Como utilizar as hashtags no Instagram?
Vamos começar com o que é uma hashtag
Hashtag é um termo utilizado para denominar uma palavra ou frase, escrita sem espaços e que antecede com o conhecido símbolo de “jogo-da-velha” (#). Ao pé da letra, ela é formada pela junção das palavras hash (jogo da velha) e tag (etiqueta).
Porém, sua função prática e operacional tem muito mais valia do que a própria explicação sobre seu significado. Então, vamos ao que interessa…
Como funcionam as hashtags no Instagram?
No Instagram, as hashtags viraram o principal meio de organizar e classificar os conteúdos que tratam sobre o mesmo assunto.
Quando você insere hashtags em uma publicação, mais pessoas conseguem visualizá-la e isso aumenta suas chances de engajamento.
E para que uma postagem com hashtag apareça na busca de qualquer usuário, é fundamental que o perfil de quem postou esteja público, sem limitações.
Como usar hashtags para aumentar o engajamento?
Além de aproveitar as hashtags já existentes para o seu conteúdo, crie uma específica para a sua marca. Pode ser o nome dela ou algum termo relacionado a uma campanha de marketing. Assim, você fortalece a sua marca. Aqui na pontoZap, por exemplo, sempre utilizamos hashtags com a nossa marca #pontozap e também #pontozapcomunicacao, além de outras relacionadas aos contextos das publicações. Mas não é só isso, você pode explorar bem mais esse uso.
Quer um exemplo prático? Além de inserir o nome da sua empresa, você pode trabalhar outras hashtags. Vamos supor que você tenha uma escola infantil no Morumbi, em São Paulo, e alguém que more ou trabalhe nessa região procure por uma instituição de ensino particular, usando como referência as hashtags. Ela pode buscar por #escolainfantilmorumbi ou #escolanomorumbi e assim por diante. Ou seja, você precisa entender como seu público buscaria pela sua instituição em uma pesquisa utilizando hashtags. Mas não exagere nos termos, o ideal é que não passe de 20. Seja prático e objetivo nessa inserção.
Outra dica é incentivar as pessoas a utilizar hashtags relacionadas a sua marca ao participar de um determinado evento ou algo similar, solicitando que usem suas hashtags principais. Assim, quando alguém buscar pelo termo, ele encontrará a sua imagem, sua empresa, enfim, um usuário pode ver as suas fotos e começar a te seguir.
Você também pode marcar em uma publicação algo que queira vender ou criar promoções. Interessante, não?
Mas, veja bem, fique atento ao ditado popular “nem 8, nem oitenta”: não adianta criar uma hashtag que ninguém buscará, mas também é difícil ser encontrado no meio das mais populares. Ou seja, use a criatividade e, claro, pesquise em seu meio como as hashtags têm sido utilizadas.
Outro dado interessante:
Uma hashtag bem trabalhada pode elevar o engajamento em até 12,6%.
Deu para perceber o quanto vale a pena utilizar hashtags em suas publicações, não é mesmo? Então, se ainda não as utiliza, bora lá começar a usar.
- MKT
- como usar hashtags no instagram, hashtags, pontozap, pontozap comunicaçao
- 23 de outubro de 2020