas é essencial para que os leads se tornem efetivamente seus clientes, pois é através dele que os consumidores são conduzidos pelos estágios até chegar no objetivo final que é fidelizar. E fazer isso de forma precisa, agregando valor e mostrando que você tem a solução para ele.

Como construir um funil de vendas? Trabalhando etapa a etapa. Veja:

Topo do funil

Essa é a etapa em que sua empresa deve oferecer um conteúdo que faça com que o cliente perceba que ele pode estar enfrentando um problema e que esse problema pode ser resolvido. Suas estratégias de marketing devem direcionadas a um cliente em potencial que não conhece seu negócio.

A apresentação do que você oferece pode ser feita de várias formas, como por exemplo em anúncios em redes sociais.

Quando um potencial cliente reconhece que está enfrentando um problema e que precisa de uma solução, o melhor jeito neste caso é tentar trazer esse usuário para perto e manter uma relação, ou seja, seu foco é atrair e converter usuários em leads. 

Meio do funil

Nessa fase, você está se relacionando com leads que reconhecem o problema que os levou a ter interesse por determinado conteúdo apresentado e entendem da necessidade de uma resolução, porém esse usuário ainda não sabe qual é a melhor solução para a sua demanda. É no meio do funil que são filtrados e qualificados os leads potenciais.

Para isso, a técnica de e-mail marketing é muito usada para educar os leads e contribuir para a qualificação deles.

Fundo do funil

Quando os leads estão no fundo do funil, é o momento em que decidem fazer negócios com sua empresa. Eles levarão seu produto ou serviço em consideração e precisarão e uma motivação final para realizar a compra e logo estará disposto e pronto para isso.

Você pode oferecer algum incentivo para que a compra seja efetuada, como por exemplo, um frete grátis ou um cupom de desconto, assim o interesse só aumenta.

Essa etapa final é chamada de conversão de vendas, e através dela é possível medir os resultados e sucesso do seu funil.

Agora uma informação adicional. Feito todo esse processo, o ideal é trabalhar o pós-venda, assim você mantém a fidelização desse cliente, afinal de contas, sabemos que não é tão fácil passar por todo esse processo e realizar uma única venda com um consumidor e nada mais. Mas esse é assunto para outra pauta. Até breve.

(Imagem: Freepik)

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