Plano de Comunicação: o que é e como funciona?

Chegar até o seu público-alvo requer um trabalho bem detalhado – e é justamente essa a função de um Plano de Comunicação: alcançar esse público, utilizando-se de diversos canais da área do MKT.

É através desse plano que uma agência estabelece qual o caminho que a comunicação organizacional irá percorrer para definir quem é o público-alvo, como transmitir a mensagem correta e quais os canais ideais para a divulgação – essas etapas são feitas por meio de análises e estudos sobre a empresa e também pesquisas sobre o mercado e as tendências.

Resumindo, ele preocupa-se com a decisão de quem é o alvo, quando, com qual mensagem e como. 

Qual é a importância de um plano de comunicação?

Só a palavrinha “plano” já nos indica que algo deve ser elaborado de modo ordenado antes da realização de uma ação, correto? É exatamente isso que ocorre no Plano de Comunicação. Desenvolve-se um modelo/método para dar um norte à comunicação com mais precisão na hora de executar uma tarefa, tornando o trabalho mais eficiente.

Um planejamento bem estruturado evita uma série de problemas na recepção da mensagem, como em casos em que o material transmitido não é compreendido pelo público-alvo, quando a interpretação desse não corresponde à ideia inicial da marca.

Seja qual for o objetivo do trabalho, um bom planejamento está diretamente relacionado ao sucesso dos resultados. É um investimento que faz toda a diferença na qualidade da comunicação. E são vários os benefícios na utilização de um Plano de Comunicação. Aqui vão alguns deles:

-Posicionamento para sua marca;
-Conhecimento sobre o seu público;
-Definição das melhores estratégias para investir na comunicação assertiva;
-Aproximação com os clientes;
-Melhor gerenciamento de tarefas.

4 dicas para criar um plano de comunicação eficiente


1. Entenda seu posicionamento atual

Será preciso buscar e analisar todas as informações em sua empresa que possam ser relevantes para essa pesquisa.

2. Determine seus objetivos

Depois de avaliar todas as informações coletadas, trace os objetivos da comunicação e faça a seguinte pergunta: Quais resultados pretendo atingir? E busque essa resposta.

3. Defina seu público-alvo

Sua comunicação deve saber a quem direcionar seus conteúdos – sem isso, tudo será em vão.

4. Faça um cronograma de ações

Para garantir que os objetivos sejam alcançados, você precisa planejar e agendar cada etapa. Estabeleça um cronograma estratégico e consolidado para definir seu plano.

(Imagem Freepik)

  • MKT
  • 15 de abril de 2021

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