Como aumentar o número de matrículas escolares? Veja algumas dicas

Se uma de suas dúvidas é como trabalhar de forma objetiva e certeira as campanhas de matrículas do seu colégio, de modo a aumentar o número de matrículas e reter alunos, a melhor opção é utilizar todas as ferramentas online possíveis, afinal de contas, a presença digital deixou de ser uma opção, tornando-se a principal porta de entrada família versus escola.

Trabalhar o marketing digital com planejamento anual tornou-se fundamental para uma instituição de ensino, e em se tratando do período de campanha de matrículas essa ação deve ganhar força e ser planejada com antecedência.

Sabe aquela história de ir conquistando o público-alvo dia a dia e, no momento certo, oferecer seu produto, serviço? É exatamente por aí.

As ações cotidianas são desenvolvidas para aproximar cada vez mais seus potenciais novos alunos e manter sua boa relação com quem já é estudante. Então, trabalhar as redes sociais e outras ferramentas digitais são práticas que já devem constar no plano de marketing anual e essas entram para dar maior sustentação no período de campanha de matrículas.

Mas então, como fazer um bom trabalho de marketing digital e uma campanha de matrículas efetiva?

Veja a seguir algumas dicas fundamentais para aumentar as matrículas escolares.

Invista na presença digital

As redes sociais hoje são como uma vitrine em uma loja. A pessoa olha, analisa e se ela gostar daquilo que viu, entra. O mesmo ocorre no universo online: só que com uma facilidade muito maior de entrar ou sair da conta, o que vai diferenciar é o que você tem para mostrar.

E nesse mercado digital cada vez mais competitivo, os estabelecimentos educacionais têm ganhado vez e voz, principalmente as escolas que sabem utilizar bem as ferramentas de marketing digital, afinal de contas, quem é visto é lembrado, não é mesmo? E quem é bem-visto, melhor ainda – as chances de captar potenciais novos alunos aumentam.

E já que o assunto é o seu colégio nas redes: o que você tem postado é relevante para os pais? Atrai novos seguidores? Você tem trabalhado bem o seu conteúdo, mostrado o seu diferencial, de forma diferenciada? As imagens estão em boa qualidade? Os textos estão bem elaborados e revisados, pensando sempre na linguagem e no perfil do seu cliente potencial?
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Se para essas perguntas alguma resposta for não, algo está errado. Então, respire fundo, pense em tudo de interessante que poderia conter em suas redes e dê uma guinada na sua comunicação. 

Site do colégio

É fundamental que o site esteja adaptado para ser acessado em todos os dispositivos, principalmente o celular, que é o aparelho mais utilizado para navegação hoje em dia. Se ainda não possui um site, essa providência deve ser tomada com urgência – é pra ontem!

Como você vai mostrar seu colégio em sua página da web? Com fotos, vídeo, tour 360º? De alguma forma, sua instituição precisa ser vista – lembre-se, muitas vezes o primeiro contato se fará de modo virtual e, como diz o velho ditado popular, a primeira impressão é a que fica. Nesse caso, use somente imagens boas e em alta resolução. Em relação ao vídeo fica uma sugestão: quer fazer algo mais aproximado de uma visita presencial? Faça uma filmagem narrando toda a infraestrutura o colégio.

Ter um espaço para blog com conteúdo sobre o colégio e assuntos pertinentes ao universo educacional é outro tópico importante e necessário – isso mantém seu público informado com as principais ações da instituição criando, assim, uma boa conexão e maior engajamento

Utilize estratégias de SEO

Utilizar técnicas de otimização do site para mecanismos de buscas (SEO) ajuda a colocar seu site nas primeiras páginas do Google – e isso pode ser trabalhado nos textos de blog, por essa razão a importância de ter esse espaço em seu site.

Essa otimização, bem executada, gera muito mais exposição no Google e atrai um público certeiro, que já esse sabe perfeitamente o que quer encontrar na internet. Nesse caso, você não vai ter o trabalho de atrair o cliente/aluno (que é uma outra técnica de marketing bastante válida e utilizada) e sim atender às suas necessidades. Para essa otimização funcionar de fato, é preciso de um estudo para identificar quais palavras-chave são relevantes para a sua instituição.

A partir daí é hora de pensar também no momento de campanha de matrículas, afinal, tudo o que foi colocado até então faz parte de todo um trabalho diário, uma conquista a cada dia, passo a passo.

Uma boa campanha de matrícula se faz assim, com todo esse trabalho feito, e agora um planejamento de marketing mais detalhado e focado nessa ação específica.

Como melhorar uma campanha de matrículas

– Utilize o recurso de landing page como estratégia na captação de alunos. Ela pode te ajudar, pois estimula a conversão de visitantes em leads.

– Crie um campo em seu site onde as pessoas possam entrar em contato para se tratar exclusivamente sobre a campanha de matrícula com um preenchimento de formulário, pode ser para uma visita no colégio.

-Invista em anúncios pagos de campanha de matrícula nas redes sociais, como o Instagram e Facebook com chamadas para ações, podem ser preenchimento de formulário para retorno do colégio, contato direto pelo WhatsApp ou outros meios de comunicação.

– Crie também anúncios patrocinados no Google como estratégia de marketing para captação de alunos.

– Desenvolva ações atrativas, como, por exemplo, um concurso de bolsas e divulgue essa ação em todas as suas redes.

Quer saber mais sobre como melhorar sua campanha de matrículas, reter e conquistar novos alunos para o seu colégio? Fale com a pontoZap, agência de Comunicação com mais de 15 anos de atuação em ações para instituições de ensino. (Imagem: Freepik)

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