5 dicas para conquistar e manter um bom relacionamento com seus clientes

Criar uma proximidade é o melhor meio de fidelizar um cliente. Um bom relacionamento pode fazer com que sua marca se destaque da concorrência.  E as que são melhores sucedidas são aquelas que sempre mantêm um elo maior com os seus clientes, principalmente no que se refere ao atendimento seja ele pré, durante ou numa pós-venda.

É fundamental ficar atento e saber se estão satisfeitos, se não estão, analisar o que pode ser melhorado e ter empatia e paciência na hora de resolver problemas. O mínimo que um cliente espera de qualquer empresa é um atendimento de qualidade.

Além do mais, seus clientes querem ver sua marca, entender o que você tem a dizer, se inspirar nela ou com o que ela transmite em suas mensagens e em seu posicionamento. Sim, um cliente também consome o seu conteúdo, não apenas o seu produto, lembre-se sempre disso. A humanização não é mais uma opção, ela se tornou necessária para a sobrevivência das marcas no universo digital. Quem muito fala sobre isso é o pai do marketing, Philip Kotler – em seu livro “Marketing 4.0 – do tradicional ao digital” ele aborda bastante esse tema.

Confira algumas dicas para ganhar de vez seu consumidor:

1. Estabeleça um relacionamento humano

Pense sobre as conversas e como você se relaciona com seres humanos reais. Se você age como um robô, sem emoções, vai ser muito difícil se conectar com o seu público. Lembre-se: são seres humanos e que possuem sentimentos em todo o momento de interação digital.  

2. Tenha empatia

Talvez essa é uma dica das mais simples e que menos é praticada nas empresas. No relacionamento com os clientes, você deve pensar justamente neles e não na venda que o seu negócio pode fechar. Foque nas necessidades do seu cliente, como você pode ajudá-lo, colocando-se em seu lugar.

3. Pontualidade é fundamental

Prometeu, faça. Cuidado para não gerar uma expectativa em um cliente e isso se tornar uma frustração. Se você se comprometeu a fazer uma entrega, dar um retorno ou seja lá o que for, faça no tempo prometido. E mais: seja rápido, claro e dinâmico em suas respostas na interação digital. Esteja sempre pronto para atender de modo ágil e transparente para eliminar qualquer tipo de incerteza.

4. Tenha uma identidade única

É muito importante que você tenha sua própria identidade em sua comunicação e que ofereça o mesmo tipo de atendimento ao seu consumidor em todos os seus canais. Em outras palavras, a sua marca tem que ter o mesmo discurso, afinal de contas não pode haver desencontro de informações. Outra observação importante nesse item é que não adianta ser uma marca amigável nas mídias sociais e ser grosseiro ao telefone ou pessoalmente e vice-versa.

5. Esteja atento ao feedback

Para obter um bom relacionamento é necessário escutar com atenção toda e qualquer manifestação externa ou interna, seja um comentário, uma crítica, sugestão ou elogio.  Eles são os melhores indicadores de qualidade para a sua empresa. Saiba que muitos erros podem ser corrigidos por meio de uma simples mensagem de um cliente ou seguidor descontente com alguma situação. Ouvir é sempre o melhor caminho.

(Imagem: Freepik)

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