Como fazer um bom planejamento de comunicação para 2022?

Qual o melhor momento para planejar as ações do ano seguinte? O correto é fazer isso pelo menos com três meses de antecedência, que é para começar janeiro já colocando em prática tudo aquilo que foi planejado, mas a realidade nem sempre é tão generosa quando o assunto é correr contra o tempo, não é mesmo?

Ok, a gente te perdoa por você ainda não ter entrado em contato com a pontoZap para iniciarmos um excelente trabalho de comunicação da sua empresa em 2022. Brincadeiras à parte, não deixe para fazer tudo de última hora e de qualquer jeito, planeje-se o quanto antes.

Caso ainda não tenha um plano de ação em mãos e já que estamos praticamente em contagem regressiva, seguem algumas dicas valiosas e importantes para planejar o ano com uma comunicação redonda e próspera:

1. Faça uma análise da sua empresa

Primeiramente, olhe para tudo que foi feito durante o ano. Analise o que deu certo, o que não funcionou, o que pode ser feito para melhorar e onde você deve aumentar ou rever o seu investimento. Esse levantamento é uma forma que facilita no seu planejamento de comunicação, assim é possível ter uma perspectiva mais clara de tudo.

2. Estude o mercado

Essa é uma tarefa que nunca deve ser deixada de lado, principalmente quando se quer trazer algo novo. Veja como anda a sua concorrência e a aceitação do público no seu segmento. Estudar bem o cenário atual é fundamental para entender mais o comportamento do consumidor e as tendências que podem ser utilizadas na área que sua empresa atua.

3. Fortaleça a identidade

Caso o seu negócio não possua ainda estratégias para ter uma identidade organizacional bem-sucedida, é hora de criá-las para fortalecer a sua marca. Crie ou reveja a sua missão, visão e valores e faça com que essa informação seja e esteja clara para seus consumidores e colaboradores. Aliás, a comunicação com a sua equipe é fundamental e isso reforça todo um trabalho externo de valor.

4. Presença digital

Ter presença digital é muito mais que marcar território nas redes sociais. É fazer um bom uso dessas ferramentas online. É o modo como a sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para conquistar a relevância necessária para se tornar confiável para o seu público.

Ao fim de um plano de marketing digital, um dos objetivos é ter um posicionamento mais consolidado. Vale ressaltar que a construção de uma marca na rede exige um trabalho contínuo e persistente. E assim que conquistada a posição que você deseja, é fundamental seguir esse processo e se aprimorar cada vez mais.

Aqui vale uma análise minuciosa das metas, objetivos e resultados alcançados ao longo do ano para melhorar o que pode ser melhorado e descartar aquilo que não funcionou – lembrando que nem sempre o que serve para um é o mais indicado para o outro, por isso uma análise clínica é fundamental.

5. Documente tudo

Organize os documentos, faça planilhas no Excel e utilize outras ferramentas adequadas para essa finalidade. Deixe as metas visíveis e registre tudo isso.  Todas as anotações podem ser utilizadas para montar o planejamento.

6. Defina as metas e estipule prazos

É hora de saber o caminho a traçar! Depois de ver os erros e acertos, chegou o momento de estabelecer onde você quer chegar em 2022 e quais metas quer atingir, porém seja realista na medida do possível, ou seja, veja as reais possibilidades a serem alcançadas, sem ilusão e, claro, sem comodismo!

7. Contrate uma agência de comunicação

Muita empresa acaba fazendo internamente, sem conhecimento de causa, as ações de comunicação entendendo que esse é um “gasto” desnecessário. Engana-se quem pensa assim. Veja isso como investimento. Uma agência de comunicação está preparada para passar por todas as etapas, do planejamento à execução das tarefas que hoje se tornaram imprescindíveis para o bom andamento de uma empresa, entre elas trabalhar o valor da marca, plano de ações, engajamentos certeiros, enfim todo o processo de atuação digital que coloque a empresa em evidência e destaque no meio virtual.

Então, por último, mas não menos importante, fica a dica para 2022. Se ainda não tem uma agência de comunicação para cuidar da sua marca como ela precisa, pense nisso.

Veja algumas vantagens de contratar uma agência de comunicação e marketing digital:

1 – Baixo custo para a empresa

Seu negócio não precisa assumir responsabilidades e encargos trabalhistas dos profissionais da equipe interna, apenas investir na prestação de serviço.

2 – Comunicação direta

Profissionais da área conseguem lidar melhor no desenvolvimento de campanhas nas mídias e presença digital, com linguagem clara e empática neste momento delicado.

E conforme a marca se fortalece frente aos meios de comunicação e ao seu público-alvo, os resultados desejados aparecem e, por consequência, as vendas aumentam.

3 – Expertise

Agências de comunicação entendem as necessidades, fraquezas e objetivos da empresa e, com isso, têm a capacidade de compreender o negócio e trabalhar as melhores estratégias para atingir os objetivos estabelecidos.

4 – Público-alvo bem definido

A comunicação é direcionada de modo assertivo para que a mensagem atinja seu público de maneira certa e eficaz e com a linguagem certa.

5 – Gerenciador de crises

Se a empresa está passando por um momento difícil, com cenários delicados, a agência entra para diminuir esses impactos negativos por meio de ações e estratégias bem definidas. E, lembre-se: muitas vezes quem está de fora enxerga o que quem atua internamente não percebe. É uma junção de olhar clínico e conhecimento de causa.

Quer saber mais sobre como uma agência pode ajudar a sua empresa a ganhar o mercado, se destacar e se posicionar de modo correto? Fale agora mesmo com a pontoZap.

(Imagens: Freepik)

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