Como aumentar a visibilidade da marca na internet e obter sucesso?
Já sabemos que aumentar a visibilidade da marca é muito importante, mas por onde começar? Esse é um grande desafio por qual muitos empreendedores passam, pois não é fácil se destacar em meio à concorrência. Ainda mais quando o empreendedor se encontra competindo com marcas com mais experiência e investimento e precisa sair na frente e alcançar uma posição de evidência.
Apenas ser visto já não basta mais. Por isso, ter visibilidade é ser diferenciado em relação aos outros. É possível alcançar essa meta de diversos meios, principalmente fazendo uso da criatividade e de um bom planejamento estratégico.
Claro, não tem essa de receita pronta para o sucesso, mas colocando em prática algumas ações, sua empresa pode sim alcançar a tão sonhada visibilidade. Confira a seguir nossas dicas.
1. Tenha uma identidade visual marcante
Sabe aquela coisa de você bater o olho em uma peça, uma arte ou um cartão e, logo de cara, já saber de quem se trata? É mais ou menos essa a função da identidade visual de uma marca, de uma empresa.
Ter uma identidade visual marcante, bem desenvolvida, diferenciada e impactante é fundamental para construir e representar uma marca de valor, pois é através dela que as pessoas passam a entender os principais valores de uma marca, como a mensagem que ela passa e seu posicionamento.
2. Produza conteúdo relevante
Essa é uma estratégia muito importante. É preciso entender que hoje o consumidor passa por um processo de conhecimento das marcas até chegar na decisão de compra. E isso se faz por meio de conteúdo, principalmente em se tratando de mídia digital, que se tornou o melhor e mais rápido caminho para aproximar o público-alvo.
E como citamos no início do texto, embora existam os grandes, os chamados tubarões na nossa frente, que é o caso da concorrência maior, um bom trabalho de marketing Digital pode colocar uma marca menor em patamares próximo. Aqui entra a criatividade citada e saber onde e como investir na internet.
3. Humanize sua marca
Sabe aquela sensação de estar falando com um robô? Ninguém quer, não é mesmo? Seu cliente, seu seguidor quer estar cada vez mais próximo da sua marca, se sentir parte dela e entender o que você tem a dizer. Sabe aquela coisa de inspirar? É isso o que ele quer, que a sua marca se torne inspiradora e que dê a possibilidade de interagir com ela.
O efeito dessa aproximação, realizado por meio de um bom trabalho de marketing humanizado, é notório e bastante positivo, resultando num maior engajamento com a marca e gerando mais visibilidade.
4. Tenha frequência nas postagens das redes sociais
A produção de um bom conteúdo é extremamente importante para qualquer marca. Mas outro fator fundamental é a frequência nas postagens. Um conteúdo antigo não gera engajamento e pode fazer com que seu público deixe de seguir a página. Pense nisso.
Mas cabe ressaltar que postar por postar também não adianta. Há de se fazer um planejamento sobre o que publicar e aqui entra o perfil do seu público, as redes que ele segue e como manter sempre uma boa relação nessas mídias com quem interage com você. Engajamento é a bola da vez. Seu público precisa engajar com a sua marca, falar com ela e falar dela, para isso é necessário saber atrair esse potencial cliente e fazê-lo passar por caminhos diversos no meio digital e isso se faz com frequência de publicação com conteúdos atrativos.
4. Bom atendimento é fundamental
O atendimento é um fator crucial para o sucesso de qualquer marca. Através de um bom atendimento é possível encantar os clientes a ponto de eles compartilharem essa experiência positiva com as outras pessoas.
Jamais deixe um comentário sem resposta. Lembre-se sempre que se alguém escreveu algo na sua rede social, principalmente fez uma pergunta, essa pessoa quer ser atendida. Outra dica é aceitar as críticas bem como você aceita um elogio. Busque o que precisa ser melhorado e nunca ignore a mensagem de um seguidor.
6. Invista em anúncios pagos
Ter muitas empresas nas mídias digitais significa que a competição pela atenção dos usuários é enorme, e por isso você precisa se destacar, mensurar seus resultados e entender como andam de fato suas estratégias de promoção nessas mídias. E isso vale para as marcas pequenas, médias e grandes.
Se você quer que suas publicações sejam vistas e encontradas, não tem jeito, tem que pagar para melhorar o alcance dos anúncios. Daí você diz: ah, mas as redes sociais são de graça, é só postar nelas e as pessoas vão ver. Não é bem assim. A competição é grande. Imagine um funil por onde passam as publicações, é mais ou menos assim e aí aparece mais aquele que investe.
Mas não é apenas colocar uma verba de mídia e pronto. Tem que saber como fazer para obter o melhor desempenho e para isso é necessário planejar e conhecer bem esse processo de tráfego pago, saber qual orçamento escolher, dentre outros fatores que fazem toda a diferença nessa ação.
7. Trabalhe o e-mail marketing
O E-mail marketing continua forme e forte, gerando ótimos resultados, sendo utilizado para estreitar cada vez mais o relacionamento com o seu público, afinal de contas, todo mundo tem um e-mail para enviar e receber mensagens.
O envio de e-mail marketing por meio de sistema automatizado te possibilita interagir com um número grande de pessoas. Também é possível criar campanhas estratégicas para um público segmentado. Ou seja, você pode segmentar o seu lead com base em diversas informações de interesses distintos. E ao contrário do que muitos pensam, esse não é um serviço de alto custo.
8. Contrate uma agência de comunicação
Para planejar e realizar as estratégias de comunicação é importante contar com profissionais especializados que enxerguem totalmente a personalidade de sua marca. Aí entra a expertise de uma agência de comunicação. Ela pode ajudar no crescimento de sua empresa, na conquista de novos públicos ou, até mesmo, no reposicionamento (rebranding) de sua marca.
(Imagens Freepik)
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- 6 de dezembro de 2022