Veja as melhores dicas para alavancar a sua marca no Instagram

De uma hora para a outra, o mundo virou digital e essa conexão tornou-se essencial e trouxe mudanças significativas de comportamento e relacionamento entre marcas e pessoas.

Uma coisa é certa: muita gente se adaptou a essa realidade virtual e passou a consumir cada vez mais dessa forma. É um mundo sem volta.

E o que você precisa fazer para fazer parte disso, tornar sua marca conhecida e alavancar suas vendas?

A resposta é clara: aparecer. Mas, o que é aparecer? Colocar seus produtos “à venda” no seu site, nas redes sociais e pronto?

Não. É engajar seu público e atrair potenciais novos seguidores/ clientes.

Como? Com um bom trabalho de conteúdo, reunido com boas estratégias de marketing digital.

Hoje especificamente estamos falando do Instagram, essa poderosa rede social que conta com mais de um bilhão de usuários.

Muitas empresas acabam não tirando o máximo de proveito dessa tão importante mídia, por isso, reunimos algumas dicas preciosas do Instagram para alavancar a marca e entender um pouco mais sobre o funcionamento da plataforma.

Produza conteúdo relevante

O que você prefere ver em uma rede social? Produtos e serviços ou conteúdos relevantes que possam te levar a esses produtos ou serviços de forma mais clara?

É preciso entender que hoje o consumidor passa por um processo de conhecimento das marcas até chegar na decisão de compra. E isso se faz por meio de conteúdo.

Veja algumas dicas para você incluir em sua estratégia de produção:

-Defina o público que você deseja atingir
-Planeje suas publicações de modo organizado
-Destaque o conteúdo e não o “compre agora”
-Fale a “língua” do seu seguidor
-Experimente novos formatos de mídias

Likes são realmente importantes?

Saiba que muitas das vezes um seguidor que não interage com a publicação acaba comprando o que viu e aquele que engaja não necessariamente compra. É aquela famosa frase ‘‘likes não pagam boletos’’. Se preocupe mais com os resultados e consequências que a publicação pode gerar!


Atraia os seguidores certos

Para atrair seguidores que são potenciais clientes, primeiramente é necessário conhecer muito bem o seu público.

Crie conteúdo de qualidade – isso já foi citado aqui, mas cabe o reforço. Não adianta utilizar estratégias para crescer os seguidores se os conteúdos publicados não agregam em nada para a sua audiência.

E lembre-se, seguidores falsos não convertem. Não compram. O Instagram não se baseia nesse número para determinar se um perfil está bombando.

Não apague comentários negativos

Apagar os comentários negativos de cliente/seguidor pode ser uma escolha ruim para a sua empresa, pois a impressão que fica é que está tentando esconder o problema ao invés de solucionar. Isso pode decepcionar a pessoa. Surpreenda! Seja solidário, agradeça ao feedback e busque melhorar. E aqui vale ressaltar a importância em responder a todos os comentários e mensagens via direct, afinal de contas se alguém se manifestou, merece um retorno.

E aqui vai uma dica importante: recebeu um comentário negativo e até mesmo grosseiro sobre a sua marca/ produto? Não se deixe levar pela emoção, respire fundo e busque a forma mais adequada para responder, tentando resolver a questão.

Por que estou perdendo seguidores?

Veja alguns motivos que podem influenciar na perda de seguidores:

-Baixa frequência nas publicações ou o excesso delas
-Estratégias e posts focados apenas em vendas
-Falta de conteúdo de valor
-Compra de seguidores
-Posts inapropriados

O que é shadowban no Instagram?

O engajamento das suas publicações diminuiu consideravelmente? Seus stories estão com as visualizações bem abaixo do que o normal? Pode ser que você esteja passando por um shadowban, que na tradução literal significa algo como “banimento fantasma”, onde o usuário é bloqueado de uma rede social de forma que ele não perceba. Veja algumas dicas de como evitá-lo:

-Não use hashtags proibidas.
-Não utilize automações, qualquer tipo é proibido. A plataforma consegue detectar esse tipo de comportamento.
-Curta e comente com moderação, o Instagram pode achar que você é um robô. Então evite realizar muitas ações repetidas.

O banimento é temporário, porém fique atento para evitar as práticas que possam gerá-lo.

Não edite a legenda nas primeiras 24 horas

Se você deseja ter um bom engajamento em suas postagens, é melhor que não edite a legenda após publicadas, pois isso reduz significativamente suas chances de ser visto.

Para evitar mexer na legenda, localização, que são recursos que se alterados ou editados nas primeiras horas de postagem pode diminuir o engajamento de sua publicação, faça uma análise antes de postar. Feito isso, você evitará riscos de ter menos alcance, ou seja, revise bem o seu conteúdo antes de publicá-lo.

Métricas do Instagram

Não são apenas curtidas e comentários que são importantes, fique atento à quantidade de vezes que o seu post foi salvo e compartilhado.

Quando sua publicação é salva, significa um indicativo de qualidade (não que os demais conteúdos não sejam bons). Você está entregando ao seu público aquilo que realmente o interessa.

Uma dica: você pode analisar quais são as postagens mais salvas e ter uma ideia do que você deve produzir. Os salvamentos também são ótimos para prolongar a vida útil de suas postagens, pois os usuários podem ver o conteúdo tempos depois de ser publicado.

A opção enviar, significa que a pessoa lembrou de alguém que possa gostar daquilo ou achou legal de compartilhar com mais pessoas. Dessa forma, seu post poderá alcançar mais pessoas.

Use hashtags nas publicações

Se você possui um negócio e tem uma página no Instagram, é porque quer ser visto, certo? As hashtags aumentarão as visualizações da sua publicação. Elas podem elevar o engajamento em até 13%.

No Instagram, as hashtags viraram o principal meio de organizar os conteúdos que tratam sobre o mesmo assunto. Quando você insere hashtags em uma publicação, mais pessoas conseguem visualizá-la e, com isso, aumentam as chances de engajamento com quem as encontram.
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Use hashtags no Instagram que tenham a ver com o seu conteúdo, que são sobre o que você publicou. Para ter mais visibilidade, é importante utilizar vários termos relacionados, mas também evitando exageros.

Qual é o melhor horário para postar no Instagram?

No digital tudo muda muito rápido e não há nada definitivo. Quando você pensa em uma estratégia online, tudo depende do público que você quer atingir — e com o horário não seria diferente. Quanto mais estudar e entender sobre as pessoas que o utilizam o seu produto/ serviço, como utilizam, e como o buscam, mais eficientes serão seus resultados.

Outra forma é testando diferentes momentos de publicação. Poste suas fotos em horários estratégicos e analise qual teve mais comentários, alcance, curtidas em determinada hora, e faça esses testes por algumas semanas para ter resultados.

É isso, gostou dessas informações? Você pode acompanhar mais dicas de marketing digital no site da pontoZap e também no instagram da marca.

E caso queira necessite de alguma informação específica ou tenha interesse em contratar uma agência de comunicação e marketing digital para alavancar a sua marca nas redes sociais, fale agora mesmo no WhatsApp da pontoZap.

(Imagens: Freepik)

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