Como ter um e-commerce de sucesso? Veja algumas dicas

Você faz parte desse grupo que só cresce e que está vendendo bastante no meio eletrônico? Se a sua resposta for não, saiba que está perdendo tempo, visibilidade e, principalmente, dinheiro. O primeiro passo é ter um e-commerce.

Você pode até fazer algumas vendas pelo WhatsApp e as variadas mídias sociais, mas não há nada mais seguro que ter o seu próprio site de vendas, afinal de contas essas redes não são suas, embora também sejam imprescindíveis para o seu negócio.

Mas para ter um site e-commerce de sucesso é necessário encantar para atrair, conquistar e fidelizar o seu público. Se o cliente se sentir bem atendido, as chances de ele se interessar cada vez mais pelo seu produto ou serviço aumentam.

E engana-se quem pensa que isso só acontece no atendimento presencial. O encantamento deve estar presente também no meio digital. Como? De várias formas, a começar por responder a todas as dúvidas, comentários, críticas e sugestões nas redes sociais; oferecer uma boa experiência de uso no site, ter um design agradável e com todos os botões de fácil acesso, entre outras ações. 

Seja lá qual for o negócio, para vender, é preciso entender as necessidades do cliente. E para alcançar sucesso no mundo online, é fundamental observar todos os fatores do mercado digital. 

Veja algumas dicas:

Use palavras persuasivas que podem transformar as vendas

Para atrair a atenção de um cliente é importante se atentar à linguagem usada, e para isso usamos algumas palavras que podem impulsionar a sua comunicação.

▪️Você: fale diretamente para o cliente.
▪️Grátis: se você tem algo a oferecer gratuitamente, não deixe de informar.
▪️Descubra: quando há algo novo e desconhecido que oferece benefícios.
▪️Resultados reais: todos queremos, não é mesmo?
▪️Valor: evidencie o valor agregado ao seu cliente pelo produto ou serviço que ele adquiriu.

Humanize seu e-commerce

Por se tratar de um ambiente virtual, pode ser difícil especificar onde inserir um toque mais humano para otimizar a experiência de seu cliente em seu e-commerce. O grande desafio é não cair na besteira de deixar com que apenas a máquina se comunique com seu cliente. A gente sabe que a tecnologia está aí, os robôs não param, mas…
Humanizar seu e-commerce traz mais proximidade com o seu público e faz com que as pessoas se identifiquem com a marca e sejam seguidoras fiéis do seu negócio.

Planeja-se para estar na internet

A primeira coisa para entender ao navegar no universo online é o que está por trás de um e-commerce: quais são os investimentos necessários, fornecedores, parceiros, clientes e concorrentes, como serão as estratégias de marketing e todas as ferramentas envolvidas. 

Aqui entra uma ação imprescindível para a construção do seu site: pesquisa, tanto do mercado como de seus possíveis consumidores.

Tenha um site funcional

O seu site deve funcionar da melhor forma, todos os recursos devem estar em perfeita acessibilidade. Na hora de acessar sua loja online, o cliente não pode ter dificuldades na navegação, ao contrário, ele desistirá.

Alguns dos problemas comuns que podem acontecer, mas não devem são: site lento/ travando, imagens pequenas ou de pouca qualidade, muitos anúncios, cores e fontes inadequadas.

Transparência é essencial

Tenha comprometimento e honestidade com o seu cliente. Não o deixe confuso em relação à cobrança de frete ou o prazo de entrega. Esse relacionamento trará confiança ao site e consequentemente a sua marca, o que influenciará no poder decisivo de compra. E claro, seguindo sempre todas as normas regulamentares que devem ser cumpridas.

Uma política de troca clara e objetiva também passa a segurança para um cliente dar sequência em suas aquisições.

Tenha uma logística fixa e confiável

Na compra online não existe contato físico e isso acaba gerando uma grande expectativa no cliente em relação ao produto comprado. O prazo de entrega deve ser igual ou menor do informado no site e a mercadoria precisa chegar sempre perfeitamente embalada. Lembre-se que surpreender também faz parte do trabalho de valor da marca.

Atualize seu blog

Manter um blog ativo com conteúdos relevantes também é uma ação que não deve faltar em sua estratégia de comunicação. A produção de um bom conteúdo é extremamente importante para qualquer marca. Mas outro fator fundamental é a frequência nas postagens. Um conteúdo antigo não gera engajamento e pode fazer com que seu público deixe de seguir a página por entender que não há novidades…

Deixe seus contatos visíveis

Também é importante deixar visível e de fácil acesso um e-mail para o atendimento ao cliente e número de contato e, claro, que alguém do outro lado esteja disponível para sanar todas as dúvidas da pessoa.

Aqui vale reforçar que é fundamental facilitar esse acesso do cliente ao negócio, assim ele consegue entrar em contato antes ou depois da compra se necessário e se sentir tranquilo, confiante na sua marca.

Faça anúncios

Apareça, divulgue o seu trabalho. Anúncios no Google e redes sociais são uma excelente forma para começar a desenvolver uma boa estratégia de vendas e medir os resultados (analisar a quantidade de visitas, cliques e vendas efetuadas). Há muitas possibilidades para anunciar na internet.

Invista em SEO

Mecanismos de buscas tornaram-se a principal fonte de pesquisa de informações dos internautas.  Aparecer no Google tem extrema importância comercialmente falando, e faz toda a diferença para uma empresa.

Invista em SEO. Essa palavra, abreviada do termo inglês Search Engine Optimization é o que chamamos aqui de otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que têm como objetivo otimizar sites, trabalhando o conteúdo com palavras-chave para o alcance de excelente resultado nos principais buscadores na internet, sendo o Google o principal deles. Em outras palavras, é uma forma de conseguir estar na primeira página de busca, nada mal, não é mesmo?

Desenvolva técnicas de venda

Se você deseja vender bem na internet, precisa ter em mente e organizar suas estratégias de vendas. Primeiro de tudo saiba que ter o preço mais baixo do mercado não significa ter a melhor estratégia para vender. Os consumidores não dão importância apenas para o preço, é um conjunto de fatores. As pessoas querem condições de pagamento, um bom frete e ganhar brindes. Isso faz parte da conquista do cliente.

Você vai conseguir fazer mais vendas quando conhecer seus clientes, suas necessidades e exatamente o que eles querem. Além disso, para vender bem é necessário acreditar no potencial e competência do seu produto. Se você mesmo não acredita, quem mais vai? 

Ficou alguma dúvida em relação ao que você pode fazer para ter um e-commerce de sucesso? Fale agora mesmo com a pontoZap e prospere nos negócios.

(Imagens: Freepik)

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