Como identificar se a informação é real ou fake news?
Com o crescimento da tecnologia nos últimos tempos, o acesso à informação aumentou e com isso surgem cada vez mais as chamadas “fake news”, que nada mais é do que notícias falsas que circulam principalmente na internet, seja em grupos de aplicativos de mensagens, por exemplo os de WhatsApp, Telegram, em redes sociais, a citar as mais utilizadas Instagram, Facebook, Tik Tok e outras mídias digitais.
Acreditar na veracidade de uma informação não tem sido tão fácil, o importante é ficar atento aos detalhes.
Quem nunca recebeu, principalmente nas redes sociais, uma notícia e ficou na dúvida se aquilo era verdade ou mentira, não é mesmo? E essas informações são justamente postadas na intenção de confundir as pessoas, porém aquelas mais ansiosas e que não pesquisam mais informações a respeito acabam compartilhando e espalhando cada vez mais o post falso, sendo justamente esse o propósito de quem “fabrica” as fakes.
Sabe aquelas famosas mensagens no WhatsApp que são “frequentemente encaminhadas”? Muito cuidado ao divulgá-las, já que essas estão inseridas entre as mais duvidosas, justamente pela intenção de um repasse em grande escala.
Separamos abaixo algumas dicas simples que podem te ajudar a não ser vítima desses boatos falsos.
1) Antes de tudo cheque a veracidade da notícia
É normal em alguns casos acreditarmos logo de cara no que vemos na internet, porém, sempre antes de compartilhar uma informação, veja se o conteúdo aparenta ser algo bom demais para ser verdade – isso vale também para informações polêmicas.
Então, se for passar informações adiante, faça isso somente se tiver a certeza dos fatos.
2) Identifique a fonte
Verifique sempre de onde os fatos vieram, procurando por sua autoria. Para saber a credibilidade da fonte, pesquise no Google pela notícia publicada e preste atenção, se ela não tiver fonte é bom desconfiar.
Cabe checar tudo, pois, por incrível que pareça, muitas vezes uma notícia falsa vem com o logotipo da mídia, o mesmo design, visual, tudo para confundir o internauta. Em alguns casos é perceptível que se trata de um post falso por conter erros de português.
Na dúvida, dê o famoso Google, coloque o título da informação e veja a notícia se consta realmente na página oficial.
E se constatar fakenews jamais compartilhe e denuncie a publicação.
3) Veja se o conteúdo está completo
Outra medida importante a ser tomada é checar se a notícia recebida está completa, se não é apenas um texto ou até mesmo parte de um vídeo. Vale lembrar que hoje em dia é muito fácil fazer uma edição e até colocar falas não ditas por uma pessoa como sendo “verdadeiras”. Cuidado.
4) Pesquise nas redes sociais
Faça uma busca nas redes sociais para verificar se mais alguém está falando sobre o assunto, mas lembre-se que mesmo assim ainda pode ser fake news, afinal, da mesma forma que você pode “cair” numa informação falsa, isso pode ocorrer com outras pessoas. O importante é checar a fonte principal de onde veio.
5) Acesse os portais de checagem
Você sabia que você pode checar em alguns sites se a notícia é falsa ou não? Temos como exemplo: Agência Lupa, Estadão Verifica, G1 / Fato ou Fake, Agência Aos Fatos, entre outros.
6) Denuncie
Além de não compartilhar uma notícia falsa, importante denunciar a publicação, seja ela nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens ou outro recurso.
(Imagem: Freepik)
- Redes sociais
- checagem de notícias, fake news, notídias falsas
- 11 de novembro de 2022