O que é inbound marketing? Dicas para produzir conteúdo relevante
O Inbound Marketing na tradução literal pode ser entendido como “marketing de entrada”, mas também é conhecido como “marketing de atração” – que tem justamente a finalidade de atrair seu público-alvo por meio de estratégias baseadas em nutrir um potencial cliente com conteúdo relevante, de modo que você não precise correr atrás dele – ele será atraído por você por meio de mecanismos de busca (SEO), blog e redes sociais. Esse trabalho sugere grandes resultados por engajar muito mais o usuário.
Ok, deu para notar a importância dessa estratégia em suas ações de marketing digital, mas como produzir um conteúdo relevante e realmente atrativo para atingir esse propósito? Veja algumas ações importantes para obter bons resultados com a utilização do inbound marketing:
Blog como estratégia de inbound marketing
A grande vantagem de ter um blog em suas estratégias de marketing digital é que ele, enquanto instrumento de conteúdo, em conjunto com técnicas de SEO, tem a capacidade de ajudar sua empresa a ser bem ranqueada organicamente nos sites buscadores atraindo um público mais certeiro, sendo uma porta de entrada para iniciar uma boa relação com esse possível cliente.
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Além disso, seu blog pode ajudar as pessoas a suprirem uma necessidade antes mesmo dela surgir, e quando ela aparecer, a sua marca vai ser a primeira que o potencial lead vai lembrar. E aí, já imaginou chegar ao topo de buscadores como o Google e/ou ser procurado espontaneamente por possíveis clientes? É um trabalho que exige conhecimento e técnica, mas tenha certeza de uma coisa: vale a pena esse investimento.
Como produzir conteúdo relevante?
– Defina sua persona
A primeira dica é saber para quem está escrevendo, qual é o público/ persona que você deseja atingir. Para isso, é importante considerar características como idade, profissão e identificar quais são as necessidades, objetivos e interesses do seu público-alvo para que você possa produzir um conteúdo que seja realmente atraente.
– Organize-se
Tenha organização na hora de planejar suas postagens, estabeleça uma rotina e separe temas importantes para as publicações. Uma ótima opção é buscar referências em blogs, lives e acompanhar sempre as principais tendências e que o seu mercado tem feito.
– Desprenda-se do “compre agora”
O principal destaque agora é o conteúdo e não mais aquele formato antigo de vender a qualquer custo. Sim, você deve produzir seu conteúdo com qualidade e relevância e não um mero “anúncio” dos seus produtos ou serviços.
Crie um relacionamento com seu público de modo a se tornar uma referência para ele, sem forçá-lo a consumir a sua marca de qualquer forma. Lembre-se: o destaque agora é o conteúdo e não o “compre agora”.
Claro que em períodos sazonais, principalmente campanhas diretas de venda o objetivo da compra torna-se destaque, como é o caso por exemplo da Black Friday, um dos principais eventos globais de compra de produtos e serviços, mas para chegar a essa etapa, há de se fazer antes um bom trabalho de conteúdo, sem a forçar a barra com anúncios apelativos. Daí, tudo fica mais fácil, não é mesmo?
– Fale a língua do seu seguidor
Cuidado com os termos que são muitos técnicos nas redes sociais. Muitas vezes a simplicidade comunica melhor. Escreva textos, legendas e blogs pensando em estabelecer uma conexão direta com o seu público, sua persona. Somente assim ele se identificará com sua marca. Ainda nessa temática, seja transparente e claro com a mensagem que quer passar.
– Experimente novos formatos
É importante saber quais são as mídias do seu público. A partir dessa informação, você pode trabalhar com vários formatos: vídeos, podcasts, e-books, infográficos etc.
Deseja obter os melhores resultados de mídia digital? Faça esse experimento. Teste as possibilidades. Cabe destacar que o que pode valer para um pode não servir muito bem para você e vice-versa, mas é apenas tentando para entender qual a melhor forma de se comunicar.
Outra dica importante é: fique atento às mudanças e novidades no meio digital. As redes sociais bem como outras mídias mudam a todo instante e para trabalhar de forma assertiva o seu inbound marketing também é necessário estar atento a esses fatores.
(Imagem: Freepik)
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- 20 de outubro de 2022