Como não cair no golpe de vendas falsas no Instagram?

O golpe taí, cai quem quer! Infelizmente não é bem assim, afinal de contas, ninguém quer ser vítima das armadilhas de golpistas, mas a ousadia de gangues especialistas em crimes cibernéticos surpreende a cada dia, e se não ficarmos atentos, até mesmo os mais precavidos caem nas ações desses criminosos.

Uma das práticas que têm ganhado cada vez mais força são os roubos de perfis das redes sociais, mais especificamente o Instagram, causando grande estrago aos donos dessas contas e principalmente aos seus seguidores, que têm prejuízos financeiros irreversíveis. É o chamado phishing, que é o roubo de informações a partir de links falsos.

Portanto, se você tem uma conta pessoal ou comercial no Instagram, tome muito cuidado para não cair em uma fraude.

Como funciona essa ação?

O primeiro passo dos golpistas é criar contas falsas de estabelecimentos de segmentos diversos, entre eles hotéis, restaurantes, moda etc. Esses perfis, em sua maioria, são bem feitos, justamente para não deixar ninguém em dúvida.

A partir dessa criação, usuários recebem mensagens privadas com informações atrativas contendo promoções imperdíveis do tipo um jantar a dois, uma estadia no hotel, um passeio, dentre outras iscas atrativas.

Ai entra o grande trunfo dos bandidos: depois de atrair a pessoa a participar das promoções, os criminosos informam que para dar sequência nos prêmios é necessário que o usuário passe o número de celular, clique em um link específico e posteriormente forneça um SMS. Tudo parece correto e a pessoa, na ânsia de ganhar o tal agrado, informa todos os dados solicitados.

A partir daí o estrago é feito, isso porque, com esse número em mãos e o link clicado, os golpistas já conseguem capturar os dados da conta. A partir daí, “Inês é morta”, como diria a famosa expressão popular.

O real dono da conta perde o acesso do seu perfil, passando esse a ser tomado pelos golpistas.

Após a invasão das contas legítimas, os criminosos virtuais publicam anúncios nos Stories de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e outros produtos, todos com valores atrativos.

Para ludibriar o seguidor, as publicações contêm um apelo comercial forte justificando a venda de valor acessível desses produtos, que pode ser de um amigo que está de mudança e vende tudo, a ajuda na divulgação para um vizinho, parente etc.

E por se tratar de uma publicação feita na conta de um conhecido, o seguidor cai na lábia dos bandidos e faz o pagamento via Pix do produto como forma de reservar a mercadoria, sem se dar conta de que tudo é uma farsa.

É um duplo golpe, primeiro porque o criminoso rouba uma conta do Instagram e o dono desse perfil perde todo o seu acesso. Se você tem uma conta comercial, o estrago pode ser muito maior, pois tudo será usado com o nome da sua marca, sem contar seus seguidores perdidos e todo um trabalho construído que vai por água abaixo.

Já em relação ao objetivo principal dos golpistas, que são os compradores dos falsos produtos, esses jamais terão seu dinheiro devolvido.

Como deu para perceber, o golpe está aí e vale estar sempre muito bem informado para evitar qualquer dor de cabeça.

No site Techtudo é possível ver nove golpes comuns aplicados no Instagram e como o usuário pode ficar alerta e não cair na lábia dos bandidos. Vale a pena olhar e ficar atento.

(Imagem: Freepik)

    Deixe um comentário

    Open chat