Quanto preciso investir nas redes sociais?

A presença digital de uma marca é excepcionalmente importante e imprescindível para alavancar os resultados em todos os sentidos, desde a divulgação dos seus produtos/serviços até o relacionamento com seus clientes, já que relacionar-se dessa forma tem ganhado cada vez mais força, principalmente nas redes sociais, uma vez que o engajamento tornou-se um excelente meio de deixar a marca cada vez mais conhecida e próxima do seu público-alvo.

Isso pode ser feito de modo orgânico ou pago, a depender da necessidade e expectativa de cada ação e que é o tema mãe desse texto.

Com a aproximação cada vez maior por meio das mídias digitais, muitas empresas, desde as pequenas até as grandes multinacionais passaram a utilizar todos os recursos disponíveis na internet, gerando uma competição cada vez maior com seus concorrentes e nesse caso o que vale é se destacar, mensurar resultados e entender como andam de fato suas estratégias. Aqui vamos falar das redes sociais e, em especial, de como investir nelas.

Ter presença digital no Instagram, Facebook ou outras não é somente postar nas mídias sociais. É muito mais do que isso. É fazer bom uso desses recursos, de forma que o negócio gere a relevância necessária para atingir o seu público. E nesse caso, vale entender que além de publicações que tragam engajamento espontâneo, tornou-se necessário um investimento de verba por meio de publicações pagas, de modo a ganhar um alcance maior nas divulgações. Isso se faz com planejamento para, de fato, conseguir alcançar o objetivo esperado, que pode ser uma venda, maior engajamento, conquistar mais seguidor e por aí afora.

Por incrível que pareça, ainda que em número menor, alguns gestores acreditam que criar um site ou estar presente em redes sociais não traz resultados satisfatórios para o seu negócio, sem entender o poder existente na internet – mal sabem o quanto perdem em oportunidades, e pior, quando se fala em investir, o entendimento é contrário, pensa-se em gasto e não é isso.

Hoje em dia é possível começar um investimento em mídia paga com baixo valor, o orçamento varia de acordo com o faturamento e as condições do seu negócio, o importante é não deixar de investir. Se precisar iniciar com uma verba mínima possível, ok, mas comece.

Em caso de pequenas empresas, você pode começar a testar com valores baixos, por exemplo de R$50,00 a R$300,00, e conforme os resultados forem surgindo você aumenta seu investimento. Ideal, claro, é quanto mais puder investir, melhores os resultados, ou seja, se você investir nas redes com uma verba de mil reais certamente terá um alcance muito maior.

Entenda, hoje é necessário aparecer nas redes não apenas de modo orgânico, se você quer alcançar um número maior de pessoas e principalmente de quem ainda não te segue e tampouco te conhece, é preciso fazer com que a sua conta chegue até esse público.

O importante é saber que não existe uma fórmula secreta, única ou até mesmo resultados imediatos. Para alguns casos, o investimento pode trazer um retorno rápido, para outros, algo mais longo. Tudo depende de testes e muito empenho.

Outra dica importante é saber como investir seu dinheiro nas redes sociais de forma correta: parece simples impulsionar as  publicações pagas e, de fato, não é um bicho de sete cabeças, mas vale entender que no momento em que você decide investir é necessário um bom entendimento de como gerenciar seus anúncios pagos e acompanhar diariamente essa ação – caso não gere resultados, mude a estratégia.

Outra dica é acompanhar qual publicação orgânica gerou um bom engajamento entre os seus seguidores e impulsionar essa postagem para que chegue, através de anúncio pago, a um número muito maior de pessoas.

Todo esse trabalho faz parte do processo de gerenciamento de redes em agências de comunicação, justamente por contar com profissionais especialistas na área que sabem usar a verba de seus clientes de modo correto e consciente, como é o caso da pontopZap.

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(Imagem: Freepik)

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