O que é psicologia das cores e o que ela tem a ver com o marketing?

Você já entrou em algum estabelecimento atraído pelas cores desse ambiente, seja ele interno ou externo? Mesmo que você não tenha tido essa percepção, provavelmente isso já aconteceu. Isso é natural, muitas vezes inconsciente e ocorre por conta de um estudo denominado psicologia das cores, imprescindível numa estratégia de comunicação.

E mais, essa análise também é trabalhada no marketing digital, seja em um site, numa arte, logomarca, enfim, as cores têm muita relevância e devem fazer parte da estratégia de comunicação de uma marca.

Deu para perceber que a Psicologia das Cores é muito importante no Marketing, seja ele no presencial ou online, pois busca entender o comportamento humano em relação às cores, influenciando em suas emoções, desejos e sentimentos. Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas. Por isso, é fundamental saber o significado delas e como podemos usar uma determinada cor a nosso favor, seja em sua marca e identidade visual de modo geral.

A Roda de Cores, trabalhada nesse contexto, é dividida em cores quentes e frias e pode te ajudar quando for escolher determinada cor para usar em um serviço. As quentes são mais utilizadas para transmitir sensações de energia, paixão e felicidade. Já as frias são usadas para sensações de calmaria e profissionalismo.

Veja a seguir alguns significados atrelados a determinadas cores:

– Laranja: Humor, equilíbrio, calor, energia, entusiasmo, vibração

– Rosa: Amor, romantismo, feminilidade, inocência, satisfação, charme, delicadeza

– Roxo: Realeza, espiritualidade, transformação, erotismo, sabedoria, poder, intimidade

– Azul: Fé, lealdade, verdade, paz, limpeza, frio, tecnologia, calma

– Verde: Calma, perseverança, orgulho, meio ambiente, juventude, fertilidade, renovação

-Vermelho: Energia, paixão, desejo

– Preto: Poder, elegância, mistério, riqueza, medo, tristeza, profundidade

– Marrom: Conforto, estabilidade, simplicidade, resistência, terra

– Cinza: Equilíbrio, neutro, calmo

– Amarelo: Sabedoria, conhecimento, alegria, otimismo, imaginação, esperança, verão

 – Branco: Proteção, respeito, pureza, paz, inverno, casamento, inocência

Quer saber um pouco mais sobre como as cores podem ajudar na experiência do usuário, na aproximação com o cliente e em possíveis vendas? Fale agora mesmo com a pontoZap, agência de comunicação e marketing com mais de 17 anos de experiência.

(Imagem: Freepik)

    Deixe um comentário