11 dicas para criar e bombar seu blog

Para criar um blog é preciso de tempo e dedicação, pois é muito importante postar conteúdo de qualidade para se destacar em meio a tantos outros sites.

Se suas metas são aumentar as visitas do site, gerar mais tráfego orgânico e até mesmo melhorar a autoridade da marca, saiba que o blog é uma ferramenta muito poderosa que pode te levar a atingir esses objetivos, se bem-feito, claro.

Já pesquisou por diversos blogs, anotou algumas ideias, mas ainda não sai do lugar? Então, se liga nessas dicas que separamos para você.

1 – Defina um objetivo

Começamos com essa simples questão: por qual motivo você quer ter um blog? Para gerar autoridade, vender mais, atrair clientes, manter as pessoas informadas? A partir dessa definição, é possível ter uma ideia melhor de quais estratégias deverão ser usadas e o tipo de conteúdo a ser postado.

2 – Crie suas personas

Para um blog de sucesso, é fundamental focar em seu público. Saiba para quem você vai escrever, ou seja, para o público que você quer atingir, pois são esses conteúdos que irão alancar seu blog. Responda as dúvidas e problemas que seus clientes normalmente têm e que você, como empresa, pode solucionar.

3 – Faça um cronograma de postagens

Sem dúvidas, ter um planejamento de publicações vai ajudar muito a manter o blog sempre atualizado e organizado.  Defina qual será a periodicidade dos posts e os temas a serem abordados.

4 – Palavras-chaves

Além de produzir conteúdos de qualidade, é imprescindível fazer um bom trabalho de escolhas de palavras-chave, entendendo como o seu potencial cliente buscaria em um site buscador, que é o primeiro passo para ser encontrado no Google. Ele ajuda a identificar como seu público-alvo pode pesquisar e encontrar seu blog nos mecanismos de pesquisa. As palavras-chave podem estar presentes em todo conteúdo, como títulos, nos textos etc.

5 – Tenha consistência nas postagens

Entregar conteúdo de forma frequente é muito importante para o sucesso de um blog. Poste pelo menos toda semana e não se esqueça da qualidade. Se em seu planejamento você colocou fazer um post por semana, não faça menos que isso.

6 – Utilize títulos chamativos

Os títulos precisam ser atraentes e não podem fugir do conteúdo do post. Não prometa um assunto que você não irá abordar, afinal, quem acessa o blog quer ler o que o título anuncia. Faça perguntas e utilize números, isso pode despertar a curiosidade das pessoas.

7 – Divulgue seu blog nas mídias sociais

Utilize também outros meios de divulgação para ajudar o blog a ter mais relevância. Assim, o seu site pode alcançar um público maior e receber visitas de outros canais. Uma dica é sempre publicar nas redes sociais que tem novidade no blog com chamada para o link.

8 – Seja original

Fuja do copiar e colar. O Google não é bobo, ele sabe muito bem quando você está meramente repostando uma publicação e quando o seu conteúdo traz algo novo, diferente e interessante. Isso traz a relevância que o buscador entende como autoridade, levando o seu conteúdo para o topo da página.

9 – Não se esqueça de uma boa imagem

Boas imagens podem tornar o post mais interessante e chamar atenção do leitor o convidando para ler. Fique atento na qualidade, formato e principalmente, nos direitos autorais das imagens.

10 – Vender também é importante

Aproveite a visibilidade do seu blog para vender seus produtos e serviços, mas claro, não exagere, pois a maioria das pessoas está lá por causa do conteúdo em si. Aproveite a deixa apenas se determinado assunto permitir.

11 – Atente-se ao bom português

Além de se preocupar com o conteúdo de informação e a imagem, é imprescindível que o texto esteja bem redigido, coeso, objetivo, claro e sem erros de português.

Para manter a qualidade do trabalho e também conseguir visibilidade no Google, muitas empresas optam por contratar agência de comunicação e marketing digital com profissionais específicos para redação em blogs. Fica a dica.

(Imagem: Freepik)

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