Como usar o Reels? Veja sua importância e como utilizá-lo
Não sei se você sabe, mas há um recurso no Instagram que está “bombando” na rede. Trata-se do Reels, que já existia faz um tempinho, mas agora tem sido muito mais explorado pelos internautas.
Ele ganhou notoriedade depois da vinda do famoso aplicativo chinês Tik Tok, concorrente do Instagram e que virou um sucesso entre os seguidores. Claro que o milionário Mark Zuckerberg, dono do Facebook, Insta e WhatssApp, não iria ficar para trás e logo desenvolveu algo que conquistasse também o coração dos seus usuários: o Rells.
O Reels funciona basicamente igual ao Tik Tok. Ele permite gravar e editar vídeos de até 30 segundos de forma bastante simples, dinâmica e fácil. É possível aproveitar áudios e imagens de publicações de outras contas que estão impactando nas redes e adaptar para em sua publicação da forma como você quiser. Sobre isso a gente fala no finalzinho desse texto.
Mas, afinal, qual a importância de utilizar o Reels?
Que é imprescindível ter uma conta da marca/ empresa nas mídias sociais que o seu público está, isso já ficou bastante claro, principalmente nos últimos meses, não é mesmo? Mas qual a relevância de usar o Reels como estratégia de marketing?
A resposta é simples, você deve caminhar para onde a tendência das redes segue, e hoje o Rells tem se tornado peça fundamental para engajar seus seguidores e alcançar um público que você ainda não tem, já que ele permite chegar aos que ainda não seguem a sua conta. Só isso já é motivo suficiente de você começar agora mesmo com as suas publicações, concorda?
Essa é uma grande vantagem do Reels já que além de suas postagens no feed, ele também pode aparecer no campo ‘Explorar’ do Instagram, fazendo com que aumente significativamente o alcance do post, impactando uma audiência que ainda não conhecia sua marca. E claro, junto com isso, utilizar as hashtags certas e fazer um bom e criativo trabalho. Sim, dá para ser bastante criativo em 30 segundos e dar o seu recado.
Faça um teste agora mesmo. Faça um vídeo interessante no formato vertical e publique em sua conta usando o recurso do Rells. Claro, capriche na produção, no áudio, enfim, deixe bem bacana e depois veja como foi esse alcance. Você vai se surpreender! Por conta da popularidade e efeito instantâneo de visualizações, é muito provável que suas publicações gerem bons engajamentos e quem sabe mais seguidores.
Não sabe como usar o Reels? Não tem problema, a gente te ajuda:
Depois de entender o que é, como funciona e qual a importância do Reels, confira o nosso passo a passo de como usá-lo na prática:
1. Abra no Instagram e clique no sinal de adicionar postagem, dentre as opções selecione “Reels”.
2. Na tela, ao lado esquerdo, ficam as opções como áudio, duração, velocidade, efeitos, retoques e layout do vídeo. No campo de temporizador você pode optar por gravar em até 15 ou 30 segundos.
3. Para gravar, pressione o botão de captura ou então insira um vídeo da galeria do seu celular. Se quiser parar a filmagem, basta soltar o botão.
4. Após a edição, clique em compartilhar para publicá-lo no feed. Simples assim.
E se você estiver explorando o rells de outras contas e gostar de um áudio, o que é bastante provável acontecer, também é muito fácil de você aproveitar, basta clicar no canto direito embaixo onde aparece áudio original do vídeo que está vendo. Você salva esse áudio e utiliza em seu próprio vídeo. Muitas postagens viralizam assim.
Não fique para trás! Lembre- sempre de ficar de olho em todas as tendências que aparecem nas redes. Veja como os concorrentes estão utilizando o Reels e outros recursos disponíveis. E não pense que o Rells é usado somente para fins de entretenimento e humor, você pode explorar essa ferramenta para dar o seu recado com muito conteúdo e informação útil, claro, de um modo leve e descontraído.
Agora está na hora de usar e aproveitar todos os recursos disponíveis na plataforma e entregar ótimos conteúdos para o seu público e potenciais clientes. Precisa de ajuda para dar o start? Podemos te ajudar, entre em contato agora mesmo com a pontoZap comunicação. Somos experts em estratégias de marketing digital para impactar marcas.
(Imagem: Freepik)
- MKT
- Estratégia de marketing para mídias digitais
- 23 de julho de 2021