Administradores de grupos de WhatsApp vão poder apagar conteúdos de integrantes
Algumas mensagens indevidas ou enviadas erradas em grupos de WhatsApp já deram o que falar, não é mesmo?
E quando essas, sejam de textos, voz ou imagens, eram enviadas por engano e não podiam de forma nenhuma ser apagadas por quem as enviou? Era um Deus nos acuda!
Em casos de erros cometidos em grupos de amigos ou familiares, dava para contornar, mas quando o problema avançava para outros públicos, como os grupos corporativos ou políticos, aí a confusão era geral.
Quem não se lembra do caso do ex-vice-presidente da República Michel Temer que se enganou e enviou por engano uma mensagem de voz de quase 15 minutos a um grupo de parlamentares de seu partido contendo um discurso preliminar de sua posse já prevendo o afastamento da ex-presidenta Dilma Roussef? Era para ser entregue a um contato apenas, mas quando a equipe de assessores do então chefe da nação viu, já era, como diria Camões “agora Inês é morta”.
Esse caso do presidente pode ser visto como uma das maiores gafes políticas de WhatsApp, mas têm outros tantos envolvendo não só essa classe, como a de artistas e inúmeros desconhecidos que diariamente cometem alguma dessas falhas.
Daí veio uma ferramenta deusa do WhatsApp para salvar esses distraídos, possibilitando a condição de apagar as mensagens enviadas.
Mas e quando você está em um grupo e um sem noção continua a enviar um bocado de mensagens por engano ou, pior, envia imagens ou textos indevidos propositalmente e ninguém pode fazer nada, a não ser o administrador bloquear essa pessoa?
Pensando nisso, o WhatsApp lançará uma nova funcionalidade no aplicativo que irá permitir ao adm que exclua qualquer mensagem enviada pelos membros do grupo.
Essa novidade de exclusão de conteúdo veio em boa hora, principalmente em se tratando de ano de eleições, de fake news espalhadas por todas as mídias sociais.
De acordo com o portal Wabetainfo, que anunciou a mudança, esse processo já está em fase de teste em celulares Android e iPhone, ainda sem previsão de quando será liberado para o público geral.
Segundo a notícia, quem realizar a exclusão terá a informação: “excluir para todos”, deletando a mensagem, sob a informação a todos de que essa foi apagada pelo administrador.
Em mensagens que contém imagens, esse recurso já é possível, basta o administrador clicar sobre a imagem, ir no campo “apagar” e selecionar a opção “apagar para todos”. Antes de apagar, o administrador é informado de que todos saberão que foi ele quem deletou a imagem.
E aí, gostou da novidade?
Imagens: Freepik
- Tecnologia
- 24 de agosto de 2022