Tráfego orgânico x tráfego pago: o que são e quais as diferenças?

A presença digital de uma marca é excepcionalmente importante para alavancar os resultados em todos os sentidos, desde a divulgação dos seus produtos/serviços até o relacionamento com seus clientes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ter muitas empresas/ marcas nas redes sociais significa que a competição pela atenção dos usuários/pessoas é enorme, e por isso você precisa se destacar, mensurar seus resultados e entender como andam de fato suas estratégias de divulgação nesse universo online. ⠀⠀⠀⠀

Já ouviu falar em tráfego orgânico e pago? Pois bem, o tráfego orgânico não possui um custo direto em relação às mídias. As pessoas encontram sua empresa por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, sem a necessidade de a sua publicação estar atrelada a um anúncio pago. Já no tráfego pago é necessário um investimento direto, ou seja, o anúncio é pago, com chances de obter um resultado maior.

É importante entender os mecanismos disponíveis e analisar qual é mais adequado para seu negócio. Se você quer resultados a longo prazo, pode ser feito um trabalho com esforço orgânico. Para isso, é necessário um bom desempenho de SEO, que é uma outra e importante estratégia de desempenho no marketing digital.

Já se o intuito é uma campanha específica para vender um produto/ serviço de forma mais rápida, o tráfego pago seria o mais indicado. Mas o ideal mesmo é mesclar as duas formas.

O que é SEO?

Mecanismos de buscas/sites de buscas hoje em dia tornaram-se a principal fonte de pesquisa de informações dos internautas. Aparecer no Google é de extrema importância comercialmente falando, e faz toda a diferença para uma empresa. SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar sites, trabalhando o conteúdo com palavras-chave para que ele alcance bons rankings e fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, justamente o que todos querem, não é mesmo?


Importância do SEO

Ter uma boa estratégia de SEO é extremamente importante dentro do mundo do marketing digital. Muitas pessoas hoje em dia utilizam o Google para buscar informações e fazer pesquisas, estar na primeira página e ser um dos primeiros sites a aparecer. Tudo isso tornou-se fundamental, já que dificilmente alguém passa para a segunda e terceira página do Google numa pesquisa. Ou seja, o ideal é estar entre os primeiros e isso requer um bom trabalho de SEO, como já mencionado. Nesse caso, recomenda-se que essa tarefa seja passada a profissionais de marketing digital com especialidade em SEO.

Em resumo, a otimização para mecanismos de busca (SEO) gera muito mais exposição no Google, atrai um público qualificado, certeiro e assertivo, viabilizando maior possibilidade de uma potencial conversão. É um investimento que vale a pena para todas as marcas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Vale a pena também investir em mídia paga?

Foi-se o tempo em que a gente fazia publicações nas redes sociais e por si só elas funcionavam sem a necessidade de um investimento. Só que hoje a demanda cresceu e não há espaço suficiente para todas as postagens aparecerem nas linhas do tempo dos seguidores.

Outra necessidade foi a importância de expandir os negócios para chegar até o público certo. Então, a resposta é SIM. Vale a pena investir em mídia paga. Essa ferramenta é uma estratégia importante que busca atrair novos clientes, gerar tráfego e aumentar a exposição da sua marca por meio de anúncios pagos.

Uma empresa que deseja ganhar mais visibilidade e aumentar suas vendas precisa investir. A escolha de onde anunciar e quanto pagar é fundamental. Por isso, não adianta sair investindo de qualquer jeito, sem saber para quem você quer aparecer. E isso tudo exige um bom trabalho de marketing. Mais uma vez destacamos aqui a necessidade de se contratar quem é expert no assunto. Uma agência de marketing digital atua em várias frentes de negócios online e com certeza um bom gerenciamento de mídias pagas deve fazer parte de suas atribuições. Vale o investimento.

Bom, agora você já sabe da necessidade de duas estratégias imprescindíveis no marketing digital: tráfego orgânico e tráfego pago, e entendeu que ambas têm os mesmos objetivos, que é estar entre as primeiras opções de busca em sites buscadores, principalmente no Google, que é o mais procurado pelas pessoas na internet.

Quer saber mais sobre como funcionam essas duas estratégias de marketing digital? Fale agora mesmo com a pontozap e coloque a sua empresa/ marca entre as primeiras no Google.

(Imagens: Freepik)

    Deixe um comentário

    Open chat